sexta-feira, 28 de março de 2008

"PROJETO CULTURA NO TREM EM NATAL-segunda edição sábado 29/03



Deth Haak, Cônsul de Poetas del Mundo no RN,nos envia essa delícia de notícia,depois de nos enviar fotos do teste,divertido, que se perdram de meu PC em uma tempestade.Aliás, vou solicitar que os reenvie.O projeto Cultura no Trem será largamente utilizado quando os Poetas del Mundo se encontrarem em natal, no mês de maio.Cultura a 0,50 centavos é uma boa pedida.E acreditamos mesmo que todos os seres humanos têm direito a ela.



"PROJETO CULTURA NO TREM



A idéia surgiu quando a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVA/RN, na busca por espaços para divulgar osartistas potiguares, procurou a superintendência da Companhia Brasileira deTrens Urbanos em Natal – CBTU/NAT, propondo-lhe uma comunhão no intuitode promover a expansão da cultura não só para a Região Metropolitana de Natal(RMN), como também, para todo o estado, em especial, aos usuários dos trens daCBTU, fazendo com que esses (usuários) conheçam os fazedores da cultura do RN,e também, a própria cultura sem ônus para os mesmos, onde os passageiros terão acesso à cultura pagando somente a quantia de R$ 0,50 (cinqüenta centavos) pela passagem.

Esse importante projeto cultural está sendo abraçado pelaSuperintendência de Trens Urbanos de Natal – STU/NAT que enxerga na artee na cultura uma grande oportunidade para tornar o transporte de passageiros sobre trilhos, bem mais agradável. Em contrapartida, a SPVA também se senteagraciada pela abertura de espaço que está sendo proporcionado pela CBTU umavez que, a classe artística potiguar nem sempre conta com espaço tão apropriado para desenvolver o seu trabalho. Neste sentido o trem e os usuários já seconstituem em palco e platéia ao mesmo tempo. O projeto não gera ônus para ambas as partes.

O Cultura no Trem almeja como publico alvo além dos usuáriosnormais, chegar a professores e alunos de escolas da rede publica de ensino,com a pretensão de criar oportunidade para que estas pessoas possam conhecer ahistória da ferrovia no Brasil e em especial no Rio Grande do Norte, já queeste modal de transporte é pouco difundido no Estado. Um dos objetivos é queProfessores voluntários dêem aulas de campo na estação central da Ribeira e nopercurso do trem, que a principio está posto para o ultimo sábado de cada mêsno horário comercial entre natal e Ceará Mirim.

Neste próximo sábado dia 29, ocorrerá a segunda edição do evento com programação cultural à partir das 8h, conforme cartaz em anexo. A primeira edição ocorreu em 23 de fevereiro e foi um sucesso de público".









Ed Francklin da Silva

Gerente de Comunicação e Marketing

Superintendência de Trens Urbanos de Natal



8822-5912

3221-3355

Marcadores:

Luciano Podrera:Insalubridades Nunianas.





LUCIANO PODRERA ,ontem , no sarau de poesia da Lagoa do Nado apresentou seu INSALUBRIDADES NUNIANAS -CATHAPLASMAZÁSS ONIXE.

(O sarau acontece às quintas feiras, sob a curadoria do pesquisador e poeta Ricardo Evangelista)apresentou, após a performance de Brenda Marques Pena (Brenda Mars), um libelo poéticoo sobre a mulher, em seu mês, e da intervenção do pp Ricardo,com petalas de rosa e pétalas de seu poemário "Embornal e sons" ,as folhas soltas,escada a cima da sala onde, na biblioteca,o show tocante desenrolou-se.

No folder, encontramos:

INSALUBRIDADES NUNIANAS:"Sob as estéticas do NADA,a apresentação objetiva ,atrevés de uma empírica leitura ocular,apoiar em suportes não convencionais e se tornar um possível instrumento fomentador das faculdades mentais (...)"

CATHAPLASMAZÁSS ONIXE": O nome (...)representa ,de forma lúdica,os inúmeros medicamentos ingeridos pelo mesmo durante o processo de recuperação de sua enfermidade"(...)

Luzes apagadas, texto lido/interpretado à luz lanterna, a voz forte de Podrera foi fundo nos presentes.

Nada no dito, foi ali colocado em vão.Pesquisa e interpretação, montam a manifestação que homanageia também Artaud Antonin Marie Joseph Artaud), um ícone do surrealismo francês e mundial.Sua própria viva entretece-se ao real e ao surreal, pois é internado em um manicômio e sinmetido à eletrochoqueterapia - o que evidentemente mina sua resirtência e genialidade de autor (além de dramaturgo e ator,que chegou a diretor de teatro francês, Artaud era Poeta - e esse, é o mês da poesia também).O grito ("Não quero que ninguém ignore meus gritos de dor e quero que eles sejam ouvidos",escreveu ele a seu médico, cito no folder de Podrera) de um é vasado pela voz de outro.Simbiose e catarse.

Também Bispo, que produziu Arte em manicômio,com vários materiais e vertentes de expressão, foi lembrado, não apenas na palavra do artista,mas ainda, num estandarte onde um boneco, que na cabeça contém pequenos cones de falas, oferecidas à leitura aos especatodres,é depois crucificado numa estratégia criativa.

Essas relembranças, trazidas à cena, por Luciano Podrera, agregam-se às propostas de luta antimanicomial e deveriam ser mostradas nas diversas faculdades de Psicologia do País, pois aos artistas, é concedido o dom da genialidade, da inventiva criativa-e uma apresentação desse jaez, vale mais que leitruas cansativas de certos livros didáticos.Dessa forma, interpretei, há anos, a peça BRINQUEDO PROIBIDO, onde o poeta dramaturgo e Fernando Barbosa, mostra a mente fragmentada por drogadição-e depois a reconstrução de uma jovem adolescente.

A ARTE aproxima, pelos sentidos e emoções, o subjetivo da realidade expressa com beleza, mesmo se retrata horrores.



Assim o própio Podrera explica sua criação cênica e poética:"Texto autoral sob improvisação cência em prosa quimérica,psíquico-monólogo Hum".

Ricardo Evangelista, mostrava sua satisfação por haver Luciano Podrera encontrado sua expressão de verve ao frequentar a Lagoa do Nado, onde realmente, há um número grande de jovens poetas.Sussurrou-me isso quando lá cheguei e depois, ao final do encontro, disse-o publicamente.


O e-mail do autor é cartoonunes@yahoo.com.br

E seu site é

www.blogdopodrera.blogspot.com


Na foto, em preto e branco, o artista .E na colorida, estou entre ele e um participante do CULTURA em MOVIMENTO, que acontece anualmente, promoção do UNIAC, onde estive a convite do Zé Ênio.

Infelizmente, chegamos , os Poetas Claudio Márcio Barbosa, Luiz Lyrio e eu após a performance de Brenda Marques, mas pedirei que um dos presentes nos envie suas impressões para partilhar desse momento com os leitores.A partir das catorze horas, estivemos recolhendo as doações de livros dos poetas doadores , para o evento do dia 30, Paz e Poesia, quando distribuiremos mil livros e cento e cinquenta dois mil folhas com 152 poemas:o número dos poetas que participaram.
Ai nos dirigirmos à Lagoa do nado, começou a chuvarada...enfim...E hoje recolehremos os livros nos centros de Cultura.

À tarde, na casa de Cultura Arte Pela Paz (a ONG fica à Av Olegário Maciel, 1233,aqui em Belo Horizonte), embalaremos tudo que falta, pois muitas pessoas tiveram a delicadeza de fazer a doação já com os livros emnbrulhdos.

Março festeja, além da Mulher,da Poesia e outros ,também o Dia do Artesão, razão pela qual eles serão no grupo focal de presentear.

O evento terá início às dez horas , na feira de artesanato, quando, embrulhados para presente, distribuiremos os volumes e Poesia e as folhas.

Em Belo Horizonte, "Vai chover Poesia"

Marcadores:

quarta-feira, 26 de março de 2008

Luiz Lyrio:Há QUARENTA ANOS - UMA BALA QUASE DERRUBA DITADURA



O Professor Luiz Lyrio(*), com mais de trinta e cinco anos de magistério e já aposentado, conta, neste texto abaixo,um episódio,que hoje faz 40 anos:

Há QUARENTA ANOS - UMA BALA QUASE DERRUBA DITADURA



(...)e pela paz derradeira

que, enfim, vai nos redimir,

Deus lhe pague.

(Chico Buarque de Holanda)

P Prefessor Luiz Lyrio, com mais de trinta e cinco anos de magistério e já aposentado, conta, neste texto abaixo,um episódio,que hoje faz 40 anos:

No dia 29 de março de 1968, cheguei de manhã ao Colégio Estadual Central completamente desinformado. Morava num quarto alugado numa pensãoo na Rua São Paulo, onde passara o dia anterior lendo um livro e alguns documentos da Ação Popular (AP), organização de esquerda à qual pertencia. Naquela época, eu estava sempre um tanto "por fora" dos últimos acontecimentos, já que não tinha rádio nem televisor e, além disso, desprezava jornais e revistas, os quais eu considerava meros reprodutores da propaganda ideológica da ditadura militar.

As primeiras pessoas que encontrei, ao chegar ao Estadual, foram os militantes ligados aos dirigentes do Diretório Estudantil, que, na época, estava nas mãos de uma aliança envolvendo vários partidos rivais da AP, entre eles, o "Partidão" (PCB) e a POLOP. O Amílcar, na época do Partidão não perdeu a chance de me recriminar, depois de perguntar o que nós, da AP, pretendíamos fazer diante dos últimos acontecimentos e eu lhe perguntar quais acontecimentos. "Então, você não sabe o que aconteceu?", questionou o Amilcar. "Não. O quê?", indaguei. "Mas que vergonha! Um militante político tem que acompanhar tudo o que acontece no país! Só podia ser da AP mesmo... Um estudante secundarista foi assassinado! Num restaurante estudantil do Rio, a polícia atirou e matou um estudante secundarista, o Edson Luís! Poxa, cara! Cê tem que ler jornais, tem que estar bem informado!". Após aceitar calado o "puxão de orelhas" do Amílcar, procurei o pessoal da AP e, junto com as lideranças ligadas ao DE, paralisamos as aulas e organizamos uma grande passeata, que percorreu as escolas próximas, convocando seus estudantes, que aderiram em massa "nossa manifestação".

A morte de Edson Luís atiçou a revolta geral da sociedade, não só porque vivíamos sob uma ditadura que revelava suas garras mesmo para os brasileiros mais alienados, mas também porque esse tipo de violência, em que um policial em serviço mata um inocente, não era tão freqüente e tolerada pela sociedade brasileira, como nos dias de hoje. De 28 de março até o segundo semestre de 1968, o movimento estudantil mineiro experimentou uma ascensço com grandes manifestações que tiveram seu ponto máximo na passeata dos dez mil, a maior mobilização política ocorrida até então em BH, só superada nos anos oitenta com a mobilização pelas "Diretas Já".

Edson Luís de Lima Souto não era um militante político. Era um jovem paraense de dezoito anos que viera para o Rio de Janeiro tentar uma vida melhor. Mas seu nome ficará na história desse país, como o mártir de um regime violento, responsável por um grande atraso no amadurecimento político do povo brasileiro.


Luiz Lyrio
20Mar2008 - 11:51

QUEM é LUIZ LYRIO

"Professor e escritor, Luiz Lyrio é natural de Belo Horizonte. Formado em História pela UFMG, lecionou durante trinta anos em várias escolas das redes pública e particular. Escreveu os livros GRÊMIO LIVRE: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA (1998), NOS IDOS DE 68 (2004), MARCAS DE BATOM (2OO4) e ABDUÇÃO (2007). Entre 1998 a 2002, produziu um vídeo sobre Grêmios Estudantis e proferiu palestras sobre o assunto em várias escolas. Em 2005, por sua crônica "ALICE NO PAÍS DAS ARMADILHAS", foi agraciado com o PRÊMIO DESTAQUE no V Concurso Rubem Braga de Crônicas (Cachoeiro do Itapemirim - ES). Em 2006, teve seu conto "PARA QUE CAMINHAR?" classificado em sexto lugar para publicação em livro no CONCURSO LITERÁRIO FLIPORTO - 2006 (Porto de Galinhas (PE)). Em maio de 2007, lançou o livro de contos ABDUÇÃO, comemorativo dos seus trinta e cinco anos de profissãoo. No segundo semestre de 2007, destacou-se em três concursos literários de âmbito nacional. No II Concurso Claudionor Ribeiro de Contos, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras (Cachoeiro do Itapemirim - ES) Lyrio foi agraciado com o prêmio MENÇÃO HONROSA na categoria Contos. Já no VI Prêmio Literário Livraria Asabeçaa - 2007 (São Paulo - SP), com seu conto CORPO FECHADO, foi classificado para participar de antologia a ser lançada pela Scortecci Editora. E, ainda em 2007, Luiz Lyrio recebeu Menção Honrosa por seu conto PASSAGEM DE ANO no quinto Concurso Guemanisse de Contos e Poemas".

(*) Enviado pelo autor.

Leia outros textos de Luiz Lyrio, em:

http://wwwb.click21.mypage.com.br/myblog/visualiza_blog.asp?site=lyr.myblog.com.br

Marcadores:

Brenda Mars, Luciano Podrera, na Lagoa do Nado, em 27/03/2008




http://www.blogger.com/img/gl.photo.gif
Add Image
Foto em preto e branco :Luciano Podrera.
Foto colorida:Brenda Mars

Foto em cores:

O Coordenador dos Saraus da Lagoa do Nado (Centro de Cultura), Ricardo Evangelista, poeta,cantador, sociólogo, faz a chamada para o dia 27:




"Convidamos LUCIANO NUNES e BRENDA MARQUES para o SARAU DE MARÇO - CENTRO DE CULTURA LAGOA DO NADO – 27/03/08 ÁS 19 H- Na Biblioteca do Centro de Cultura - ENTRADA GRATUITA!


http://www.blogger.com/img/gl.photo.gif
Add Image
LUCIANO NUNES:

Cartunista autodidata e literaticho empírico. Como poeta do absurdo, transgride o cotidiano com vivências em interações urbanóides. Performance poética: Texto autoral com recortes de outros autores, sob improvisação cênica em prosa urbana, psíquico-monólogo 1.

BRENDA MARQUES

Brenda MARqueS traz o cotidiano poético de amores femininos para a Lagoa do Nado

A poetisa e perfomadora Brenda Marques Pena levará a lagoa do Nado um pouco do
trabalho que publicou junto com outras 10 poetisas latino-americanas
que integram a coletânea "Mulheres no Banquete de Eros" da Editora
Abrace. A apresentação foca os diferentes tipos de amor que são
exprimidos pelas mulheres: o erótico, o materno e o fraterno, nos
diferentes papéis desempenhados na sociedade.

"Brenda Multifacetária"

Poeta, baterista, jornalista e mestra em Literatura e outros Sistemas
Semióticos pela UFMG. A Cônsul de Poetas del Mundo, Brenda MARqueS Pena,
dedica-se à escrita desde 1992.
Alguns poemas e outros escritos de Brenda Marques Pena podem ser
acessados em: www.recantodasletras.com.br/autores/brenda
www.cautionband.com.br/brenda.htm


DATA: 27/03/08 ÁS 19:00 HORAS
LOCAIS: BIBLIOTECA DO CCLN
ENDEREÇO: Ministro Hermenegildo de Barros 904 - B. Itapoã. ÔNIBUS
2207/22042210- 63/64 VIA PEDRO 1º.

Mais informações com coordenação do sarau Ricardo Evangelista - 32777420 ou 96920283

Marcadores: , , ,

sábado, 22 de março de 2008

OLHAR DESPETALADO



OLHAR DESPETALADO

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
(Republicado em Belo Horizonte,2002)


O carro pára no sinal e a criança mais que esfarrapada, se acerca.Nas mãos, a caixinha de chiclets.Ou de outra coisa qualquer:um produto colocado ali pela pessoa mais velha.Pode ser um pai ou mãe,um explorador, um proxeneta.Há muitas crianças dessas vendendo nos sinais...
Nos sinais há desses anjinhos sem asas, o local delas marcados nos ossos sob as espáduas, que poderiam estar se iniciando grotescamente nas clavículas aparentes sob camisetas rotas.
Sob as camisetas rotas,o peito encovado.Sei que comem mal,´já atendi um pré-adolescente que passou por isso.Pedaço de pão, sopa rala...E no lugar desse parco alimento, uma surra se não "deram conta" de vender os produtos.
Se não deram conta de vender o produtos, às vezes são até queimados com pontas de cigarros.Bracinhos retorcidos para trás.Amarrados pelos pés para não fugirem...
Amarrados pelos pés para não fugirem, ganham de presente, olheiras...E os olhinhos encovados, parecem-me água de poço fundo/escuro...
Água de poço fundo/escuro...E a escuridão da noites sem luar, úmidas de lágrimas não mais derramadas...Acostumam-se àquilo:parece-lhes natural sofrer, sentem-se culpados se as vendas não foram boas...
Mas se o sinal não abre e tenho tempo de fazer-lhes um afago ou dar-lhes um dinheirinho que por certo aprenderam a esconder(ou não?), o sorriso que lhes ilumina o rosto, é um grande sol...
Os olhos escuros se despetalam em pontos perdidos no ar.Vou embora, recolhendo-os na memória...
Na memória, o olhar despetalado.Invadem as minhas noites.E choro o pranto que eles não mais conseguem chorar...

Belo Horizonte, 20/03/1990

Publicado por clevane pessoa de araújo lopes em 22/07/2006 às 21h00

Marcadores:

Maria de Jesus Fortuna - A paixão



14/04/2006 14h02

Imagens:foto da autora, crucificação

A Paixão(segundo Maria Fortuna)

Maria de Jesus Fortuna(Maria Fortuna)é escritora maranhense de apurada verve.Escreve poesia de forma especialíssima,literatura infantil(escreveu,por exemplo,"O Anjinho que queria ser gente"*,pela Editora Mazza,de Belô**)e ainda é ilustradora,faz charges(é a criadora da personagem menopáusica Lena Lúcia,impagável!).Prima do chargista Fortuna.A autora tem um pé na Minas Gerais,mas atualmente,está morando no Rio de Janeiro.
Dela,o artigo profundo/leve abaixo.
Vale a pena ler.

O e-mail dela para contatos é mjfortuna@terra.com.br)

(Clevane)



"A Paixão

Maria J Fortuna

Lá estava eu, no colo do meu irmão Roberto aos quatro anos de idade em S. Luis do Maranhão, dentro do cinema Roxy. O que se passava na tela não podia ser mais pavoroso! Meu coraçãozinho batia forte e descompassado e os pequenos pulmões pressionados por duas invisíveis mãos cruéis. Foi minha primeira crise de pânico! Depois deste dia a crise só se repetiu na época da ditadura militar com o AI 5 .

Não era para menos. Na minha cabecinha de 4 anos pensei. Jesus é bom e santo, minha mãe é boa e santa. Se matam Jesus, podem matar minha mãe! Gente boa e santa acaba morrendo crucificado! E eu não estava tão longe assim da verdade.

Devo ressaltar que o maranhense é um povo muito messiânico e a figura da mãe é o centro da vida do povo de lá . Isto naquela época. Não sei se continua sendo assim. Mesmo casado, cheio de filhos, obedecia-se a mãe, venerava-se a mãe. Cobria-se a mãe de uma aureola de santidade, fosse o que fosse. Além do mais eu tenho o nome da Mãe do Messias – Maria e do próprio Messias – Jesus!

- Você é Maria de quem? Perguntavam as freiras do meu colégio e eu respondia timidamente, sem gostar muito daquilo...

- Maria de Jesus...

Passei a vida tentando esquecer o martírio de Quem levo o nome... Mas a Igreja Católica, a qual sempre pertenci, insistia em expor todas as chagas do Messias como um troféu, dizendo que morreu por nossos pecados.

Certa vez como menina pequena arranquei quatro Cristos dos crucifixos das camas de minhas tias solteiras. Coloquei os corpinhos de chumbo na cama das bonecas e os cobri cuidadosamente. Enquanto as mãos ficaram grudadas nos crucifixos.

Por que você fez isto, menina? Indagou uma de minha tias.

Não quero ver meu Lindo pregado numa cruz, respondi chorosa

Estranho que nunca vi um artigo, uma referencia, pesquisa ou publicação em algum material sobre psicologia infantil, em relação a este tema. Crianças católicas são quase obrigadas a assistir tais filmes que, de tempos em tempos, tem suas versões renovadas. Como não traumatizar, uma mente infantil com tais horrores? Como desgrudar a imagem do Salvador da tortura no inconsciente coletivo? Sim, porque o cristão cresce com aquela imagem como prioritária nas relações com Seu Mestre.

Qualquer tortura, em qualquer ser humano ou animal, é degradante. Ainda mais praticada contra Aquele que foi indicado à criança cristã como o Messias, o Mestre, o Verbo Encarnado que habitou entre nós... A infância carece de sentir doçura, aconchego nas relações com o Criador. Dificilmente lhes é mostrado a Face revolucionária do Jesus preso político.

Agora me aparece o filme do Mel Gibson... o refino do sadismo... Segundo me contaram, superou todos os outros!. .

“- Passo nem na porta do cinema”, pensei. E realmente nego-me a assistir.

Mas comecei a ler comentários.dos jornais e revistas Inteirei-me das acusações de anti-semitismo, e a versão de que na realidade os culpados eram os romanos, porque Pilatos, que no filme parecia um inocente útil, usado pelos judeus, era na realidade um terrível sanguinário, que havia mandado matar milhares de judeus, e que na realidade Jesus tinha sido morto sob os auspícios da lei e do Estado, etc.

As bancas de revistas pingando sangue, com a figura do ator de Mel Gibson ensangüentado, horrível, repugnante! Passou a Semana Santa e a questão continua... alimentada pela mídia. Vou nas locadoras e vejo o filme por lá, entro nas Lojas Americanas, lá está o filme... Até outdoor já fizeram do rosto doloroso de Jesus, como uma “bela” propaganda do filme.

Creio que salvo os evangélicos, que crescem em número e alguns em fundamentalismo, como uma ameaça velada - as pessoas de um modo geral, católicas ou não, desconhecem a Bíblia. A historia de Jesus parece um conto distante, passando pela tradição mais oral, para quem não tem interesse ou obrigação de ler os livros sagrados.

.. Sua vida e morte são lembradas no Natal e na Semana Santa. Aparecem mil histórias, dentro da História. Jesus passa a ser responsabilizado pela abertura de centenas destas Igrejas, com os mais variados nomes.

Soube de um livro cujo autor é um teólogo americano, John Spong. “Resgatando a Bíblia do fundamentalismo” escrito em 1990, que parece trazer alguma lucidez a questão teológica cristã. Segundo o autor a interpretação ao pé da letra do que ali está escrito leva a conclusão absurdas! E, infelizmente, é o que acontece por aí. Enquanto Jean Yves Leloup nos fala sobre Jesus Salvador:

“Do que precisamos ser salvos? .Salvos da injustiça, da idolatria. Pecado é viver ao lado de si mesmo, perder o eixo. Conversão é o retorno em direção ao que lhe é próprio. Retorno a si mesmo Jesus nos recoloca em nosso eixo, a coluna vertebral que é a árvore da vida. Reencontrar o nosso centro: o coração.”

As nossas cadeias estão cheias de pessoas torturadas. E nos países em que houve e ainda há Ditaduras, as celas ficaram repletas de pessoas consideradas subversivas politicamente. E o castigo da cruz era para os subversivos da época ou escravos. Segundo Leonardo Boff, “O Pai não quis a morte de Jesus; quis sim, sua fidelidade até o fim, mesmo que implicasse em morte. Ora, o Pai ( a quem Jesus chamava paizinho) foi-nos colocado por Ele, como infinitamente bom.

A vida de Cristo é uma grande história de coerência e fidelidade a Si Próprio e ao Criador. A tortura e morte de presos políticos em diversos países também é uma historia de coerência e fidelidade com os princípios de uma ideologia em que o ser humano supera-se a si mesmo para que o mundo venha a ser melhor.

No caso de Jesus, seu suplicio e morte infame não justifica em si o seu sacrifício cruento.mas sim.a coerência a fidelidade que teve para com o Criador até o fim! Trouxe-nos o exemplo máximo de fidelidade, de entrega e sobretudo de Amor a todos nós cristãos ou não cristãos. Sua morte foi imposta pela conjuntura criada naquela época. Ele questionou a Lei... e a Lei era sagrada para o povo judeu. Como o é até hoje. Consequentemente uma Pessoa altamente comprometida com a subversão. E quantos como Jesus morreram vitimas de sociedades fechadas, falsas ideologias, finadas com o mau, resultado de privilégios egoístas da elite de uma sociedade.? Temos o exemplo recente da Ir. Dorothy Stang , assassinada por defender os direitos dos trabalhadores do campo. E ao ser indagada pelos assassinos se ela tinha uma arma. Ela afirmou que sim e mostrou para eles sua arma – a Bíblia. Na tentativa de melhorar a dor do mundo a irmãzinha em sua fragilidade, aos 73 anos foi ferida de morte ao receber sete tiros

Recomendo aos que querem se aprofundar no tema da Pauxão o livro do Boff que se chama Paixão de Cristo, Paixão do mundo. Aí a gente pode encontrar uma visão mais sadia do que se passou. Ali encontramos o que significa a gente sentir em Jesus a figura do Salvador que salva e redime, através de uma Comunhão total com o Criador.

Deveríamos mostrar a nossas crianças que Jesus foi o homem mais verdadeiro que apareceu no planeta e que por esta Verdade imensa, infinita, abrangente, ontológica, sofreu e cumpriu sua Missão, e o que realmente interessa não é apenas a mensagem que deixou, mas o exemplo vivo do Amor encarnado e crucificado mas sobretudo ressussitado!"



Rio de Janeiro, 13.04.2006

Publicado originalmente em http://www.clevanepessoa.net/blog.php
por clevane pessoa de araújo lopes em 14/04/2006 às 14h02

*"O Anjinho Que Queria Ser Gente :já está em segunda edição.Ilustrado pela autora.

**Belô:Maneira pela qual os mineiros chamam sua capital (minas gerias, Brasil)

Marcadores:

Marcelino Pão e Vinho



No Portal da escritora e humanista Vânia Diniz,autora de Pelos caminhos da alma, pelos caminhos da Vida e Ciganinha (Editora Ottoni), tenho um especial espaço para ser e escrver, por ela aberto há tempos.Chamo-o "Empório de Tudo e de Todos".


O texto abaixo, quando lá o publiquei e também no Recanto das Letras e no blog
http://www.clevanepessoa.net/blog.php
provocou uma boa quantidade de e-mails, pessoas saudosas ou saudositas, a comentar sobre o pipoqueiro, sobre o filme.
O Professor Luiz Lyrio, autor belorizontino de "Nos Idos De 68","Marcas de Batom" e "Abdução" contou-me que a parte do filme que mais o impresionou foi quando Marcelino foi mordido por um escorpião.Curiosamente, dessa parte, eu nem me lembrava...
É por isso que gosto de registrar minhas reminiscências, pois podem acender o pavio das de outras pessoas, chamas votivas que não devem se acabar...


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Marcelino Pão E Vinho

Recebi, pela Internet, esse fac simile do cartaz original de "Marcelino Pão e Vinho", filme do qual os mais novos não tenham talvez ouvido falar.Eu era bem pequena, e ia assistí-lo, repetidamente, no Cine Rex, cinema da Rua Duarte de Abreu, no Bairro Mariano Procópio, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.Para minha sorte, papai era apaixonado por cinema e pagava minha entrada com gosto.

Eu chorava muito, comendo as pipocas do Condé, o pipoqueiro que reinou soberano em frente , vendendo pipocas sem piruá e com lascas de queijo parmezon, que fritava , deixando-as crocantes e misturava ao milho estourado, tão branquinho...O cheiro era inconfundível.Crescíamos e lá íamos, com os namoradinhos, comer a pipoca diferente...Condé nos tratava com a maior cortesia,Disfarçava quando acabávamos um namoro e se nos via tristes,> colocava uma lasquinha a mais, de queijo...Casei, mudei e toda vez que ia lá, encontrava a delícia.Por sinal, vendia balas também:caramelos caseiros deliciosos...

Marcelino era um meninozinho criado por uns monges...Descobre Jesus, sua imagem, no sótão e vai alimentar o Cristo da paixão...

Um frisson coletivo,essa história.Fizeram álbuns de figurinhas-e papai, que sempre me permitia colecioná-las- saía atrás das difíceis, promovendo trocas, comprando as raras, pois eu era tímida, não saía muito à luta...

Havia também a música:

"Marcelino pega a toalha,
o sabão-e vai se lavar...
come come muito,
como frei Donato,
limpa todo prato,
come muito pão"(...)

Parte desse pão, a criança usava para alimentar o belo moço ferido...O vinho, matar-lhe-ia a sede...A história atingiu em cheio todo mundo, na época em que chorávamaos à bessa com situações inocentes, sem parecer piegas.Agora, a ver o cartaz do filme antigo, rememoro-me.Revejo o bairro, a rua, onde, aos oito anos, eu era posta, pelo Professor Afrânio, sobre um banquinho, para fazer longos ditados de palavras "difíceis" ao quadro negro, para chatear os moços do ginásio, ao escrever bem certinho, com giz:"Estão vendo, zombava ele, essa menininha do segundo ano primário, como sabe escrever?Que vergonha para vocês"!Nada jamais deixou-me tão constrangida, como se em vez de estar sendo elogiada, eu fosse criticada.Temia que os grandes me odiassem...Quando ele aparecia e requisitava-me na porta da sala de aula, meu coração fremia. Será que por isso suspeitam que eu tenha a "Síndrome do Coração Partido"?Ameaçam-me,os médicos, a sorrir, com uma tal de ablação, com cauterização, o que venho adiando desde os anos noventa...

Todas as regras de ortografia, aprendi com papai, escrever cartas certinhas, com mamãe, uma grande missivista e o condicionamento, vinha das muitas leituras, pois jamais parei de ler, desde que aprendi, aos três anos, quando morava na fronteira com a Colômbia( em Japurá, na Amazônia)...

Ao rever o "cartaz original"encanto-me, emociono-me,vejo-me naquela época feliz em que eu tinha uma gente grande que realmente cuidava de mim:papai, que tem oitenta e cinco anos e mamãe, que me ensinava a declamar a história da linda Rutinha que pegava algodão, esparadrapo, para curar o mesmo moço bonito e machucado, a dizer:

"-Veja, mamãe:curei todo o dodói de Jesus!"

Morta em acidente,ela, que era enfermeira, deve também estar a cuidar de todos os dodóis que encontrar nas gentes de outra dimensão...

Clevane Pessoa, em 14/04/2005

voltar

Marcadores:

Ângela Togeiro:Feliz Páscoa



A escritora e poeta Ângela Togeiro, premiada e dona de um estilo que desperta o interesse do leitor, está conosco no Movimento dos Poetas Pela Paz e pela poesia.
PAZ e POESIA,distribuirá mil livros e cem mil poemas, dia 30/03/2008, na capital mineira.
O slogan é "VAI CHOVER POESIA"...
Dessa autora, o texto abaixo, sobre a Páscoa:


"Mais uma vez, é Páscoa



Páscoa me leva ao passado.

À morte de Jesus, o Cristo. À multidão que assiste impassível. Alguns, presos nos seus medos, no medo da força policial, no medo de serem discriminados se reagirem. Medo de se perder o pouco ou até o nada que se tem – a liberdade do corpo. A liberdade do espírito. Medos indevassáveis... Outros, presos na euforia patológica de ver sangue escorrer. No prazer de ver a morte chegar e ceifar a vida...

Páscoa me traz de volta ao presente. Às mortes dos Cristos modernos. Situações semelhantes. À multidão que assiste impassível. Pouco mudou. Mas a Páscoa está aí para nos fazer repensar. Mudar ou aceitar ficarmos presos nos nossos medos, nas nossas patologias. Mudam-se os nomes, adaptam-se situações – novo modus operandi, ao modus vivendi da ocasião... Hoje temos miséria globalizada, crianças morrendo de fome, governo sustentando bancos, mantendo a taxa de juros para privilegiar o capital, a taxa de inflação fingidamente baixa, gerando mais e mais desemprego. E tudo, tudo (hipoteticamente) feito em nome da Família, à custa da Família. Pois ela é a única que perde. Sim, a Família, a cellula mater, embrião de qualquer sociedade. Seria tão diferente nosso tempo do tempo de Jesus? Não, só se revezam formas de organizar a supremacia sobre o próximo. Seu símbolo mágico, o Ovo de Páscoa, se parte e se reparte para o renascer da alma, da plenitude da vida, da união verdadeira entre os homens, do deixar de estar apenas lado a lado, para a busca e prática da Verdade. Pena que nem todos se entregam à simplicidade de romper a própria casca. Pena. Pois, presos nelas, somos ilhas, ilhas humanas, não chegaremos a lugar nenhum, a não ser a este renascer contínuo e improfícuo, doloroso e de falsa cegueira que vivemos geração a geração.

Pelos séculos afora, todo ano, a Páscoa vem despertar a gente... Feliz Páscoa.

Angela Togeiro"

http://angelatogeiro.googlepages.com/home

Marcadores:

Édison Almeida:"Chapada Aqui, Pantanal lá"


Imagem:gif do www.sedtur.mt.gov.br/biomas/cerrado/chapada_.gif

Viste e poderá alcançar e entender o texto do Chanceler do inBrasCi na Ilha da Madeira, porque a Chapada tem algo mais que a beleza inconteste de os mistérios de um antigo mar:é magia pura...Prova de...
Estive lá em

"Chapada Aqui, Pantanal há lá!

São 4 horas da tarde e, em meio à neblina desta Chapada Iluminada, percebo surgir no espaço , o cântico suave de uma SEREIA, a qual vem descendo suavemente em pétalas prateadas que dissolvem-se com o vento, antes de o solo tocar.

Ela, a figura que tanto me atraiu em sonhos, faz-me sentir ser inacreditável o que vejo.

"Vem descendo como se um Balão invisível a trouxesse e, ao tocar o solo, transforma-se em linda imagem feminina de longos cabelos, olhos cor do mar e pele de pêssego.
Sorri ao perceber que estou atônito ante sua visão e, sem aperceber-se faz-me apaixonar-me em um segundo, em um simples olhar.
Toco-a com meus dedos de Poeta e percebo todo o seu corpo vibrar. A cada toque uma nova vibração... em uníssono os nossos olhos vão se encontrando.

Ela que veio do Céu, percebe que estamos juntos, unidos pelo encontro sagrado da vida.

Sei que Ela já foi uma simples gotícula de orvalho e também a primeira Estrela do Mar ...agora está de volta ao ponto de origem ...ficamos juntos. Talvez séculos humanos e segundos ou minutos em Anos Luz!!!

Quando eu a acaricio vibra com uma intensidade tal, que me faz sentir toda a corrente sangüínea a vibrar.
Excito-me e ela também... tenho receio de dissolvê-la e, por este motivo, simplesmente a acaricio com o olhar e com a minha energia amante,noite e dia, dia e noite...

Cem anos de carinho, ternura, Amor, muito Amor...

Os Mundos dos nossos Mundos novamente juntos e tudo gira com a intensidade Terra.

Que razão teríamos para nos separar anteriormente? E neste exato momento a MENTE ÚNICA, transmite-me a MENSAGEM:

"Vocês foram participantes do Primeiro Átomo Vivo que construiu o Universo!"

Eu havia sido o Núcleo e Ela toda a energia que dele Emanava e Emana eternamente.

Ficamos juntos durante uns 300 anos Terra, o que equivalia a alguns dias Luz... a intensidade do nosso Amor cresce... Crê...SER, e faz-me subir aos Céus e Descer aos Vales.
Ela bailando entre as Flores do Campo e meu Coração vibrando cada vez com maior intensidade, rejuvenescendo-me, tornando-me passo a passo, noite a dentro, dia a fora, cada vez mais jovem e ela cada vez mais Feliz.

Um belo dia, ofereço-lhe uma Estrela do Mar, a qual encontrara entre os Rochedos a mais de mil metros terrenos de altitude.

Ela a apanha meio desapercebida e de repente, ao ver a ESTRELA DO MAR, inicia um lamento surdo, treme, lacrimeja tão rápida e convulsivamente que não consigo compreender o por quê... olha-me e chora... só chora....

As lágrimas salgadas, tal qual o movimento Mar, ao tocá-la dissolvem-na e eu, sem saber o que fazer, imploro que Ela pare de chorar, no entanto Ela vai se dissolvendo Lenta e Inexorávelmente, até o momento em que resta apenas a Estrela do Mar entre os Rochedos.


Atônito começo a chorar e cinco de minhas lágrimas tocam aquela forma Estrelar que parece dizer-me:

"Não Chore!"

Então apercebo-me que passa uma Andorinha, pousa no Rochedo e parece diz-me :

"Agora sou o que sou e um dia voltarei a
SER o que você mais deseja."

Eu choro e sorrio ao mesmo tempo...
O choro é de tristeza e o riso, Doce Sabor a Mel, que, ao me aperceber, sai de mim...

Transformei-me em uma Árvore Doce como uma Flor. Minhas Raízes estão agora presas na Terra...
Bem ao lado daquele mesmo Riacho onde um Dia nos banhamos e fizemos Amor.

A Andorinha alça vôo e, fazendo um longo giro no Espaço, atrai outras que trazem uma nuvem cor de rosa e Iluminada...
A Chuva suave é Dourada. Um Arco-Iris ilumina todo o nosso Espaço e a Andorinha pousa em meus antigos braços que agora estão recolhendo todos os pássaros do Espaço Céu... hora de a... dor... me.... ser....

Meus antigos olhos reparam que a Chuva retira a Estrela do Mar dos Rochedos levando-a para o Mar que é Pacífico...


O Mar para onde Todo o Pantanal é levado... por caminhos infinitos...

À Noite vem ,uma Estrela Cadente e avisa-me:

"Faça um Pedido!"

Eu peço que continuemos mais 3.000 anos Fazendo Amor Naturalmente... NATURAL.. MENTE.... RÁ!!!

E o seu nome é... ETERNO AMOR....e..terno amor!

Édison Almeida

Consul da Liberdade - São Paulo - Movimento Poetas Del Mundo

Ermitão da Picinguaba - Onde O Amor nunca acaba!

www.ermitaodapicinguaba.com



Escrito em Chapada dos Guimarães anos 80...pesquisando o extinto mar dos Xaraés, hoje chamado Pantanal Matogrossense.

(Visitem o Museu do Indio em Campo Grande.Mato Grosso do Sul, há vasta literatura, um tanto quanto puxando a brasa aos Salesianos catequisadores e de alguma forma destruidores da natureza silvícola em nossos ancestrais Brasileiros, mas, este acêrvo nos ajuda a entender imensa vida desta região do Brasil).



Graças damos às civilizações silvícolas chamadas errôneamente de Indios, sendo povos e nações primordiais da América do Sul ,que estão recompondo a sua história e claro, ao ser ela traduzida para o português e outras línguas mostrará onde erramos e onde continuamos a errar, será um ALERTA bem vindo, muito bem vindo a todos povos do planeta terra."

Édison Almeida

Consul da Liberdade - São Paulo - Movimento Poetas Del Mundo

Ermitão da Picinguaba - Onde O Amor nunca acaba!"

Texto enviado pelo autor, que nos autoriza sempre a publicar suas palavras fortes e espiritualizadas, suas experi~encias de viagem.Brasileiro que reside em Portugal, com sua companheira madeirense, é muito estimado por seus amigos e , com memória privilegiada, narra suas múltiplas experi~encias de viagem e seus sentires transcendentais.

quando a SOMAPE(Sociedade Matogrossense de Pediatria ) convidou hebiatras ,hebeólogos,(profissionais especializados em Adolescência),inclusive eu, para um Congresso, cujo diferencial foi promover, além dos tradicionais debates, palestras, conferências, etc, oficinas com os adolescentes, com seus pais,ee ainda mesclar aos ditos jovens " eficientes", não sindrômicos, os da APAE local, que , com naturilade, participaram de tudo, cada qual, no seu limite e com grande contentamento.
No fechamento, a turminha de adolescentes que ensaiei declamou meu jogral "Adolescendo, Adolescer" e foi emocionante.
Ao términ0 do encontro, estávamos felizes mas cansados e nos ofereceram ir ao Pantanal ou à Chapada dos Guimarãens, de presente.Optamos por essa , por ser mais próxima, e lá nos fomos, na KOMBI da APAE a rir perdidamente das piadas matogossenses contadas pelo Dr.Euler.Conosco estava a prezadíssima Dra.Eleuse(de Goiânia),que é piadista de carteirinha e colecionadora de causos e chistes.Foi divertidíssimo.
Andei sob cavernas, encontri pedras e conchas espantosas,aspirei o entorno, para guardar na memória ,Banhei-me naquelas águas impalpáveis e nas palpáveis , revigorei-me imediatamente, o que aconteceu com todos.E a beleza in/toca/da é tanta, que expande a consciência imediatamente...
Senti que infinitas mãos me acariciavam e luzes seguiam-me.Energia curativa e trasncendental, a descer até ao casulo do soma e nos oderecer o bem-estar real.
Clevane
Diretora Regional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG

Marcadores: ,

quinta-feira, 20 de março de 2008

"Vez da Voz"



Vez da Voz na Rede Globo


Recebo ótima notícia do "VEZ DA VOZ":

"www.vezdavoz.com.br"


Boletim Informativo

Vez da Voz

19/03/2008

"Vez da Voz ganha LEGENDA OCULTA na Globo

Todos têm DIREITO à informação!

Os surdos de todo o Brasil poderão assistir,
a partir do dia 22/03 (7h30), o Programa Ação com legenda oculta (closed caption), na Rede Globo.

Serginho Groisman valoriza a inclusão dos surdos!"


Foto:Os surdos Cláudio Ramalho e Paullo Vieira (SP) gravam para o Telelibras com a intérprete Rafaella Sessenta."

Acesse agora www.vezdavoz.com.br

Mais informações: roberta@vezdavoz.com.br


http://www.vezdavoz.com.br/boletim/boletim_03192008.html

Marcadores:

Em Machico-Ilha da Madeira- Portugal




Édison Almeida, Chanceler do InBrasCi na Ilha da Madeira (Portugal) nos envia:
"Sejam bem vindos a Machico, Ilha da Madeira - Portugal, onde o Centro Holístico e Ortomolecular Baga de Louro, vos aguarda com um chá deliciosamente preparado por nutricinista e terapeuta credenciado nacionalmente , conheça as maravilhas que a ciência junto com NATUREZA, permite hoje em dia no restabelecimento da nossa vida CELULAR, MOLECULAR, pessoal, social e planetária.

Aproveitem e venham orar na Capela dos Milagres!

E levem a água da fonte de São Roque!

BOA PÁSCOA, renovação e paz!

Ermitão da Picinguaba - www.bagadelouro.pt - www.ermitaodapicinguaba.com - www.unipaz.pt - www.nutravital.pt

Amigos:


vejam o Concurso Literário, em http://www.jf-machico.pt/noticias1.php

Divulgação:DR-BH/MG_ InBrasCi

Clevane Pessoa de araújo Lopes
Poeta Honoris Causa pelo Brasileiro de Língua Portuguesa para 8 Países Lusófonos.

Marcadores:

Agenda telescópio para a páscoa




Os amigos de Everi carrara fazem campanha para que ele vá ao Jo Soares falar de seu TELESCÓPIO, de Nara leão, de Glauber rocha e porque é fã de carteirinha deles, além de Tom Zé,Guido piva e outros ainda nesta dimensão...Ele divulga arte e cultura em seus blogs.Figura ímpar, Cônsul de Poetas del mundo, advogado e do bem.
Quem sabe como ajudar?

Everi Carrara
para mim, clevane, Claudio, celia, Bruno, Araujo, andreia, Daniela, h, Francisco, Gabriel, glaucianasser, Gustavo, hildacosta, R, ligia, joao, Efigênia, Mara, Maria, Pato, sandrogarciaco., tete, urda


MEUS AMIGOS
acessem
nossa AGENDA em http://telescopio.vze.com
ou simplesmente:
http://jornaltelescopio.blogspot.com
no final da AGENDA assista vídeos dos BEATLES,SYLVIO BACK,GLAUBER ROCHA,EUGENIA MELO E CASTRO,NARA LEÃO,PÉRICLES CAVALCANTI ,AUTORAMAS NA MTV


LANÇAMENTO DO NOVO CD /CONTINENTAL COMBO
CHARGE DE JORGE BARRETO
POEMA DE JOSE SOUSA
ARTIGO DE LUIZ NUSBAUM
POEMA DE ANDREIA DONADON LEAL
FELLINIANA,por baby siqueira abrão
vanessa krongold/banda ludov



CONGRESSO POETAS DEL MUNDO EM NATAL
tela de GIANE HAWKINS
EDMAR OLIVEIRA,caricatura de latuff
POESIA DE EFIGÊNIA COUTINHO
MARACATU PARA YEMANJÁ,claudio bento
POEMA DE LÊDA MELLO
artigo de JOSE MARIA LEAL PAES
ESTRANHOS SINAIS EM SATURNO,editora globo/ROBERTO PIVA

banda monaural
poema de PEDRO DU BOIS
GLAUCO MATTOSO BATE RECORDE,delasnieve daspet
TORQUATO NETO
NARA LEÃO,por murilo antonio
BANDA VIOLETA DE OUTONO
ARNALDO BAPTISTA





abçs do everi rudinei carrara






nosso segundo blog http://telescopio.blog.terra.com.br

é renovado somente ás quartas-feiras. Visitem-no também!

Marcadores:

CENTAURUS





Imagens:Retrato doa Atista em seu ateliê
e tela do autor.

O poeta, escultor escritor e pintor Luiz Carlos RUFO, mantém uma vigorosa e ousada arte/poesia, em vertentes de estilo e filosofia de vida peculiares.

Seu livro "Onde e Quando"(edição independente,primorosamente feita na BH(www.grafica.com.br), cujo slogan é o belo trocadilho "Entendendo o Nosso Papel",foi distribuído ontem , no grupo que se encontrava noa casa de Cultura ARTE PELA PAZ (em Belo Horizonte, Av Olegário Maciel 1233).

Lemos o trecho póético da Contra-capa;

"É verdade que flutuo e que, na verdade não coupo um espaço fixo no ambiente.Que meus cabelos movimentam-se como filetes,moles e vítreos,sem colorido;para lá e para cá,osciladores;aqui e em outros tempos, não sei nem imagino qual a razão.Adoro pássaros, que estranahamente, assemelham-se a mim".RUFO

Conheçam mais em um de seus blogs:

http://luizcarlosrufo.blogspot.com/2005/12/centuro.html

Sobre a tela:


"Na mitologia grega, os centauros eram a personificação das forças naturais desenfreadas, da devassidão e embriaguez. Centauro era um animal fabuloso, metade homem e metade cavalo, que habitavam as planícies da Arcádia e da Tessália. Seu mito foi, possivelmente, inspirado nas tribos semi-selvagens que viviam nas zonas mais agrestes da Grécia. Segundo a lenda, era filho de Ixíon, rei dos lápitas, e de Nefele, deusa das nuvens, ou então de Apolo e Hebe."
Luiz carlos RUFO

(posted by Luiz Carlos Rufo at Terça-feira, Dezembro 20, 2005)


"Perfil de RUFO, captado em seu blog:

Na condição de artista compreendo que o melhor da experiência está em conhecer o artista, o outro. Como numa faceta de mil etapas; como num espelho sem resplendor; como se fossemos sós sem isolar-se, entender a falange que segue desde tempos imemoriais. Na condição de artista reconhecer-me na arte, a outra, e buscar no artista, o outro, a identificação, a qualificação, a aprovação de atos criativos até então sem respaldo. Dialogar com as obras de Deneval Ramos, em uma vasta oficina, solitariamente, é passar a pensar na força dos músculos, na respiração e no compasso, na vontade de viver. Na condição de artista reconheço, sem espelhos, a força do fazer independente; na vontade constante, na clarividência de olhos que se fixam mais além. Dialogar naquela tarde tranqüila, com as figuras de Deneval Ramos, antes da curadoria de sua exposição, percebi, com asseveração, o quanto são importantes essas obras e o forçam, indiscutivelmente, a viver. Luiz Carlos Rufo - Diálogo com Figuras. Luiz Carlos Rufo nasceu em 1956, na cidade de São Paulo-SP."

Sobre RUFO:

Amigo distante, que sequer conheço pessoalmente, estamos escrevendo juntos um livro e pensamos;dialogamos em versos para tal.
O figura mítica do centauro lembra o próprio artista plástico, guiado pelas forças da natureza, visceral, entre o primevo, o primitivo e o refinamento da expressão.

Clevane Pessoa
Porta Honoris Causa pelo CBLP,para oito países Lusófonos.

CENTAURUS

(Para Luiz Carlos RUFO)

Ontem, na Grécia:

Quíron pisoteia o solo
cascos imprimem ritmos primevos e bruscos...
Outros centauros,aprendem e apreendem
a visceral lição da natureza bruta
do mestre formidável.
Crinas e pêlos a tremular
aos ares de Éolo.
belos, aterrorizantes, atraem todavia.

Belicus e ludicus.

Hoje, na terra:

Mórulas,úteros.
Novos centauras brotam de ventres
transitórios, com forças atávicas perenes
na memória ancestral.
E são Poetas.E são artistas.
Sua maneira de trotar
e amar paixonadamente, interpretar
o Tempo de ser, é sua arte, sua poiesis.

À maneira visceral dos míticos
precursores,relincham , riscam o chão,
expressam sem medo.
Ousados, depois da catarse em cores e letras,
vão descansar à sombra dos carvalhos milenares
e brincam com as estrelas acima deles,
ternos, mansos, perplexos e enamorados.

Poetas e artistas:
produtores de idéias,
solidários com o Cosmus,
parceiros, sabem colocar-se
no lugar do OUTRO.
Sempore carentes de compreensão
sobre suas intenções
e expressão metafórica ou metonímica.

Então, enfadados ad nauseam,
às vezes
voltam no espaço-tempo
e agrupam-se à manada primeva,
em arabescos de inspiração.

E, por certo, para eles
é muito difícil
empreender a viagem de volta ao agora...

Clevane Pessoa de Araújo lopes

Belo Horizonte, 20/03/2008

Divulgação:InBrasCi:Diretora Regional em Belo Horizonte -seção da governadoria de MG.

Governadora:Andréia Donadon


INBRASCI:

Presidente -->sede Rio de Janeiro

Chanceler:Édison Almeida (Ilha da Madeira,Portugal)

Marcadores:

domingo, 9 de março de 2008

Édison pereira de Almeida:sobre um pastor de ovelhas & estradas de ferro brasileiras




Uma das fotos mostra a antiga "Maria Fumaça", exposta na Vila Paranapiacaba(perto do "Museu do trem);

A outra é uma imagem de uma das locomotivas, em movimento.

>>>***<<<

O escritor Édison Pereira de Almeida, brasileiro que reside na Ilha da Madeira ,Chanceler do InBrasCi (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais), ama a PAZ e a LIBERDADE e ,nessa linha,é Cônsul de Poetas del Mundo.

Em seu blog, vocês encontram seu livro AVATAR, um e-book cuja explanação remete à sua energia, à sua própria história pessoal, entrançada à História de seu tempo, entrelaçadas ao imaginário de escritor complementado por esse real e pela espitualidade que o norteiam...Um menino fica perplexo com a velha e significativa história do trem brasileiro.Locomotiva presenteada com um nome feminino universal:Maria,mas não uma qualquer, e sim a utilitária, que transporta gentes e coisas.E que solta fumaça pelas ventas, qual dragão fêmea milenar, qual parideira resfolegante, que despeja na estação os frutos trazidos em seu ventre de ferro,qual amante que se agita e resfolega até chegar ao ponto certo, onde ocorre uma "petit mort", mas que pode recomeçar a qualquer instante.A MARIA FUMAÇA...

Clevane Pessoa


Leiam o texto que nos envia:



"António, João dos Anjos, o pastor que desde os 7 anos de idade começou a ser vítima de cegueira por motivos de uma certa falta de cuidados no campo.....com 14 anos ficou completamente cego, no entanto a vida não o dobrou ao meio e nem se deixou abater....

Portugal se emociona com a HISTÓRIA deste PASTOR DE OVELHAS, que há muitos anos , leva-as e as traz, pela senda da vida....orientando-se inicialmente metro a metro, até que aos poucos foi conseguindo superar seus próprios problemas de APARENTE INVISIBILIDADE, e, com 4 sentidos apenas deu UM SENTIDO VERDADEIRO a sua vida, ajudando em toda a labuta da fazenda, onde atua.

Sua esposa o ajuda, mas não o deixa se aperceber das próprias dificuldades, UMA GUERREIRA, que o fez ver o seu verdadeiro valor , sem o mimar e nem o deixar depressivo.

Por este motivo a S.I.C. Sistema Independente de Comunicação, a R.T.P. Rádio e Televisão Portuguesa, têm feito vários documentários a respeito deste NOBRE PASTOR DOS ANJOS, e das ovelhas.

Realmente é uma HISTÓRIA a ser contada em todos os cantos do mundo, pois ajuda em tudo quanto é tarefa da Quinta, sem nenhum problema , superando - os e superando a si mesmo.

Se calhar é este exemplo que muitos de nós precisamos ter para conseguirmos também encontrarmos nossos verdadeiros valores.

E , aproveitando a HONRA que os Amigos das Estradas de Ferro, me dão, pois estando eu em UMA ILHA, sinto-me no Planeta Terra, muito mais que muitos , e claro , agradeço a reportagem que assisti do ANTÓNIO JOÃO DOS ANJOS, para claro, em termos de crônica perguntar a Comunidade de Campos de Jordão, a Comunidade do Vale do Paraíba, a Comunidade do Estado de São Paulo, à Comunidade de todo o Brasil, afinal:

As autoridades estão ficando cada dia mais cegas, pelo brilho do vil metal e nós vamos ser bengalas delas?

Alguém claro, precisa abrir os olhos e até apanhar exemplos como este do Sr. António João dos Anjos ou da nossa amiga Malú Caran que nos anos 80 abandonou a advocacia em Mogi das Cruzes e foi seguindo o JOSÉ, tocador de flauta que a ENCANTOU e mostrou a ela que a LABUTA DO CAMPO, justamente às margens do Rio Parnaíba, permitiria uma verdadeira vivência e não um comodismo urbano e sem graça....depois de uns tempos ela tinha programa na Band e vários pontos de distribuição de produtos da Terra...vindos lá da sua fazenda a beira do rio PARAÍBA....

Lembro-me de tantas histórias que eu poderia contar para que os AMIGOS DA ESTRADA DE FERRO, conseguissem sua maior adesão aos planos de RESTAURO E APRIMORAMENTO das ANTIGAS ESTRADAS DE FERRO, e dos antigos Caminhos de Ferro, assim como de todo o PATRIMÔNIO ARQUITETÔNCO que existe em nosso País e no Planeta Terra, afora outros Patrimônios, de ordem Social, como as antigas moradias dos funcionários da REFESA, que eram verdadeiros mimos a beira da estrada, construidas ao estilo INGLÊS, com arquitetura bem Londrina, o que nos causa bastante espanto, pois o Brasil, era na oportunidade uma Colônia Portuguesa, e de sermos Colonizados, estamos cansados, mas não VENCIDOS.

Sei que sou um PALRADOR quando alguma CAUSA, de mérito me desperta e me chama, acendendo a chama deste velho mas eterno ser que habita o meu ser...e assim sendo, sem delongar-me e nem cansar quem nos lê, quero apenas lembrar, que fui criado em Tremembé, Horto Florestal, Parque Modelo, São Paulo , ao tempo que a MARIA FUMAÇA, fazia o trajeto, desde a Serra da Mantiqueira a outras plagas, como se o infinito se escrevesse em duas paralelas, e lá íamos nós, crianças ainda, CHOCANDO os seus vagões, sentindo a chama diminuta do carvão, qual meteoros que entravam na atmosfera a nos queimar as roupas, a pele, os cabelos, mas que ALEGRIA, que FESTA....!

Os pic nics, indo e vindo com a MARIA FUMAÇA, até mesmo os ALUNOS SALESIANOS, como Abílio Diniz, entre outros, do Liceu Coração de Jesus, quantas e quantas vezes foram e vinham a Sagrado Coração, uma aldeia situada depois de Quitaúna.....onde curiosamente houve o encontro dos Estudantes da U.N.E.

E, se não fossem os Caminhos de Ferro o que seria do Brasil de Antanho e de sempre, se até hoje , Brasil afora há imensos trechos de FERROVIAS em pleno funcionamento e as que não estão em pleno funcionamento , claro ,pararam por interesses escusos e corruptos, porque não há transporte mais interessante para um país como o nosso.

Assim, meus amigos, é claro que eu aceito estar ao Vosso lado e hoje mesmo enviarei todo documento que me enviarem , a EURADA, www.eurada.com e até vocês mesmos podem se CANDIDATAR ao programa de Restauro e Desenvolvimento da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a qual usei muito quando ia a Campos, ao tempo ainda do Governador Ademar de Barros, que lá tinha um PALÁCIO, ...coisas da eterna corrupção dos nossos governantes...

Eu desde criança, sou amante da natureza e dos métodos rudimentares de vencermos etapas, até porque, os métodos tecnológicos, até Charles Chaplin condenou em VIDA MODERNA, o que a ele custou muito, em termos de perseguições e outros impropérios que nem vale a pena a gente relembrar...

Querida amiga MALU ALENCAR, estou aqui em pé e as ordens e não sei se vivo no PRIMEIRO MUNDO, vivo muito O BRASIL, minha Pátria, a América do Sul, América Latina, e todo o quintal dos expropriadores da paz, e da vida LATINA, aqueles que se denominam sim SUPERIORES e, sendo descendentes de ingleses são tão,mas tão, mas tão INTELIGENTES, que copiam tudo, não criam nada, quer saber porque?

É fácil amiga: a BITOLA DA ESTRADA DE FERRO, tem a largura da anca de uma mula....que era o meio de transporte usado anteriormente , .....além disto, a largura de um túnel das Estradas de Ferro, é equivalente a n bitolas ou LARGURA DOS VAGÕES, mais algum espaçozinho...claro economizavam e ainda economizam em tudo....e nem sequer fazer NOVOS CÁLCULOS FIZERAM ATÉ HOJE e sabe porque?

A LARGURA DO TANQUE DE UMA NAVE ESPACIAL E A PRÓPRIA NAVE ESPACIAL, TEM A LARGURA EQUIVALENTE A N BITOLAS OU ANCAS DE MULA....

E como é que um povo como este pode se CALCULAR SUPERIOR se quase nada mudou além claro do sistema informático, estar fazendo o que eles NUNCA SOUBERAM FAZER, e pode acreditar se você pedir a eles para REESTRUTURAREM A MALHA FERROVIÁRIA DO BRASIL OU DO MUNDO a primeira MEDIDA que irão tomar em consideração é a ANCA DE UMA MULA....

Seriam estes senhores ditos PRIMEIRO MUNDISTAS, TÃO MELHORES QUE NÓS mas em que?

Peça a um inglês para mudar o parafuso de uma roda de carro, ele de caras erra, se o carro for BRASILEIRO, pois giraria a ferramenta ao contrario e tudo para eles, está ao contrário do que SOMOS, lembre-se o Hemisfério Norte e o Hemisfério sul giram ao contrário em termos ENERGÉTICOS, basta colocares água em uma pia, lá dentro adicionar um palito e verá que no SUL ele vira anti horário e no Norte vira no sentido Horário ou vice versa, e no Equador, desce na água sem se virar para lado nenhum...

Assim, com este intróito ao que iremos claro, ADERIR A VOSSA CAUSA, deixo aqui uma certeza, existe uma Empresa, em Portugal pertencente a um grande IDEOLOGISTA QUE JÁ FALECEU : Engº Saúde Capela que poderá inclusivamente pela sua atual Gerente e Empresária, MARIA SAÚDE CAPELA, conseguir sim, algumas respostas a respeito do FUTURO que a E.F.C.J. terá entre as paralelas do viver....Capivari, Campos, Vale do Paraíba, e tudo mais é o seu CAMINHO e o Caminho para quem não sabe é chamado O AVATAR em linguagem INDIANA ou sânscrito.

Grande abraço minha querida e a todos amigos das Estradas de Ferro,sejam elas de Trem Bala, ou de Maria Fumaça....

Com o bio diesel sem duvidas que o EFEITO ESTUFA ACABARÁ e todo trem, ou train.....estrangerismo é fogo não é???

Por onde passar o trem, do Pantanal do Amyr Satter ou outro qualquer que utilize BIO DIESEL, também irá colaborar pois gerará o EFEITO GELADEIRA.....algo que meu amigo THOMAS RENATUS FENDEL, entende e bem, .....mas efeito estufa e efeito geladeira é uma outra história que fica para uma outra vez....

Peço perdão mas vocês me emocionaram, o auto exílio tem destas coisas....

Beijos no coração, paz, luz e harmonia praticando o que diz PIERRE WEILL, Reitor da Universidade da PAZ:

Ecologia Pessoal, Social e Planetária .

Conto com o apoio de todos que queiram transformar esta CAUSA em algo que nos fará unir o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste, não com a megalomania , mas com o Estado de Espírito e Consciência do que realmente são os Caminhos de Ferro e sua grande utilidade para todo O PLANETA TERRA.

Quanto mais difícil a Causa maior a MOTIVAÇÃO dos que amam o nosso País e nosso Planeta.

A melhor competição é Energética e para que gastarmos energia a toa se temos tanto a ser feito ainda?

Ou nos libertamos dos algozes, ou então somos mesmo masoquistas.

Anexo o livro O AVATAR, que poderá ser publicado e sua renda servir para esta Causa das Estradas de Ferro.Ali verão a saga do menino que chocava a MARIA FUMAÇA e com o tempo começou a CHOCAR O MUNDO com sua irreverência e forma de contestar ....porque o poder é a inexistência do não poder!

Todos podem e claro precisam saber disto!!!"

Édison Pereira de Almeida
www.ermitaodapicinguaba.com - 1979-2008 E.C.
Brasileiro - Paulistano - Escritor e Argumentista de Cinema e Televisão.
Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.
Consul da LIBERDADE dos Poetas Del Mundo

sábado, 8 de março de 2008

Fernando Barbosa nos homenageia


O fotógrafo e webdesigner Fernando Barbosa nos manda essa homenagem , pelo que muito agradecemos.
Clevane

Espaço Cultural Casa do Fernando ocultar detalhes 13:33 (10 minutos atrás)
para clevane pessoa de araújo lopes
data 08/03/2008 13:33
assunto Re: Especial para você
assinado por yahoo.com.br



Visite!
http://fernandobarbosaesilva.arteblog.com.br
http://fbarbosaesilva.multiply.com
http://fernandobarbosa.slide.com
Fernando Barbosa e Silva
Repórter Fotográfico
Belo Horizonte-MG
- Mostrar texto das mensagens anteriores -

Marcadores:

Artista plástica e poeta Graça Campos,




Artista plástica e poeta Graça Campos, pousa, grácil, entre suas telas.

Marcadores:




Na foto, Graça Campos, com a bela tela ESPERA,que gerou um belo poema a respeito dessa fase tão espacial na vidsa da mulher.Ou será que foi o poema que inspirou a tela/Mas a sorridente artista, formada em letras, é também poeta e então, tudo se entrelaça em lilás e lilases...A cor, a mulher, a flor...
Clevane Pessoa

Lilases, tela de Graça Campos


http://www.blogger.com/img/gl.photo.gif
Add Image

Tela:LILASES, de Graça Campos-artista e poetisa

Marcadores: ,

Clevane Pessoa:Lilith ou Eva



O artista RUFO homanageia esse poememto que escrevi para Masé Soares, que cria PPS para meus pooemas,com sua bela escultura Adão e Eva.

Gostei tanto ao ver, que enviei para todos os meus amigos e amigas.

Hoje, posto aqui, para, além de cumprimentar a Masé pela data 8 de março,homenagear as mulheres de RUFO, incluindo as lindas e talentosas filhas ,as que ele retrata em suas telas ou interpreta nas formas de suas esculturas.Com meu openhorado agradecimento.

Clevane Pessoa

Marcadores:

Caio Lucas:Minha Mulher



Imagem:Cyborgs

Enviado por Schyrlei Pinheiro, ela própria uma hábil poeta, os versos abaixo, de CAIO LUCAS:

Minha mulher
by-Caio Lucas

Não respeito barreiras,
entro pelos atalhos,
faço loucuras,
beijo sem pedir,
sujo de tudo seu corpo
menos de amargura.

Esqueço meu pedaço de corpo
dentro do outro,
faço desvios dentro e fora,
sem temer o não,
no ouvido falo dos meus desejos.

Quero a mulher que me faça sonhar,
sentir a vontade de voltar pra casa,
que me arraste para sua cama,
faça amor gemendo de prazer
e que deixe meu cheiro no corpo.

Quero a mulher vadia das noites,
aquela que conhece o ritmo da paixão,
a que cobra e sabe o momento de dar,
que tinge o cabelo e mela de perfume
o corpo para mostrar o bem querer.

Quero a mulher santa dos dias,
fazendo loucuras escondidas,
com o gosto de desejos espalhados
pelo corpo,
aquela que toma calada sua paixão e cuida.

TROVTrova Especial para o dia da mulher- Clevane Pessoa



Ilustrada pela bela tela da premiada artista Deia Leal(a Poetisa Andréia Donadon, Govenadora do InBrasCi em Mariana, MG-Brasil)

Todos mistérios de Deus,
sintetizados na V*I*D*A,
Ele colocou nos teus
ombros e ovários, querida!

Clevane Pessoa

Marcadores:

quinta-feira, 6 de março de 2008

Luiz Lyrio: 8 de Março – Dia Internacional da Mulher


8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Mulheres
Essas criaturas femininas consideradas por muitos homens, (inclusive por este que vos fala) ininteligíveis (talvez porque seja privilégio somente delas a divina capacidade de dosar na medida certa inteligência e sentimento), nada têm de frágeis. Quanto mais o mundo evolui, menos importância tem a força bruta, atributo essencialmente masculino que levou a Terra ao estado crítico em que se encontra, e mais importância adquirem as mulheres.
Hoje, as mulheres, com sua inteligência e sensibilidade, estão caminhando para compartilhar com os homens a direção do planeta. Somente a participação delas na condução dos destinos do mundo tornará possível repararmos os estragos causados por milênios de domínio masculino na Terra.
Ainda bem que existem as mulheres para decodificarem para nós, homens, o mapa do caminho que leva ao paraíso. Só chega lá o homem que, parceiro e não senhor, coexiste e caminha ao lado de uma dessas maravilhosas criaturas.

Luiz Lyrio - Professor - Bairro União
Tels. (31)34860973/92561840
www.lyr.myblog.com.br

Marcadores: