quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Convergências – A Poesia Visual de Tchello d’Barros



Acima:Haikais Para os Sem terra-Tchello de Barros



Tchello d'Barros nos envia o convite para a apresentação de sua poesia visual.Ele é poeta e artista pládtico, criativo, retratista e dinâmico.

Veja mais poemas visuais do poetartista em:


www.tchello.art.br tchello@tchello.art.br


Acompanhe abaixo o roteiro de sua mostra:



C O N V I T E
A exposição de poemas visuais “Convergências” – A Poesia Visual de Tchello d’Barros integra a programação da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

A exposição

de poesia publicados – e também alguns cordéis – o escritor e artista visual Tchello d’Barros tem desenvolvido um projeto de itinerância com sua exposição de poesia visual intitulada ‘Convergências’, que apresenta uma retrospectiva de sua produção na modalidade específica da poesia visual, desde 1993, quando produziu o primeiro trabalho. A mostra estreou em João Pessoa /PB, passou discretamente por Maceió/AL e foi apresentada num congresso de literatura lusófona em Blumenau/SC, sendo posteriormente apresentada no Rio de Janeiro/RJ. Após a exposição na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, segue p/ Vitória/ES e em seguida p/ Natal/RN.

Em 2010 cumprirá roteiro por diversas capitais brasileiras. Para essa mostra em Maceió as imagens serão plotadas com impressão digital sobre película adesivada sobre painéis. O autor estará presente na mostra apresentando o trabalho e realizando uma ação de divulgação da poesia visual, essa vertente literária que dialoga com as artes visuais.

Palavraria Pública
A mostra apresenta também o álbum fotográfico Palavraria Pública, um exercício de street photography, onde o autor fotografa – no Brasil e em diversos países - recortes de frases em placas, out-doors, fachadas de lojas, etc, resultando num diálogo inusitado com as obras de Poesia Visual.

Letramorfose
Durante os 10 dias da programação da Bienal, Tchello d'Barros estará também autografando Letramorfose, livro de poemas curtos, os poemínimos, no estande da Biblioteca Estadual | Secult. São micro-poemas arquitetados no conceito verbi-voco-visual, ou seja, que permitem uma leitura semântica, sonora e visual.

Depoimento de Tchello d’Barros

"A Poesia Visual no Brasil tem retomado fôlego após o advento da Internet, onde os autores tem alcançado uma maior visibilidade para sua produção. E nota-se também o surgimento de uma nova geração de poetas visuais, tratando de temas contemporâneos e valendo-se das novas mídias como estratégia de divulgação. Pessoalmente considero interessante também a possibilidade de levar o poema até o público no formato de exposições, o que permite um contato maior com as pessoas, que em geral, ainda desconhecem essa modalidade de expressão literária."



Crítica

Segundo o poeta Hugo Pontes, principal pesquisador de poesia visual no Brasil: “E entre os vários nomes que sobressaem (em âmbito nacional) está o de Tchello d’Barros, poeta visual cuja obra ganha dimensão na atualidade com seus poemas plenamente realizados, dentro de uma proposta visual que prima pela qualidade, remetendo para o observador o desafio que instiga uma interpretação não-linear e de caráter universal. Para tanto é importante que sejam observados nesta mostra, denominada ‘Convergências’, poemas como: A Tei@, Preconceito, Arrobada, Me Dê Cifra, Face Fácil e os outros trabalhos que - com muito humor - nos trazem mensagens de caráter crítico, social, político e econômico sobre os diversos ângulos do nosso cotidiano.”
........................................................................................................


Tchello d'Barros (Brunópolis/SC, 1967) é escritor, artista visual e viajante. Residiu em 12 cidades, sendo 15 anos em Blumenau/SC, onde iniciou a carreira artística. Percorreu 20 países em constantes pesquisas na área cultural e desde 2004 está radicado em Maceió/AL, onde produz obras em desenho, pintura, infogravura, fotografia, instalação e poesia visual. Publica textos regularmente em jornais, revistas, sites e eventualmente ministra palestras, oficinas literárias e cursos de desenho.

Na Literatura, publicou 5 livros de poesia e vários Cordéis. Também publicou textos em mais de 30 coletâneas e antologias. Foi sócio-fundador e presidente da Sociedade Escritores de Blumenau, tendo criado e realizado diversos projetos literários. Foi ainda idealizador e um dos coordenadores do Fórum Brasileiro de Literatura.

Nas Artes Visuais, participou de cerca de 50 exposições, entre individuais e coletivas. Como designer, desenvolveu criações gráficas para agências de publicidade, desenhos para a indústria têxtil e ilustrações para jornais, revistas e livros.

Foi gestor de Literatura do APL Cultura em Jaraguá, é membro fundador e um dos coordenadores do Fórum de Artes Visuais de Alagoas, e integra o Colegiado Setorial de Artes Visuais - Minc/Funarte.




SERVIÇO
Quê: exposição de Poesia Visual ‘Convergências’
Quem: escritor Tchello d’Barros
Local: Centro de Convenções Ruth Cardoso – Maceió/AL
Quanto: Entrada franca
Visitação: 31 out à 08 nov 2009
Horários: 10 às 22h
Coordenação da Bienal: Sheila Maluf
Mais informações: Tchello d’Barros tchello@tchello.art.br





P. s.: aos que não puderem visitar a exposição na Bienal do livro, poderão conferir a versão online, publicada nesta semana no conceituado site Germina Literatura, com direito à entrevista exclusiva de Tchello d'Barros p/ o poeta e jornalista cultural José Aloise Bahia (MG)."

Veja aqui: http://www.germinaliteratura.com.br/2009/artes_tchellodbarros_capa.htm

Divulgaçao:
Clevane Pessoa

Divulgadora Regional do inBrasCi(Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais)
Pesquisadora do MUNAP(Museu Nacional da Poesia)
Vice presidente do IMEL(Intituto Imersão Latina)

Marcadores:

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Casa do Poeta Lindolf Bell-Timbó - Dia do Poeta é lembrado com Exposição -20/10 até 31/10-



Omagem:arte de Allez Pessoa sobre uma foto 3/4 do poeta catarinense.


"Timbó - Dia do Poeta é lembrado com Exposição (20/10 até 31/10)


Para comemorar a passagem do Dia do poeta 20/10, a Fundação Cultural de Timbó em conjunto com a Casa do Poeta Lindolf Bell, está com uma exposição no hall da Prefeitura Municipal de Timbó, retratando a Catequese Poética de Lindolf Bell. O objetivo desta exposição é homenagear todos os poetas timboenses divulgando a poesia para a comunidade em geral e para os colaboradores da Prefeitura. Todos estão convidados a prestigiarem e conhecerem a obra de Bell com maiores detalhes.

A catequese Poética de Lindolf Bell foi um Movimento de divulgação da poesia junto aos mais diversos públicos, utilizando-se dos meios de comunicação menos tradicionais. Iniciada em 1964, projetou o poeta nacionalmente e acabou mobilizando outros artistas a desenvolver uma nova linguagem poética ampliando a intervenção social de jovens escritores. É considerada um marco tanto na cultura popular brasileira como na literatura.

A partir de Lindolf Bell a poesia assumiu sua função transformadora do tempo, do homem e da sociedade. É desta obra que vem sua consagração, pois evidencia a sua determinação em tirar a poesia das gavetas, tornando-a mais acessível através de apresentações, declamações, conferências e debates.Seu ímpeto seguia o impulso de cantar poemas em praça pública. Os movimentos de arte de rua nasceram de sua coragem e a catequese poética ficou conhecida pelo país e exterior.

Seus epigramas em camisetas, demonstravam seu fiel espírito irrequieto e sempre provocador que o identificou ao longo dos anos. Reconhecido na época como o “melhor poeta que interpretou o coração e os anseios da juventude”, “aquele que canta a geração das crianças perdidas” ou até um prosaico “a coqueluche da juventude paulista”. Para nós timboenses, um ícone da poesia que mais se destacou entre os brasileiros nas últimas décadas, digno de nosso respeito e admiração."

O Que: Exposição da Catequese Poética de Lindolf Bell

Quando: 20/10 até 31/10
Local: Prefeitura Municipal de Timbó

Marcadores:

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Poetas del Mundo promovem V Encontro Internacional de Poesia


"Poetas del Mundo promovem V Encontro Internacional de Poesia
De 15 a 25 de outubro, poetas oriundos de 10 países estarão no V Encontro Internacional de Poesia, referido como 'OCTUBRE: Tras las Huellas del Poeta', que ocorrerá nas cidades de Santiago, Valparaíso, Viña del Mar, Isla Negra, Cartagena, Melipilla, San Fernando, Rancagua, Los Vilos, Illapel, Salamanca, Coquimbo, La Serena, Vicuña e Monte Grande, no Chile. O Encontro será coordenado pelo poeta chileno Luis Arias Manzo, fundador do movimento 'Poetas del Mundo', que já está na cidade de Vicuña para as primeiras providências."

Fonte:
Jornal virtual da UBE/Pernambuco

Marcadores:

sábado, 10 de outubro de 2009

ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS



http://chamarteblogspotcom.blogspot.com/2009/10/escritores-e-artistas-da-cidade-criam.html

Sábado, 10 de Outubro de 2009
ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS



O professor , escritor e acadêmico da ACLAREMAS Roque dos Santos,autor de "Um Recanto Brasileiro – A Face Oculta do Racismo”, em foto minha, no XX Encontro do aBrace em março 2007- Hotel Cristal-Montevidéu .Dia da Poesia.

ROQUE MANOEL DOS SANTOS anuncia-me a fundação da ACLAREMAS.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes


Conheci o amigo Roque do Santos (*) em 2007- quando estive no XIX Encontro do Movimento Cultural aBrace, em Montevidéui, Uruguai.Ele, a lançar seu livro "Um Recanto Brasileiro – “A Face Oculta do Racismo” (Edit.aBrace **), e eu, Mulheres de Sal, Água e Afins (Edit.Urbana/RJ-Libergráfica/BH) , além de estar nas antologias "CuentoGotas" e "Letras de Babel") .

Em "Um Recanto Brasileiro – A Face Oculta do Racismo”, Roque, corajosamente, narra as dificuldades que teve em assumir um cargo, no Recanto das Emas, pela cor negra de sua pele.

Eu viajara com Sueli Silva e Ricardo Evangelista, do Sarau Tropeiro, que iria apresentar seu "Poetas Quae sera tamen", nome inspirado no dístico dos inconfidentes, que consta na bandeira de Minas "Libertas Quae sera tamen" e dentro do espetáculo, apresentamos meu poema "Predição", lindamente musicado e com arranjos de Sueli Silva. Nele, eu escrei que "as crianças nascerão cantando ***".Parece que publicitários gostaram a a afirmativa, pois esse poemeto, apresentado no palco do Centro Cultural Belo Horizonte também pelo casal e publicado em antologias, de vez m quando é usado-embora nãono todo- em propagandas comerciais.

No meu aniversáriod este ano, comemorado nos recentos de poetas e artistas La Greppia , aqui em Belo Horizonte, MG-Brasil e depois no Restaurante D.Preta, com a presenta dos poetas do Mural dos escritores, o amigo artista plástico e publicitário Adão Rodrigues, fez-me viver um momento de agradável surpresa e alegria quando,s em saber disto, mandou-me , pela esposa a poeta e arsta plástica Maria Moreira (autora de Objetivo Indefinido, selo IMEL/All Printe que prefaciei)de presente um pastel justamete com a criança nascer sorrindo, acompanhada pela parturiente e palos assitentes e parteiros.Esse poema, quando o escrevi, dediquei à minha saudosa mãe, Terezinha do Menino Jesus da Silva, que , enfermeira obstétrica, inspirava-se no Método Leboyer (nascer sorrindo), acrescentando sua gentileza, carisma e amor pelo outro, para fazer partos .

Pois bem , viajamos às nossas expensas, e tratamos de conhecer -e amar -Montevidéu -andando os três por todas as calle, bibliotecas, feiras culturais e sebos.Trocávamos livros novos por velhos-e foi assim que eu trouxe um precioso Benedetti, um de meus poetas prediletos , na bolsa. um poster poema para o rei dos posteres, Marco llobus, com poema de Lorca, manuscriro, etc,etc.Economizávamos, mas comíamos divinamente em La vegetariana .O povo uruguaio , gentil à bessa com brasileiros, nos levaram á redação de El País, onde trocamos Suplementos Literários de Minas Gerais, gentilmente cedidos por Camila Diniz , a superintendente. E livros.Na biblioteca da Intendência, fomos doar livros de poetas que nos atenderam , ente eles, Opúsculos, de Neuza Ladeira (anomelivros). Enfim , gastamos pouco, e bem, mas no dia do embarque, resolvemos nos cotizar para levar um presente para marcos Llobus, Prsiente da rede catitu e nosso amigo, que se mobilizara para nos ajudar a embracar.Vimos, no aeroporto, um poncho que era "a cara dele", mas pouco antes da compra, descobrimos que teríamos de pagar uma taxa de embarque, que não pagáramos aqui no Brasil.Entei na caixa eletrônica do infraero, mas o cartão realizaca a operação até um vcerto ponto.parece que teria de retirar mais dinheiro que eu queria ounpossúía, então, começamos a virar bolsas e bolsos, para fazer aparecer o valor.o meu caso, faltava-me dez reais.Eu disse:então, ficarei mais uns dias e esperarei que meus filhos me mandem o valor, do basil.Fui informada de que pagaria multa se não embarcasseno prazo informado.Então apareceu o Roque.Que me emprestou a preciosa nota de dez reais.Para cpplementar a taxa e ei poder retornar ao Brasil!

De vez em quando pergunto a ele, para onde deverei enviar esse valor...Ele diz que não preciso...Vou mandar em livros...

Nossa conversa no aerpporto , foi agradabilíssima.ganhei dele o e-mail do enãp Ministro Gilberto Gil, om quem estava acostumado a tomar cafezinho.O MINC nos fornecera as passagens, pelo Intercâmbio Cultural, valor que chegu "na última hora".Qaunse não chegávamos ao Encontro do aBrace.Quando o avião chegou, o encontro jácomeçara.Sozinhos na eroporto, fui negociar a hospedagem no Ciuydad Vieja, uma delícia de lugar simples, cheio de gentes de vários países e onde nos demos super bem , a comer "chivitos"uma mesa com francesas, holandesas, americanos, etc,etc,etc.Uma "mesa de Babel"...
Tomamos banho e saímos em busca do Hotel Cristal.Ao chegar ali, já começara o lançamento do livro bílingue de poemas, Todas as Manzanas del Paraiso (Todas as Maçãs do Paraíso) , de Nina Reis , que é Diretora do MC aBrace em Brasília

E ao começar a segunda fase, Roberto Bianchi, o Diretor uruguaio do aBrace passou-me logo o microfone para discorrer sobre o Dia da Poesia .Sou representante do Movimento aBrace em Belo Horizonte, MG, Brasil-onde resido. Confesso que apesar de estar vestida com simplicidade , cabelos molhados do banho recente, sandálias rasteiras, (saíramos para procurar o endereço do Hotel Cristal e caímos diretamente no coquetel), foi um prazer intenso estar ali, em frente aos poetas conhecidos de fotografia, livro ou Internet, rostos lindos, atentos,a ouvir-me falar sobre o que mais amo.E , entre eles, o hoje amigo Roque.A quem devo Dez Reais...Desnecessário dizer que lobusficou sem o poncho que traríamos para ele, mas ganhou o poster com o poema de Lorca que comprei na feita de antiguidades e cultural da Ciudad Vieja, em Montevidéu.

Mariana Moraes ,cantante uruguaia que residiu no Rio de Janeiro, agraciou-nos com um delicioso repertório de Bossa Nova.Aliás, recebi há poucos dias,a gravação demo de meu poema "Renúncia", adaptado por ela, para o CD "Somente Mulheres" (selo aBrace), organizado por Nina Reis, que mandou-me também o belo encarte, criado pela apurada editora.Renúncia faz parte de uma antologia chamada "Mujeres en el Banquete de Eros, bílingue (Mulheres no Banquete de Eros), que srá lançado em breve, em várias cidades do Brasil e da América Latina.

Eis o comunicado de Roque:



ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS



"Destinada promover e incentivar a produção artística e cultural na cidade, uma nova iniciativa surge no Recanto das Emas.

Trata-se da ACLAREMAS, Academia de Letras, Artes do Recanto das Emas.

O lançamento da Academia foi no dia 22 de setembro, na Biblioteca Lucio Costa, que fica na quadra 302. O lançamento da academia reuniu escritores, acadêmicos e diversos artistas da cidade.

Entre os presentes na inauguração estiveram o professor, Roque Manoel dos Santos, que foi o principal idealizador da academia, Roberto da Ema (famoso por ser o escultor das Emas na entrada da cidade), o pintor Clênio Ventura (que pinta com a boca), o artista plástico Toninho com sua esposa e Marcio Rodrigues, ator do grupo teatral Cara de Palco.

O evento ainda contou com a presença do senhor Marcus Lúcius, jornalista e assessor de comunicações da Administração Regional do Recanto das Emas. Para obter maiores informações sobre a ACLAREMAS basta entrar em contato através do imail: roque.1@brturbo.com.br"

Quem é Roque do Santos:


"Roque Manoel dos Santos, nasceu em São Roque em Minas Gerais em 13 de abril de 1947. É graduado em Geografia pelo UNICEUB e especialista em Formação Socioeconômica do Brasil. Foi Militar da Força Aérea Brasileira, integrou o primeiro grupo de Monitores da Fundação Nacional do Menor FUNABEM em Brasília. Em 1984, foi requisitado para a Presidência da República, onde atuou em diversos setores do Palácio do Planalto.
Em 1994, deu inicio a uma nova atividade na Fundação Educacional, hoje Secretaria de Estado de Educação, ministrando aulas como professor de Geografia e eventualmente Historia.

Foi Coordenador pedagógico, desenvolveu e implantou projetos educacionais no Ensino Médio como: O Globo Terrestre CEM 111, em 2001, organizou a primeira Caminhada Ecológica com todos os alunos do Centro Ensino Médio 111 do Recanto das Emas. Em 2009 criou a Academia de Ciências, Artes e Letras, também no Recanto das Emas, portanto, este é um referencial na região enquanto professor.

É autor de algumas obras como Um Recanto Brasileiro – “A Face Oculta do Racismo”, divulgado no 9º Encuentro Internacional Literário, promovido pela Editora Abrace Internacional, Brasil-Uruguay, em 2007. Em 2008, aconteceu o 10º Encuentro Internacional Literário, na 19ª Feira do Livro de Habana-Cuba, onde foi agraciado com o troféu Abrace de escritores pele sua obra. Participação da Coletânea de contos Internacional, onde apresentou “Os Contos do Recanto” com a participação dos alunos do CEM 804, sendo divulgado na Coréia do Sul, México, Cuba, Itália, California-EUA, Uruguai, Peru, entre outros. No mês de outubro será lançado ensaio A Mulher num Contexto Racista Machista, de Roque Manoel, Cristino Cesário Rocha e John Lan Kart, onde fazem uma retrospectiva da mulher brasileira. Representante da Editora aBrace Internacional, no Recanto das Emas-Brasil/Uruguai. É integrante da UNIÓN HISPANOAMERICANA DE ESCRITORES.
Essa nova proposta de se criar a academia de letras, vem de um sonho antigo de se criar uma instituição que viesse contemplar os escritores, atores, artistas plásticos e outras artes que pudessem trazer para o meio acadêmico estudantes e profissionais das diversas áreas do conhecimento, visando assim o envolvimento de artistas e escritores desconhecidos. Essa instituição trará uma nova visão em termos de letras, por que ela se estenderá até o país vizinho, o Uruguai de onde virão os escritores Roberto Bianchi e Raul Ernesto".

Por:
Erisvaldo Souza
Historiador e Cientista Política - Professor de Sociologia e
História da Universidade Estadual de Goiás e Centro de Ensino Médio 804
Recanto das Emas.


Conheça mais sobre Roque, navegando até seu blog:http://roquemanoel-psdb.blogspot.com/

Divulgação:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Embaixadora Universal da Paz/cerclede Les Ambassadeurs Univ. de La Paix-Genebra, Suiça.
Diretora Regional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG
Cônsul Z-C d Poetas del Mundo em BH
Vice Presidente do IMEL
Representante do MC aBrace
Afiliada à virArte, ALTO, ACL, ASL, ALI, ATRN,SPVA/RN,ONE, ALPAS XXI, AVSPE, AVBL,
Pesquisadora do MUNAP
Acadêmica AFEMIL (posse em nov), da ALB/Mariana.
Marcadores: ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS





---------- Forwarded message ----------
From: ROQUE MANOEL DOS SANTOS
Date: 2009/10/10
Subject: academia
To: clevaneplopes@gmail.com





ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS







Destinada promover e incentivar a produção artística e cultural na cidade, uma nova iniciativa surge no Recanto das Emas. Trata-se da ACLAREMAS, Academia de Letras, Artes do Recanto das Emas. O lançamento da Academia foi no dia 22 de setembro, na Biblioteca Lucio Costa, que fica na quadra 302. O lançamento da academia reuniu escritores, acadêmicos e diversos artistas da cidade. Entre os presentes na inauguração estiveram o professor, Roque Manoel dos Santos, que foi o principal idealizador da academia, Roberto da Ema (famoso por ser o escultor das Emas na entrada da cidade), o pintor Clênio Ventura (que pinta com a boca), o artista plástico Toninho com sua esposa e Marcio Rodrigues, ator do grupo teatral Cara de Palco. O evento ainda contou com a presença do senhor Marcus Lúcius, jornalista e assessor de comunicações da Administração Regional do Recanto das Emas. Para obter maiores informações sobre a ACLAREMAS basta entrar em contato através do imail: roque.1@brturbo.com.br

Marcadores:

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SEGUNDA EDICIÓN DEL CONCURSO INTERNACIONAL


SEGUNDA EDICIÓN DEL CONCURSO INTERNACIONAL
DE MICROTEXTOS “GARZÓN CÉSPEDES” / 2009:
DEL CUENTO DE NUNCA ACABAR, EL DICHO Y EL PENSAMIENTO

La Cátedra Iberoamericana Itinerante de Narración Oral Escénica (CIINOE), con el respaldo de Comunicación, Oralidad y Artes (COMOARTES), S. L. U., convoca la Segunda Edición del Concurso Internacional de Microtextos “Garzón Céspedes”: Del Cuento de Nunca Acabar, el Dicho y el Pensamiento.

Este CONCURSO DE MICROTEXTOS se regirá por las siguientes BASES:

PRIMERA.- Este Concurso, con un Premio Internacional de Microtextos, otorgado a un texto de cualquiera de los géneros incluidos, y tres Premios Internacionales por Género, se convoca para personas de cualquier nacionalidad y residencia con textos en lengua castellana.

SEGUNDA.- Los textos, de temática libre, deberán ser originales e inéditos, y no estar sujetos a compromisos editoriales ni concursando en otros certámenes.

TERCERA.- Cada autor podrá presentar sólo un texto original por cada género siempre que envíe por Internet (único modo de concursar) un único mensaje de participación. Ese mensaje podrá tener entre dos y cuatro Archivos Adjuntos. Un archivo corresponderá a la obra, identificadacon la palabra “cuento de nunca…” o “dicho” o “pensamiento” y un seudónimo; otro archivo tendrá como identificación “datos” el seudónimo. No se sostendrá correspondencia con los participantes hasta el fallo del Jurado, ni se enviará acuse de recibo.

CUARTA.- Los textos en los Archivos Adjuntos deberán ser Archivos de Word, letra ARIAL de 10 puntos y a un espacio, con las siguientes extensiones máximas y condiciones:

Para el Premio de Cuento de Nunca Acabar máximo 50 palabras, en estilo indirecto –tercera persona verbal; para el Premio de Dicho, en prosa , máximo 12 palabras; para el Premio de Pensamiento, en prosa , máximo quince palabras. Las palabras del título, en el Cuento de Nunca Acabar, no deben ser contabilizadas. La participación está pautada en palabras no en espacios ni golpes de tecla, no en líneas.
QUINTA.- Se concederá el Premio Internacional de Microtextos a un texto de cualquiera de los géneros convocados: Este Premio consistirá en una obra gráfica digital de edición única. Y se concederá un Premio Internacional de Cuento de Nunca Acabar, uno de Dicho y uno de Pensamiento, cada uno consistente en obra gráfica digital de edición única. La obra gráfica además incluirá el nombre del galardonado y estará firmada por su autor: F. Garzón Céspedes.

Los Premios serán editados en un número de la Colección Gaviotas de Azogue. El Jurado podrá declarar desiertos hasta dos de los Premios, pero no los cuatro, y podrá otorgarlos compartidos.

SEXTA.- El plazo de admisión de los textos por Internet vence el 31 de Diciembre de 2009, se admitirán aquellos que siendo recibidos el día 1º de Enero hayan sido enviados, según datos del propio mensaje electrónico, el día 31. Los textos que se envíen se dirigirán a: ciinoe@hotmail.com, indicando en el Asunto: Para Concurso de Microtextos “Garzón Céspedes” 2009.SÉPTIMA.- El Jurado, presidido, con voz pero sin voto, por F. Garzón Céspedes, estará integrado por un número impar de destacados escritores, artistas u otros profesionales de unos u otros países. Su composición será dada a conocer junto con los resultados, que deberán fallarse a más tardar el 30 de Abril de 2010 . Los Premios, Menciones y Finalistas del Concurso al participar aceptan, si su texto o textos son elegidos por el Jurado, ceder sus derechos de autor, de modo no exclusivo, para una posible edición en cualquier fecha a partir del fallo, y/o para cualesquiera otras formas de difusión de su texto o textos realizadas, igualmente en cualquier fecha, por el Concurso y/o sus convocantes.

Marcadores:

CONVOCATORIA ANTOLOGÍA 2010 DEL REGISTRO CREATIVO DE LA ACH



Crédito da foto:
Clevane Pessoa



Nela Rios, através da union Hipano Americana , nos repassa ess convocatória:


http://unionhispanoamericana.ning.com/events/convocatoria-antologia-2010


CONVOCATORIA ANTOLOGÍA 2010 DEL REGISTRO CREATIVO DE LA ACH

Agregado por Tanya Tynjälä Pres UHE Finlandia

Detalles del eventoHora: julio 1, 2009 a noviembre 30, 2009
Ubicación: Canadá
Tipo de evento: convocatoria, antología
Organizado por: Tanya Tynjälä Pres UHE Finlandia
Última actividad: Sep 29
CONVOCATORIA ANTOLOGÍA 2010 DEL REGISTRO CREATIVO DE LA ACH

Descripción del eventoCONVOCATORIA (Nota: Es una convocatoria abierta, dirigida tanto a las poetas que están afiliadas al Registro Creativo de la ACH, como a las que no lo estén.)

Antología mural y virtual “El espacio no es un vacío, incluye todos los tiempos”. Consistirá en poemas escritos por las poetas sobre otras poetas (desde la antigüedad a la contemporaneidad.) Antología horizontal y vertical: fuente de revelaciones. En tantos pueblos, ciudades, países hay voces poéticas que se pierden. Tratemos de recuperarlas y compartirlas.

Esta Antología está dedicada a Marta Zabaleta, en celebración de su proyecto “Mujeres y palabras en el mundo” (Women and Words in the World), WWW, una red de auto apoyo y colaboración internacional. Fundada y dirigida por Marta Zabaleta e integrada sólo por mujeres, tiene su sede en Londres, Inglaterra, donde ella reside.

El prólogo de la Antología estará en manos de Gladys Ilarregui. University of Delaware, EE. UU. Ha organizado conferencias, coloquios, e múltiples invitaciones a escritoras con el propósito de promover la poesía iberoamericana. Fundadora de la Fundación Cultural Iberoamericana, Washington DC, EE. UU.

Exposiciones simultáneas: El aspecto Mural de la Antología se expondrá como una de las actividades del Registro Creativo en el 46 congreso de la Asociación Canadiense de Hispanistas, que se realizará en Concordia University, Montreal, Quebec, Canadá, en 2010. Para el aspecto Virtual de la Antología, la editorial canadiense Broken Jaw Press (editor Joe Blades) la pondrá en su sitio Web, como “libro abierto” y podrá ser visitada desde el momento de la inauguración, es decir, mayo 2010, en adelante.

Detalles de la participación y envío:

Cada poeta podrá colaborar con tres (3) poemas, escritos en castellano. Deberá mandar una bio-bibliografía personal, y una bio-bibliografía de la poeta (o poetas) a las que dedica los poemas.
Enviar a Nela Rio nelario@rogers.com con copia a José Antonio Giménez Micó gimenezmico@videotron.ca.

Plazo: El plazo para enviar los poemas y las bio-bibliografías es el 30 de noviembre de 2009. Necesitamos tiempo para que Gladys prepare la introducción y para compaginar la antología Mural y dar tiempo a la editorial para preparar la versión Virtual, y tener todo listo para el lanzamiento durante Congreso de la ACH, 2010.

Solicitamos que reenvíen esta convocatoria a poetas a quienes conozcan para que podamos lograr una antología que responda al deseo de inclusión. ¡Hay tantas poetas que nos están esperando!
Nela Ríos

Marcadores:

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bem Estar


Banner(ALB)



Participei ativamente do Congresso Intenacional L'Espoir sens Frontiers (Esperança sem Fronteiras), aqui em Belo Horizonte, quando, a convite da Dra.Sylvia Maria Von Atzingen Venturoli Auad convidou o programa que eu coordenava no Hospital Júlia Kubtscheck, de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, a ajudar na organização e participar dos trabalhos.
Apesar do HJK ser na região do Barreiro, longe do centro da capital mineira- e tudo acontecia na sede da Associação Médica de Minas Gerais (Av.João Pinheio), organizei uma grade de rodízio, e forma que minha equipe interdisciplinar pudesse participar.Eu sabia, por experiência própria , que faculdades nos oferecem a base , mas atualizações, somente em congressos e seminários, wokshops.Os próprios livros-e sou leitura voraz- ao serem publicados, já estão defasados.Em áreas de Psicologia e Medicina, apenas rev jornais científicos, podem nos fazer alcançar o rápido progressos da Ciência, o jargão profisssional, as récnicas mais hodiernas, as tndências, etc.
Pois uma das coisas que mais apreciei foi no decorrer do congresso em si, ao ouvir os africanos, em seu francês de sotaque ligeiro, referirem-se à saúde, num conceto muito amplo, chamando-a, por exemplo, de bem estar do casal,do adolescente.

Eu já sinalizava sempre(foi nos Anos 90) que no Brasil, "Saúde" é sinônimo de doença.Ou quase.Gravidez na adolescência?Isso é da área da saúde...Sempre acreditei na transversalidade dos temas, das áreas de atuação :para organizar a atençã integral à criança, mulher, saúde e famíla, sempre recorri a equipes intra e intr, transcidisciplinares.Comno não pensar em Educação?Em Serviço Social?Em Comunicação, Artes, Poesia, Literura, Medicina, Direito, Reengenharia Humana, Ecologia?...
Quando alguém adoece, a família adoece, a comunidade, o País, o Mundo:somos todos responsáveis, o coletivo é nossa força...

Lembro-me que à época escrevi durante uma das falas, em fancês ?"Como falar de amor sem entrega plena?", ao declarar-me enganjada no social, pelas minorias, pelas crianças,adolescentes. O jrnalista africano ,Mr. Etienne Sokeng, residente do L"Espoir sens Frontiers"(cuja sede é na Suiça), recebeu o poema e levou-o, para publicar em seu jornal, na África.Não sei sei aconteceu, mas fiquei tocada com esse gesto dele.

Daí em diante, em todas as minhas palestras e conferências - inclusive num simpósio sobre adoção internacional (Lions /Rotary, quando fui representar a então Deputada mineira Elaine Matozinhos), passei a comentar essa expressão tão coerente: "bem-estar de(...) "

Hoje, recebo da Professora e escritora catarinese Urda Alice Klueger, o texto de Italo Gurgel abaixo (em negrito ) onde conta que (...)"Na França, Nicolas Sarkozy anunciou que o Instituto Nacional de Estatísticas vai incorporar às regras contábeis os indicadores de bem-estar"(...).Sábia atitude.Nem dinheiro uma dos motivadores básicos do comportamento humano, por si só, pode responder à necessidade atávica de bem estar que experenciamos, enquanto seres humanos, membros da grande família terrena.Nossa busca, ao longo dos séculos, da necessidade da habitação, ao amor, da procriação à religião, do saber Artes, da POIESIS á Litratura , da nutrição ao afago, é obter o bem estar...Esse , grande motivação básiva que nos mantém vivos e, por consequencia, saudáveis, úteis, felizes...

Leiam:



"Viver e ser feliz
Italo Gurgel



"A tribo neoliberal vai torcer o nariz. Vai achar exótico, incompatível com os padrões contábeis da sociedade capitalista. Mas o indicador da ``Felicidade Interna Bruta`` (FIB) vem aí. E vai dar o que falar.

No próximo dia 28, na Universidade Federal do Ceará, um seminário coloca em discussão os Novos Paradigmas de Desenvolvimento. Uma indagação, pelo menos, é pertinente nesta hora: por que o desenvolvimento econômico, medido pelo PIB, não traz às pessoas nenhuma garantia de felicidade? Sociedades altamente desenvolvidas, com um Produto Interno Bruto dez vezes maior que o da maioria dos países periféricos, apresentam altos índices de suicídios, de violência e distúrbios mentais. Esse indicador, pelo visto, não é confiável. Pode até medir o desempenho econômico, mas não traduz o essencial: o bem-estar da população, a promoção dos valores culturais e de um desenvolvimento socioeconômico sustentável e igualitário, o respeito humano, a capacidade das pessoas de fruírem a vida.

Na França, Nicolas Sarkozy anunciou que o Instituto Nacional de Estatísticas vai incorporar às regras contábeis os indicadores de bem-estar. E o Presidente francês não está ``viajando``. Esse novo conceito é sério, porque impõe ao Estado atentar mais para o bem-estar social, priorizar o homem, valorizar o sentimento de realização e outras expressões de felicidade.

Se a FIB for adotada internacionalmente, a França ficará em excelente posição, uma vez que se levarão em conta critérios como a alta qualidade do serviço de saúde, o sistema previdenciário e o direito a férias prolongadas. Já os Estados Unidos despencarão no ranking, por conta de políticas sociais opostas, baseadas numa cega obediência aos ditames capitalistas, que privatizam os serviços essenciais, colocando-os ao alcance de poucos.

O PIB, espelho da ditadura do capital, logo será um índice anacrônico. Já a FIB, esta vem para ficar, porque se reporta ao que mais importa ao ser humano: viver e ser feliz. "


Fôssemos ratos de laboratótios, apertarísmo cem vez uma pequena alavanca, para obter nossa dose de água:uma gota por vez,quantas precisssemos, para não sofrer sede-mesmo que a sua falta não nos matasse, apenas porque ter sede, nos incomoda. Fôssemos beija-flores, bateríamos as asas milhares de vezes, para obter essa gotícula apaziguadora...

Todas as Leis que privilegiam a humanidade, o homem, ser pensante,pessoas, cada um mutatis mutandi,visam atigir,de uma forma ou de outra, essa zona de conforto traduzida pelo Bem Estar. Não é à toa que, na canícula, ao sol do meio dia, buscamos uma sombra mínima, num deserto,a companhia, na sede, a gota d'água, no despero, um ombro amigo, no pranto, um lenço, na carência afetiva, um carinho, na fome, um pedacinho mastigávelP menos apertado,a sombra, a mão segura, o seio materno... Pelo bem estar, nos agregamos.Ou nos segregamos.E estamos.E somos.
Pensem nisso.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Dra.Honoris Causa em Filosofia Univérsica,
pala ALB/CONALB

Marcadores:

sábado, 3 de outubro de 2009

2-Academia de Letras de Teófilo Otoni-ALTO-Solenidade de posse e premiaçãoa estudantes.





As fots acia são dos adolescentes selecionados no concurso de "Texto Dissertativos", relaizado pela ALTo em parceria com a União estaudantil de Teóflo otoni..Traa-se de alunos do Ensino Mé


A Academia de Letras de Teófilo Otoni foi fundada em 20 de dezembro de 2002.

Sua atual Diretoria está assim composta:

Prsidente:AlmenaieBandeira Rodrigues
Vice Presidente:Elisa Augusta de Andrade Farina.

Secretário Geral:Wilson Colares.

Tesoureiro geral :Leuson Francisco da Cruz
Presidente de Honra:Detsi Gazzinello Jr.

Em 25 de stembro, tomaram posse a qualodade de Membros Correspondentes:

Altamir Freitas Braga (Rio de Janeiro-RJ)
Waltr Teófilo Rocha Garrocho (Barbacena, MG)
Luiz pulo Lyrio de Araújo (Aracaju/SE)
Norma Dis Sares e freiras (Fortaleza/CE)
Daniel Antunes Jr(Belo Horioznte, MG)
JoãoSanos Gomes (Medeiros Neto/Ba)
JoséNoutinho dos Santos(Belo Horiznte, MG)
Jean Albuquerquye (Nova Viçosa, Bahia)
João Marqes de Oliveira (MOntes Claros, MG)
Almir Fernandes de Souza (Nanuque/MG)
Franisco Soriano de Souza Nunes (Rio de Janeiro/RJ)
Clevane Pessoa de Araújo Lopes(Belo Horioznte, MG)
Helena Selma Colen (Ladainha/MG)


Os membros Beneméritos da Academia , são:

MariaJos´Hauesein Freire
Gilbeto ottoni Porto
Theomar Sampaioparaguassu.

São voluntpários:Harkirene Ramos
Irlândio Rodrigues Amaral
Leonardo Nogueira.


Publicação anual:"Café com Letras"-Revista Literária da Academia de Letras de Teófilo Otoni, neste no 7, número 7 (setembro 2009), homenageando a própria cidade sob o tema "A Cidade de Teófilo Otoni, Cantos, Encantos e Recantos".

dio da rede pública e da rede privada do município.

Os jovens e suas familias demonstravam orgulho e alegria ao receberem sua premiações.Louvamos tal iniciativa:uma pessoa em fomação jamais esquece um prêmi literário- o que muita vezes, norteará seu destino de autor, poeta ou prosador.

Marcadores:

1-Academia de Letras de Teófilo Otoni-Solenidade de 25 de setembro de 2009

Depois de havermos recebido o convite e Wilson Colares, Secretário Geral da Academia de Letras e Teófilo Otoni, e aceito a honra,com alegria, pois acreditamos no coletivo -até porque o lema do Movimento Cultural aBrace (Brasil/Uruguai)que represento em Belo Horizonte ,é "Solidariedade entre Criadores", algo pelo qual luto, soubemos que o Professor Luiz Lyrio, belorizontino ora residindo em Aracaju/SE, com quem trabalhamos em Estalo, a Revista,e de quem prefaciamos dois d seus livros (Marcas de Batom e Abdução) e também em em interpretações de poemas e contos, no Restaurante Cozinha de Minas, também tomaria posse .

A solenidade resultou numa grande noite, na Câmara Municipal da cidade-denominada " Cidade das Pedras" -onde logo após aconteceu o "Café Com Letras" e foi distribuída a Revista Literária da Aademia de Letras de Teófilo Otoni"de mesma denominação("Café com Letras"), em ediçõ dedicada á cidade, com o tpitulo geral de "A Cidade de Teófilo Otoni-Cantos,encantos e recantos..."

Ilustrada,homenageia a professora Caminha Frasciani, falecida em 2008(educadora, poetisa e escritora).Também há a homenagem especialíssima a Holda Ottoni Porto Ramos,ira com 92 anos. O autor, Gilberto Ottoni, que a nomeia carinhosament "Didinha", fez o cito pronunciamento em abril deste ano , quando a senhora lançou o livro "Memórias Vivas,Vivas Memórias".Ela é a compositor (Letra e música da Canção à Comunidade, publicada a cita revista, que na verdade, é um livro).


Cada um dos empossados teve seis minutos para seu prinunciamento e foi , me muitos momentos , comoventes.O Prof. Luiz Lrio falou de seu sonho em relação às criaças de nosso país e a leitura , da esperança na Literatura, renovda quando recebeu o convite efoi depois mencionado a encerramento.
Quanto a mim , falei de solidariedade e de minhas afiliações, pois onde vou, as represento.

AGRADEÇO , PENHORADAMENTE, A RECEPÇÃO E ATENÇÃO COM QUE FOMOS AGRACIADOS- UM TRATIVO A MAIS NESSA LINDA FESTA , ONDE CONHECI TÃO INTERESSANTES PESSOAS.





O PATRONO OFICIAL DA ACADEMIA DE TEÓFILO OTONI IMORTAL DA ABL E NATURAL DA CIDADE, em banner.




O Professor Wilson Colares, Secretário Geral da Academia de Letras de Teófilo Otoni, ALTO, conduz com firmeza e brilhantemente a cerimônia de posse dos novéis acadêmicos e a premiação do concurso literário sobre Teófilo Otoni, quando adolescentes, alunos de escolas receberam suas premiações.





Banner e logos da ALTO, com a isignia O Amor Tudo Vence , em Latim




Clevane Pessoa profere discurso de posse.


Luiz Lyrio, com a Presidente da ALTO, profa Amenaide Bandeira Rodrigues, depois de receber o pin PROFERIR O JURAMENTO,e o belo certificado colorido, com o brasão da ALTO.



O professor Luiz Lyrio,Membro Honorário daArcádi em Aracaju, Representante o Movimento Cultural Brace Poeta del Mundo e Embaixador Universal da Paz por Genebra-Suiça (Cercle de Les Ambassadeurs Univers. de La Paix ), mineiro, ora residente em Aracaju, Sergipe.









Clevane Pessoa, na cerimônia de posse na qualidade de Acadêmica Correspondente na ALTO(Teófilo Otoni/MG-Brasil)

Marcadores:

Everi Carrara escreve sobre LUZ NEGRA-DVD de Fernanda Takai

Everi carrara escreve sobre LUZ NEGRA-DVD de Fernanda Takai


Everi Carrara, Representante do Movimento Cultural aBrace em Araçatuba/SP e Cônsul de Poetas del Mundo, apaixonado fã de Fernanda tTakai e sua música,divulgador que é do Pato Fu, nos envia seu comentário sobre LUZ NEGRA:




"Pessoal,recebi o DVD LUZ NEGRA da cantora e amiga FERNANDA TAKAI, escrevi esse texto, postei no telescopio.vze.com
no qual tb se encontra material fornecido por ela sobre sua conquista do PREMIO VMB/MTV e seus agradecimentos.Favor postar o texto abaixo em seu blog/site


FERNANDA TAKAI É INCANSÁVEL!
DVD LUZ NEGRA/fernanda takai

FERNANDA TAKAI acaba de lançar o DVD LUZ NEGRA, um desdobramento do cd ONDE BRILHEM OS OLHOS SEUS,dedicados á NARA LEÃO,nossa eterna musa, nossa cantora preferida. A doce cantora do PATO FU parece incansável, depois de escrever um livro, fazer turnês pelo país a fora, gravar no Japão,e conceder inúmeras entrevistas. Recentemente, conquistou merecidamente prêmios no VMB da MTV como destaque da Música Popular Brasileira.

Fernanda Takai pode ser pop, pode ser MPB, ou o que de melhor ela quiser fazer,é uma mistura de talento, graça e ousadia. Acredito que FERNANDA esteja muito feliz,parece ser uma pessoa iluminada, cheia de vida e musicalidade para compartilhar com sua gente e seus fãs, porque a responsabilidade que lhe adveio deve ter sido imensa,e quase intransponível. Em determinada parte do DVD ela confessa que às vezes ,quando pouco ou nada se espera da realização de algo na vida,eis que nos superamos com irretocável êxito. FERNANDA TAKAI se superou de novo, conseguiu produzir mais uma jóia musical.Consegue fazer reeleituras da Jovem Guarda, de chorinhos e até de coisas pop do Michael Jackson. Acho que FERNANDA TAKAI é incansável!

LUZ NEGRA é um trabalho imperdível, fascinante, memorável, tanto pela capacidade dos músicos,como pelo arremate da iluminação,a equipe de produção,e a escolha do repertório. A reeleitura dos clássicos da bossa nova como insensatez, o barquinho (kobune), ordinary world (da banda oitentista Duran Duran), são plenamente convincentes;gostaria de ouvir e ver FERNANDA interpretando algumas canções de Paul McCartney ,quem sabe, distractions, another day, heart of the country,blackbird...
No DVD encontramos as ótimas releituras de Com açúcar com afeto, Diz que fui por aí, músicas insuperáveis na voz de NARA, que neste trabalho encontramos a guitarra discreta, irrepreensível, sem exageros,clean, de JOHN ULHOA.

Os arranjos foram feitos pelo maestro LULU CAMARGO, espero que FERNANDA sempre o tenha por perto, pois os teclados e arranjos do maestro parecem-me fundamentais para a plasticidade do show, da estética predominantemente suave, neo-bossa novista e pop, que faz de FERNANDA TAKAI e do PATO FU uma referência essencial para quem ainda acredita em boa música nesse caldeirão sonoro mundial.

everi rudinei carrara/http://telescopio.vze.com
jornaltelescopio@gmail.com

Marcadores: