domingo, 9 de março de 2008

Édison pereira de Almeida:sobre um pastor de ovelhas & estradas de ferro brasileiras




Uma das fotos mostra a antiga "Maria Fumaça", exposta na Vila Paranapiacaba(perto do "Museu do trem);

A outra é uma imagem de uma das locomotivas, em movimento.

>>>***<<<

O escritor Édison Pereira de Almeida, brasileiro que reside na Ilha da Madeira ,Chanceler do InBrasCi (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais), ama a PAZ e a LIBERDADE e ,nessa linha,é Cônsul de Poetas del Mundo.

Em seu blog, vocês encontram seu livro AVATAR, um e-book cuja explanação remete à sua energia, à sua própria história pessoal, entrançada à História de seu tempo, entrelaçadas ao imaginário de escritor complementado por esse real e pela espitualidade que o norteiam...Um menino fica perplexo com a velha e significativa história do trem brasileiro.Locomotiva presenteada com um nome feminino universal:Maria,mas não uma qualquer, e sim a utilitária, que transporta gentes e coisas.E que solta fumaça pelas ventas, qual dragão fêmea milenar, qual parideira resfolegante, que despeja na estação os frutos trazidos em seu ventre de ferro,qual amante que se agita e resfolega até chegar ao ponto certo, onde ocorre uma "petit mort", mas que pode recomeçar a qualquer instante.A MARIA FUMAÇA...

Clevane Pessoa


Leiam o texto que nos envia:



"António, João dos Anjos, o pastor que desde os 7 anos de idade começou a ser vítima de cegueira por motivos de uma certa falta de cuidados no campo.....com 14 anos ficou completamente cego, no entanto a vida não o dobrou ao meio e nem se deixou abater....

Portugal se emociona com a HISTÓRIA deste PASTOR DE OVELHAS, que há muitos anos , leva-as e as traz, pela senda da vida....orientando-se inicialmente metro a metro, até que aos poucos foi conseguindo superar seus próprios problemas de APARENTE INVISIBILIDADE, e, com 4 sentidos apenas deu UM SENTIDO VERDADEIRO a sua vida, ajudando em toda a labuta da fazenda, onde atua.

Sua esposa o ajuda, mas não o deixa se aperceber das próprias dificuldades, UMA GUERREIRA, que o fez ver o seu verdadeiro valor , sem o mimar e nem o deixar depressivo.

Por este motivo a S.I.C. Sistema Independente de Comunicação, a R.T.P. Rádio e Televisão Portuguesa, têm feito vários documentários a respeito deste NOBRE PASTOR DOS ANJOS, e das ovelhas.

Realmente é uma HISTÓRIA a ser contada em todos os cantos do mundo, pois ajuda em tudo quanto é tarefa da Quinta, sem nenhum problema , superando - os e superando a si mesmo.

Se calhar é este exemplo que muitos de nós precisamos ter para conseguirmos também encontrarmos nossos verdadeiros valores.

E , aproveitando a HONRA que os Amigos das Estradas de Ferro, me dão, pois estando eu em UMA ILHA, sinto-me no Planeta Terra, muito mais que muitos , e claro , agradeço a reportagem que assisti do ANTÓNIO JOÃO DOS ANJOS, para claro, em termos de crônica perguntar a Comunidade de Campos de Jordão, a Comunidade do Vale do Paraíba, a Comunidade do Estado de São Paulo, à Comunidade de todo o Brasil, afinal:

As autoridades estão ficando cada dia mais cegas, pelo brilho do vil metal e nós vamos ser bengalas delas?

Alguém claro, precisa abrir os olhos e até apanhar exemplos como este do Sr. António João dos Anjos ou da nossa amiga Malú Caran que nos anos 80 abandonou a advocacia em Mogi das Cruzes e foi seguindo o JOSÉ, tocador de flauta que a ENCANTOU e mostrou a ela que a LABUTA DO CAMPO, justamente às margens do Rio Parnaíba, permitiria uma verdadeira vivência e não um comodismo urbano e sem graça....depois de uns tempos ela tinha programa na Band e vários pontos de distribuição de produtos da Terra...vindos lá da sua fazenda a beira do rio PARAÍBA....

Lembro-me de tantas histórias que eu poderia contar para que os AMIGOS DA ESTRADA DE FERRO, conseguissem sua maior adesão aos planos de RESTAURO E APRIMORAMENTO das ANTIGAS ESTRADAS DE FERRO, e dos antigos Caminhos de Ferro, assim como de todo o PATRIMÔNIO ARQUITETÔNCO que existe em nosso País e no Planeta Terra, afora outros Patrimônios, de ordem Social, como as antigas moradias dos funcionários da REFESA, que eram verdadeiros mimos a beira da estrada, construidas ao estilo INGLÊS, com arquitetura bem Londrina, o que nos causa bastante espanto, pois o Brasil, era na oportunidade uma Colônia Portuguesa, e de sermos Colonizados, estamos cansados, mas não VENCIDOS.

Sei que sou um PALRADOR quando alguma CAUSA, de mérito me desperta e me chama, acendendo a chama deste velho mas eterno ser que habita o meu ser...e assim sendo, sem delongar-me e nem cansar quem nos lê, quero apenas lembrar, que fui criado em Tremembé, Horto Florestal, Parque Modelo, São Paulo , ao tempo que a MARIA FUMAÇA, fazia o trajeto, desde a Serra da Mantiqueira a outras plagas, como se o infinito se escrevesse em duas paralelas, e lá íamos nós, crianças ainda, CHOCANDO os seus vagões, sentindo a chama diminuta do carvão, qual meteoros que entravam na atmosfera a nos queimar as roupas, a pele, os cabelos, mas que ALEGRIA, que FESTA....!

Os pic nics, indo e vindo com a MARIA FUMAÇA, até mesmo os ALUNOS SALESIANOS, como Abílio Diniz, entre outros, do Liceu Coração de Jesus, quantas e quantas vezes foram e vinham a Sagrado Coração, uma aldeia situada depois de Quitaúna.....onde curiosamente houve o encontro dos Estudantes da U.N.E.

E, se não fossem os Caminhos de Ferro o que seria do Brasil de Antanho e de sempre, se até hoje , Brasil afora há imensos trechos de FERROVIAS em pleno funcionamento e as que não estão em pleno funcionamento , claro ,pararam por interesses escusos e corruptos, porque não há transporte mais interessante para um país como o nosso.

Assim, meus amigos, é claro que eu aceito estar ao Vosso lado e hoje mesmo enviarei todo documento que me enviarem , a EURADA, www.eurada.com e até vocês mesmos podem se CANDIDATAR ao programa de Restauro e Desenvolvimento da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a qual usei muito quando ia a Campos, ao tempo ainda do Governador Ademar de Barros, que lá tinha um PALÁCIO, ...coisas da eterna corrupção dos nossos governantes...

Eu desde criança, sou amante da natureza e dos métodos rudimentares de vencermos etapas, até porque, os métodos tecnológicos, até Charles Chaplin condenou em VIDA MODERNA, o que a ele custou muito, em termos de perseguições e outros impropérios que nem vale a pena a gente relembrar...

Querida amiga MALU ALENCAR, estou aqui em pé e as ordens e não sei se vivo no PRIMEIRO MUNDO, vivo muito O BRASIL, minha Pátria, a América do Sul, América Latina, e todo o quintal dos expropriadores da paz, e da vida LATINA, aqueles que se denominam sim SUPERIORES e, sendo descendentes de ingleses são tão,mas tão, mas tão INTELIGENTES, que copiam tudo, não criam nada, quer saber porque?

É fácil amiga: a BITOLA DA ESTRADA DE FERRO, tem a largura da anca de uma mula....que era o meio de transporte usado anteriormente , .....além disto, a largura de um túnel das Estradas de Ferro, é equivalente a n bitolas ou LARGURA DOS VAGÕES, mais algum espaçozinho...claro economizavam e ainda economizam em tudo....e nem sequer fazer NOVOS CÁLCULOS FIZERAM ATÉ HOJE e sabe porque?

A LARGURA DO TANQUE DE UMA NAVE ESPACIAL E A PRÓPRIA NAVE ESPACIAL, TEM A LARGURA EQUIVALENTE A N BITOLAS OU ANCAS DE MULA....

E como é que um povo como este pode se CALCULAR SUPERIOR se quase nada mudou além claro do sistema informático, estar fazendo o que eles NUNCA SOUBERAM FAZER, e pode acreditar se você pedir a eles para REESTRUTURAREM A MALHA FERROVIÁRIA DO BRASIL OU DO MUNDO a primeira MEDIDA que irão tomar em consideração é a ANCA DE UMA MULA....

Seriam estes senhores ditos PRIMEIRO MUNDISTAS, TÃO MELHORES QUE NÓS mas em que?

Peça a um inglês para mudar o parafuso de uma roda de carro, ele de caras erra, se o carro for BRASILEIRO, pois giraria a ferramenta ao contrario e tudo para eles, está ao contrário do que SOMOS, lembre-se o Hemisfério Norte e o Hemisfério sul giram ao contrário em termos ENERGÉTICOS, basta colocares água em uma pia, lá dentro adicionar um palito e verá que no SUL ele vira anti horário e no Norte vira no sentido Horário ou vice versa, e no Equador, desce na água sem se virar para lado nenhum...

Assim, com este intróito ao que iremos claro, ADERIR A VOSSA CAUSA, deixo aqui uma certeza, existe uma Empresa, em Portugal pertencente a um grande IDEOLOGISTA QUE JÁ FALECEU : Engº Saúde Capela que poderá inclusivamente pela sua atual Gerente e Empresária, MARIA SAÚDE CAPELA, conseguir sim, algumas respostas a respeito do FUTURO que a E.F.C.J. terá entre as paralelas do viver....Capivari, Campos, Vale do Paraíba, e tudo mais é o seu CAMINHO e o Caminho para quem não sabe é chamado O AVATAR em linguagem INDIANA ou sânscrito.

Grande abraço minha querida e a todos amigos das Estradas de Ferro,sejam elas de Trem Bala, ou de Maria Fumaça....

Com o bio diesel sem duvidas que o EFEITO ESTUFA ACABARÁ e todo trem, ou train.....estrangerismo é fogo não é???

Por onde passar o trem, do Pantanal do Amyr Satter ou outro qualquer que utilize BIO DIESEL, também irá colaborar pois gerará o EFEITO GELADEIRA.....algo que meu amigo THOMAS RENATUS FENDEL, entende e bem, .....mas efeito estufa e efeito geladeira é uma outra história que fica para uma outra vez....

Peço perdão mas vocês me emocionaram, o auto exílio tem destas coisas....

Beijos no coração, paz, luz e harmonia praticando o que diz PIERRE WEILL, Reitor da Universidade da PAZ:

Ecologia Pessoal, Social e Planetária .

Conto com o apoio de todos que queiram transformar esta CAUSA em algo que nos fará unir o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste, não com a megalomania , mas com o Estado de Espírito e Consciência do que realmente são os Caminhos de Ferro e sua grande utilidade para todo O PLANETA TERRA.

Quanto mais difícil a Causa maior a MOTIVAÇÃO dos que amam o nosso País e nosso Planeta.

A melhor competição é Energética e para que gastarmos energia a toa se temos tanto a ser feito ainda?

Ou nos libertamos dos algozes, ou então somos mesmo masoquistas.

Anexo o livro O AVATAR, que poderá ser publicado e sua renda servir para esta Causa das Estradas de Ferro.Ali verão a saga do menino que chocava a MARIA FUMAÇA e com o tempo começou a CHOCAR O MUNDO com sua irreverência e forma de contestar ....porque o poder é a inexistência do não poder!

Todos podem e claro precisam saber disto!!!"

Édison Pereira de Almeida
www.ermitaodapicinguaba.com - 1979-2008 E.C.
Brasileiro - Paulistano - Escritor e Argumentista de Cinema e Televisão.
Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.
Consul da LIBERDADE dos Poetas Del Mundo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial