sábado, 10 de outubro de 2009

ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS



http://chamarteblogspotcom.blogspot.com/2009/10/escritores-e-artistas-da-cidade-criam.html

Sábado, 10 de Outubro de 2009
ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS



O professor , escritor e acadêmico da ACLAREMAS Roque dos Santos,autor de "Um Recanto Brasileiro – A Face Oculta do Racismo”, em foto minha, no XX Encontro do aBrace em março 2007- Hotel Cristal-Montevidéu .Dia da Poesia.

ROQUE MANOEL DOS SANTOS anuncia-me a fundação da ACLAREMAS.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes


Conheci o amigo Roque do Santos (*) em 2007- quando estive no XIX Encontro do Movimento Cultural aBrace, em Montevidéui, Uruguai.Ele, a lançar seu livro "Um Recanto Brasileiro – “A Face Oculta do Racismo” (Edit.aBrace **), e eu, Mulheres de Sal, Água e Afins (Edit.Urbana/RJ-Libergráfica/BH) , além de estar nas antologias "CuentoGotas" e "Letras de Babel") .

Em "Um Recanto Brasileiro – A Face Oculta do Racismo”, Roque, corajosamente, narra as dificuldades que teve em assumir um cargo, no Recanto das Emas, pela cor negra de sua pele.

Eu viajara com Sueli Silva e Ricardo Evangelista, do Sarau Tropeiro, que iria apresentar seu "Poetas Quae sera tamen", nome inspirado no dístico dos inconfidentes, que consta na bandeira de Minas "Libertas Quae sera tamen" e dentro do espetáculo, apresentamos meu poema "Predição", lindamente musicado e com arranjos de Sueli Silva. Nele, eu escrei que "as crianças nascerão cantando ***".Parece que publicitários gostaram a a afirmativa, pois esse poemeto, apresentado no palco do Centro Cultural Belo Horizonte também pelo casal e publicado em antologias, de vez m quando é usado-embora nãono todo- em propagandas comerciais.

No meu aniversáriod este ano, comemorado nos recentos de poetas e artistas La Greppia , aqui em Belo Horizonte, MG-Brasil e depois no Restaurante D.Preta, com a presenta dos poetas do Mural dos escritores, o amigo artista plástico e publicitário Adão Rodrigues, fez-me viver um momento de agradável surpresa e alegria quando,s em saber disto, mandou-me , pela esposa a poeta e arsta plástica Maria Moreira (autora de Objetivo Indefinido, selo IMEL/All Printe que prefaciei)de presente um pastel justamete com a criança nascer sorrindo, acompanhada pela parturiente e palos assitentes e parteiros.Esse poema, quando o escrevi, dediquei à minha saudosa mãe, Terezinha do Menino Jesus da Silva, que , enfermeira obstétrica, inspirava-se no Método Leboyer (nascer sorrindo), acrescentando sua gentileza, carisma e amor pelo outro, para fazer partos .

Pois bem , viajamos às nossas expensas, e tratamos de conhecer -e amar -Montevidéu -andando os três por todas as calle, bibliotecas, feiras culturais e sebos.Trocávamos livros novos por velhos-e foi assim que eu trouxe um precioso Benedetti, um de meus poetas prediletos , na bolsa. um poster poema para o rei dos posteres, Marco llobus, com poema de Lorca, manuscriro, etc,etc.Economizávamos, mas comíamos divinamente em La vegetariana .O povo uruguaio , gentil à bessa com brasileiros, nos levaram á redação de El País, onde trocamos Suplementos Literários de Minas Gerais, gentilmente cedidos por Camila Diniz , a superintendente. E livros.Na biblioteca da Intendência, fomos doar livros de poetas que nos atenderam , ente eles, Opúsculos, de Neuza Ladeira (anomelivros). Enfim , gastamos pouco, e bem, mas no dia do embarque, resolvemos nos cotizar para levar um presente para marcos Llobus, Prsiente da rede catitu e nosso amigo, que se mobilizara para nos ajudar a embracar.Vimos, no aeroporto, um poncho que era "a cara dele", mas pouco antes da compra, descobrimos que teríamos de pagar uma taxa de embarque, que não pagáramos aqui no Brasil.Entei na caixa eletrônica do infraero, mas o cartão realizaca a operação até um vcerto ponto.parece que teria de retirar mais dinheiro que eu queria ounpossúía, então, começamos a virar bolsas e bolsos, para fazer aparecer o valor.o meu caso, faltava-me dez reais.Eu disse:então, ficarei mais uns dias e esperarei que meus filhos me mandem o valor, do basil.Fui informada de que pagaria multa se não embarcasseno prazo informado.Então apareceu o Roque.Que me emprestou a preciosa nota de dez reais.Para cpplementar a taxa e ei poder retornar ao Brasil!

De vez em quando pergunto a ele, para onde deverei enviar esse valor...Ele diz que não preciso...Vou mandar em livros...

Nossa conversa no aerpporto , foi agradabilíssima.ganhei dele o e-mail do enãp Ministro Gilberto Gil, om quem estava acostumado a tomar cafezinho.O MINC nos fornecera as passagens, pelo Intercâmbio Cultural, valor que chegu "na última hora".Qaunse não chegávamos ao Encontro do aBrace.Quando o avião chegou, o encontro jácomeçara.Sozinhos na eroporto, fui negociar a hospedagem no Ciuydad Vieja, uma delícia de lugar simples, cheio de gentes de vários países e onde nos demos super bem , a comer "chivitos"uma mesa com francesas, holandesas, americanos, etc,etc,etc.Uma "mesa de Babel"...
Tomamos banho e saímos em busca do Hotel Cristal.Ao chegar ali, já começara o lançamento do livro bílingue de poemas, Todas as Manzanas del Paraiso (Todas as Maçãs do Paraíso) , de Nina Reis , que é Diretora do MC aBrace em Brasília

E ao começar a segunda fase, Roberto Bianchi, o Diretor uruguaio do aBrace passou-me logo o microfone para discorrer sobre o Dia da Poesia .Sou representante do Movimento aBrace em Belo Horizonte, MG, Brasil-onde resido. Confesso que apesar de estar vestida com simplicidade , cabelos molhados do banho recente, sandálias rasteiras, (saíramos para procurar o endereço do Hotel Cristal e caímos diretamente no coquetel), foi um prazer intenso estar ali, em frente aos poetas conhecidos de fotografia, livro ou Internet, rostos lindos, atentos,a ouvir-me falar sobre o que mais amo.E , entre eles, o hoje amigo Roque.A quem devo Dez Reais...Desnecessário dizer que lobusficou sem o poncho que traríamos para ele, mas ganhou o poster com o poema de Lorca que comprei na feita de antiguidades e cultural da Ciudad Vieja, em Montevidéu.

Mariana Moraes ,cantante uruguaia que residiu no Rio de Janeiro, agraciou-nos com um delicioso repertório de Bossa Nova.Aliás, recebi há poucos dias,a gravação demo de meu poema "Renúncia", adaptado por ela, para o CD "Somente Mulheres" (selo aBrace), organizado por Nina Reis, que mandou-me também o belo encarte, criado pela apurada editora.Renúncia faz parte de uma antologia chamada "Mujeres en el Banquete de Eros, bílingue (Mulheres no Banquete de Eros), que srá lançado em breve, em várias cidades do Brasil e da América Latina.

Eis o comunicado de Roque:



ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS



"Destinada promover e incentivar a produção artística e cultural na cidade, uma nova iniciativa surge no Recanto das Emas.

Trata-se da ACLAREMAS, Academia de Letras, Artes do Recanto das Emas.

O lançamento da Academia foi no dia 22 de setembro, na Biblioteca Lucio Costa, que fica na quadra 302. O lançamento da academia reuniu escritores, acadêmicos e diversos artistas da cidade.

Entre os presentes na inauguração estiveram o professor, Roque Manoel dos Santos, que foi o principal idealizador da academia, Roberto da Ema (famoso por ser o escultor das Emas na entrada da cidade), o pintor Clênio Ventura (que pinta com a boca), o artista plástico Toninho com sua esposa e Marcio Rodrigues, ator do grupo teatral Cara de Palco.

O evento ainda contou com a presença do senhor Marcus Lúcius, jornalista e assessor de comunicações da Administração Regional do Recanto das Emas. Para obter maiores informações sobre a ACLAREMAS basta entrar em contato através do imail: roque.1@brturbo.com.br"

Quem é Roque do Santos:


"Roque Manoel dos Santos, nasceu em São Roque em Minas Gerais em 13 de abril de 1947. É graduado em Geografia pelo UNICEUB e especialista em Formação Socioeconômica do Brasil. Foi Militar da Força Aérea Brasileira, integrou o primeiro grupo de Monitores da Fundação Nacional do Menor FUNABEM em Brasília. Em 1984, foi requisitado para a Presidência da República, onde atuou em diversos setores do Palácio do Planalto.
Em 1994, deu inicio a uma nova atividade na Fundação Educacional, hoje Secretaria de Estado de Educação, ministrando aulas como professor de Geografia e eventualmente Historia.

Foi Coordenador pedagógico, desenvolveu e implantou projetos educacionais no Ensino Médio como: O Globo Terrestre CEM 111, em 2001, organizou a primeira Caminhada Ecológica com todos os alunos do Centro Ensino Médio 111 do Recanto das Emas. Em 2009 criou a Academia de Ciências, Artes e Letras, também no Recanto das Emas, portanto, este é um referencial na região enquanto professor.

É autor de algumas obras como Um Recanto Brasileiro – “A Face Oculta do Racismo”, divulgado no 9º Encuentro Internacional Literário, promovido pela Editora Abrace Internacional, Brasil-Uruguay, em 2007. Em 2008, aconteceu o 10º Encuentro Internacional Literário, na 19ª Feira do Livro de Habana-Cuba, onde foi agraciado com o troféu Abrace de escritores pele sua obra. Participação da Coletânea de contos Internacional, onde apresentou “Os Contos do Recanto” com a participação dos alunos do CEM 804, sendo divulgado na Coréia do Sul, México, Cuba, Itália, California-EUA, Uruguai, Peru, entre outros. No mês de outubro será lançado ensaio A Mulher num Contexto Racista Machista, de Roque Manoel, Cristino Cesário Rocha e John Lan Kart, onde fazem uma retrospectiva da mulher brasileira. Representante da Editora aBrace Internacional, no Recanto das Emas-Brasil/Uruguai. É integrante da UNIÓN HISPANOAMERICANA DE ESCRITORES.
Essa nova proposta de se criar a academia de letras, vem de um sonho antigo de se criar uma instituição que viesse contemplar os escritores, atores, artistas plásticos e outras artes que pudessem trazer para o meio acadêmico estudantes e profissionais das diversas áreas do conhecimento, visando assim o envolvimento de artistas e escritores desconhecidos. Essa instituição trará uma nova visão em termos de letras, por que ela se estenderá até o país vizinho, o Uruguai de onde virão os escritores Roberto Bianchi e Raul Ernesto".

Por:
Erisvaldo Souza
Historiador e Cientista Política - Professor de Sociologia e
História da Universidade Estadual de Goiás e Centro de Ensino Médio 804
Recanto das Emas.


Conheça mais sobre Roque, navegando até seu blog:http://roquemanoel-psdb.blogspot.com/

Divulgação:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Embaixadora Universal da Paz/cerclede Les Ambassadeurs Univ. de La Paix-Genebra, Suiça.
Diretora Regional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG
Cônsul Z-C d Poetas del Mundo em BH
Vice Presidente do IMEL
Representante do MC aBrace
Afiliada à virArte, ALTO, ACL, ASL, ALI, ATRN,SPVA/RN,ONE, ALPAS XXI, AVSPE, AVBL,
Pesquisadora do MUNAP
Acadêmica AFEMIL (posse em nov), da ALB/Mariana.
Marcadores: ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS





---------- Forwarded message ----------
From: ROQUE MANOEL DOS SANTOS
Date: 2009/10/10
Subject: academia
To: clevaneplopes@gmail.com





ESCRITORES E ARTISTAS DA CIDADE CRIAM A ACLAREMAS







Destinada promover e incentivar a produção artística e cultural na cidade, uma nova iniciativa surge no Recanto das Emas. Trata-se da ACLAREMAS, Academia de Letras, Artes do Recanto das Emas. O lançamento da Academia foi no dia 22 de setembro, na Biblioteca Lucio Costa, que fica na quadra 302. O lançamento da academia reuniu escritores, acadêmicos e diversos artistas da cidade. Entre os presentes na inauguração estiveram o professor, Roque Manoel dos Santos, que foi o principal idealizador da academia, Roberto da Ema (famoso por ser o escultor das Emas na entrada da cidade), o pintor Clênio Ventura (que pinta com a boca), o artista plástico Toninho com sua esposa e Marcio Rodrigues, ator do grupo teatral Cara de Palco. O evento ainda contou com a presença do senhor Marcus Lúcius, jornalista e assessor de comunicações da Administração Regional do Recanto das Emas. Para obter maiores informações sobre a ACLAREMAS basta entrar em contato através do imail: roque.1@brturbo.com.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial