sexta-feira, 28 de março de 2008

Luciano Podrera:Insalubridades Nunianas.





LUCIANO PODRERA ,ontem , no sarau de poesia da Lagoa do Nado apresentou seu INSALUBRIDADES NUNIANAS -CATHAPLASMAZÁSS ONIXE.

(O sarau acontece às quintas feiras, sob a curadoria do pesquisador e poeta Ricardo Evangelista)apresentou, após a performance de Brenda Marques Pena (Brenda Mars), um libelo poéticoo sobre a mulher, em seu mês, e da intervenção do pp Ricardo,com petalas de rosa e pétalas de seu poemário "Embornal e sons" ,as folhas soltas,escada a cima da sala onde, na biblioteca,o show tocante desenrolou-se.

No folder, encontramos:

INSALUBRIDADES NUNIANAS:"Sob as estéticas do NADA,a apresentação objetiva ,atrevés de uma empírica leitura ocular,apoiar em suportes não convencionais e se tornar um possível instrumento fomentador das faculdades mentais (...)"

CATHAPLASMAZÁSS ONIXE": O nome (...)representa ,de forma lúdica,os inúmeros medicamentos ingeridos pelo mesmo durante o processo de recuperação de sua enfermidade"(...)

Luzes apagadas, texto lido/interpretado à luz lanterna, a voz forte de Podrera foi fundo nos presentes.

Nada no dito, foi ali colocado em vão.Pesquisa e interpretação, montam a manifestação que homanageia também Artaud Antonin Marie Joseph Artaud), um ícone do surrealismo francês e mundial.Sua própria viva entretece-se ao real e ao surreal, pois é internado em um manicômio e sinmetido à eletrochoqueterapia - o que evidentemente mina sua resirtência e genialidade de autor (além de dramaturgo e ator,que chegou a diretor de teatro francês, Artaud era Poeta - e esse, é o mês da poesia também).O grito ("Não quero que ninguém ignore meus gritos de dor e quero que eles sejam ouvidos",escreveu ele a seu médico, cito no folder de Podrera) de um é vasado pela voz de outro.Simbiose e catarse.

Também Bispo, que produziu Arte em manicômio,com vários materiais e vertentes de expressão, foi lembrado, não apenas na palavra do artista,mas ainda, num estandarte onde um boneco, que na cabeça contém pequenos cones de falas, oferecidas à leitura aos especatodres,é depois crucificado numa estratégia criativa.

Essas relembranças, trazidas à cena, por Luciano Podrera, agregam-se às propostas de luta antimanicomial e deveriam ser mostradas nas diversas faculdades de Psicologia do País, pois aos artistas, é concedido o dom da genialidade, da inventiva criativa-e uma apresentação desse jaez, vale mais que leitruas cansativas de certos livros didáticos.Dessa forma, interpretei, há anos, a peça BRINQUEDO PROIBIDO, onde o poeta dramaturgo e Fernando Barbosa, mostra a mente fragmentada por drogadição-e depois a reconstrução de uma jovem adolescente.

A ARTE aproxima, pelos sentidos e emoções, o subjetivo da realidade expressa com beleza, mesmo se retrata horrores.



Assim o própio Podrera explica sua criação cênica e poética:"Texto autoral sob improvisação cência em prosa quimérica,psíquico-monólogo Hum".

Ricardo Evangelista, mostrava sua satisfação por haver Luciano Podrera encontrado sua expressão de verve ao frequentar a Lagoa do Nado, onde realmente, há um número grande de jovens poetas.Sussurrou-me isso quando lá cheguei e depois, ao final do encontro, disse-o publicamente.


O e-mail do autor é cartoonunes@yahoo.com.br

E seu site é

www.blogdopodrera.blogspot.com


Na foto, em preto e branco, o artista .E na colorida, estou entre ele e um participante do CULTURA em MOVIMENTO, que acontece anualmente, promoção do UNIAC, onde estive a convite do Zé Ênio.

Infelizmente, chegamos , os Poetas Claudio Márcio Barbosa, Luiz Lyrio e eu após a performance de Brenda Marques, mas pedirei que um dos presentes nos envie suas impressões para partilhar desse momento com os leitores.A partir das catorze horas, estivemos recolhendo as doações de livros dos poetas doadores , para o evento do dia 30, Paz e Poesia, quando distribuiremos mil livros e cento e cinquenta dois mil folhas com 152 poemas:o número dos poetas que participaram.
Ai nos dirigirmos à Lagoa do nado, começou a chuvarada...enfim...E hoje recolehremos os livros nos centros de Cultura.

À tarde, na casa de Cultura Arte Pela Paz (a ONG fica à Av Olegário Maciel, 1233,aqui em Belo Horizonte), embalaremos tudo que falta, pois muitas pessoas tiveram a delicadeza de fazer a doação já com os livros emnbrulhdos.

Março festeja, além da Mulher,da Poesia e outros ,também o Dia do Artesão, razão pela qual eles serão no grupo focal de presentear.

O evento terá início às dez horas , na feira de artesanato, quando, embrulhados para presente, distribuiremos os volumes e Poesia e as folhas.

Em Belo Horizonte, "Vai chover Poesia"

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial