terça-feira, 29 de julho de 2008

Destaques da Semana no PORTA-CURTAS PETROBRÁS



Gosto de curtas e paso um bom tempinho vasculhando o Porta-Curtas

» Não perca os destaques da semana!


"Olá, clevane pessoa de araújo lopes,
Confira as novidades da semana!!

Caso queira deixar de receber este informativo, por favor altere seu cadastro.


Novela Vaga
Confira essa perfeita receita para um cinema cabeça que vai render ao menos uma boa conversa de bar.


"Célia e Rosita
Duas velhas amigas abandonam o rótulo de terceira idade e partem para a maior aventura de suas vidas. Uma curta atuação da genial Dercy Gonçalves, a eterna desbocada, orgulho maior da sem-vergonhice brasileira, no bom e, principalmente, no duplo sentido!"

» "Uma reverência à rainha da irreverência"




Pax
Política e religião não se discutem? Só se você não for um rabino, um padre ou um monge budista. Nessa animação vai voar massinha pra todo lado!
» Concorrência Espiritual




Gentileza
Há 90 anos nascia o Profeta Gentileza, a última voz da consciência cordial carioca que reencarna nesse poético documentário. E na pele do mesmo diretor e ator de "Novela Vaga", Dado Amaral.
» Gentileza gera gentileza, já dizia o profeta dos ônibus e viadutos cariocas




O Nosso Livro
Se você achava que uma biblioteca seria o último lugar para encontrar alguém, esqueça os livros de auto-ajuda e caia matando na literatura de verdade. Aí você vai se dar bem que nem o Marcos Caruso e a Vera Hotz.
» Viu como ler é uma boa?




Irmãos de Rim
Histórias sobre a vida e a fé de pessoas que tem no transplante sua única esperança. Dispa-se dos preconceitos e aprenda um pouco mais sobre a nobre atitude da doação de órgãos.
» Lição de vida









O que que é isso?
A locaweb, empresa de hospedagem de sites, está apresentando uma série de websódios cômicos produzidas pela O2. Clique aqui e curta essa idéia.



Divirta-se e até a próxima,

A Redação "

Em homenagem a Dercy Gonçalves, neste mês de sua partida, apresentamos a ficha técnica, constante no PORTA_CURTAS PETROBRÁS e a foto da macróbia e querida artista nacional:




"Célia e Rosita


Gênero Ficção


Diretor Gisella de Mello


Elenco Cleyde Yáconis, Dercy Gonçalves, Dirce Mogliaccio, Marcelo Serrado


Ano 2000


Duração 13 min


Cor Colorido


Bitola 35mm


País Brasil





Duas senhoras entediadas com suas vidas fazem um pacto só revelado ao final. Para isto, fazem uma viagem no tempo contracenando com personagens da nossa história audiovisual.



Adicione este
filme na pasta:


Entrada[Nova pasta]




Ficha Técnica


Produção Ailton Franco Jr. Fotografia Paulo Jacinto dos Reis Roteiro Gisella de Mello, Mathilda Kovieks, Bárbara Harrington Edição Virginia Flores, Snir Wine Som Direto Virginia Flores, Walter Goulart

Direção de Arte Bia Junqueira, Henrique Mourthe Trilha original Rodrigo Marçal, Claudia Olivotto"


Fonte da imagem e matéria:http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?cod=282&exib=2636

Divulgação:

Clevane Pessoa de Araújo lopes

Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte, MG.

InBrasCi--->Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.

Marcadores:

Banda Maria Pretinha-31 de julho-Belo Horizonte


Veja o flyer em anexo.



"NÃO PERCAM O SHOW DA BANDA MARIA PRETINHA.

DIA 31 DE JULHO DESPEDIDA DAS FÉRIAS

Estúdio B (Av. do Contorno, 3849 - São Lucas)

a partir das 22h.



Esperamos todos lá."

e-mail:Maria Pretinha"





Aproveite e conheça a BANDA MARIA PRETINHA.

Acesse os links




http://www.myspace.com/mariapretinha



http://www.mariapretinha.musicblog.com.br

http://www.palcomp3.com.br/mariapretinha



http://www.bandasdegaragem.com.br/mariapretinha



Saiba das ultimas noticias da Banda Maria Pretinha no
acesse:
http://mpvozesdomorro.musicblog.com.br/



Contatos para Show: Cilene Motta - (031) 87832171 / (031)34127231 / (031) 34918706

Marcadores:

ANIMAIS QUE PLANTAM GENTE- Sandra Fayad




Fotos:meu cãozinho Lucky, que replantou-me a alegria, em um luto prolongado(Clevane)
O lindo convite de Sandra Fayad, para o lançamento de ANIMAIS QUE PLANTAM GENTE

"Prezados Amigos.


"Tenho prazer de transmitir-lhes o convite formulado pelas Empresas Livraria Cultura e LGE Editora, para o evento de lançamento do meu livro Animais que Plantam Gente. Na ocasião, durante o coquetel, conversaremos também sobre a nossa experiência na criação e administração da Horta Comunitária 713 Norte.

Convite e detalhes sobre o livro em anexo.

Mais a respeito no link:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/eventos/resenha.asp?nevento=3900&tipoEvento=autografo&sid=0188194251062380274107481&k5=B87587A&uid=184701472945472



Contamos com sua presença.



Atenciosamente



S a n d r a F a y a d

http://www.sandrafayad.prosaeverso.net/

http://www.abrali.com/000membros/st/sandrafayad/index.htm

Livro “Animais que Plantam Gente” - Ed. LGE

Horta Comunitária 713 Norte:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49013426



Em janeiro, publicamos uma entrevista com a autora no site do T-Bone( ), e ainda em http://clevanepessoaentrevista.blogspot.com, em http://ocasoespetacular.blogspot.com

Leia , na íntegra:

Entrevista de Sandra Fayad
Entrevista de Sandra Fayad publicada no site da escritora Clevane Pessoa. Boa Leitura!!

Nome, nome artístico, dia e mês de nascimento, naturalidade, estado civil, profissão-e o que mais vc achar importante(e-mail, site, o que quiser)...
Por parte de mãe sou Fayad (libanês), por parte de pai André por registro, mas o sobrenome mais usado pela família é Abrahão (sírio). Fiquei sendo Sandra Fayad André. Prefiro ser conhecida por Sandra Fayad para não haver confusão. Nasci no dia 15 de fevereiro, em pleno domingo de carnaval, em Catalão (GO), sou do tempo do desquite (quando ainda não havia divórcio) e economista, especializada em mercado financeiro, por formação e profissão. Escrevo em prosa e verso (crônicas, contos e poesias), meu e-mail é sandrafayad@brturbo.com.br e meu site com o título Proseando em Versos é http://www.sandrafayad.prosaeverso.net/

:: Perguntas

1)Sandra, você começou a sentir-se inspirada a escrever poemas a partir de quando?

Dos doze aos quatorze anos de idade já escrevia em prosa e verso movida pela saudade da família, que estava distante. Dos 14 aos 19 anos li muito, mas apenas copiei trechos de livros em álbuns, que ainda tenho guardados. Na seqüência veio o primeiro emprego, o casamento e o nascimento da minha filha. Seis anos depois a separação, coincidindo com a volta à literatura.

2)Escreve a qualquer momento ou tem algum ritual ,hora, lugar, etc?
Escrevo a qualquer momento, mesmo que tenha barulho por perto, Só não gosto de ser interrompida. Mas prefiro o sossego das 22 h. até mais menos 01 h da manhã..

3)Qual a profissão que exerce?Gosta do que faz?Qual a sua vivência mais significativa?Estou aposentada da minha profissão de economista, mas nunca parei de trabalhar e acho que não pararei enquanto viver. No momento, além da Literatura, que toma a metade do meu tempo entre leitura, escrita e comunicação, sou voluntária na ONG T-Bone de Projetos Culturais e me dedico diariamente à Horta Comunitária da 713 Norte, em Brasília. Hoje só faço o que me agrada, em contrapartida à pressão funcional vivenciada nos últimos anos do Serviço Público.
No entanto, sempre me adaptei bem ao trabalho que executava e ao que atualmente executo. A realidade mais significativa é a do momento, a que estou vivenciando. Não me ligo muito ao passado. Estou sempre presente no presente, olhando em direção ao futuro.

4)Publicou algum livro(de papel ou e-book), participa de antologias, etc?

Clevane, admiro e prestigio meus amigos escritores que publicam seus livros ( muitos belíssimos), mas tenho pouco tesão para publicar meus livros, por causa da burocracia e dos custos exorbitantes. Tenho material separado para dois livros solo, mas fico ensaiando...ensaiando...e não saio do lugar. Já participei de duas Antologias, de três e-books e um anuário, além de ser colunista semanal do Jornal Diário de Catalão.
5)Quel o seu maior desejo, em relação à literatura?
Sinto-me envaidecida quando recebo elogio por algum trabalho e, como todo mundo, quero continuar sendo reconhecida por aquilo que consigo fazer de positivo.
Mas não sei fazer marketing pessoal ou profissional. Acho que tenho até preguiça. Gosto de ficar quieta no meu cantinho, repassando para os amigos os textos que suponho ser de seu agrado, e vou levando... Se o sucesso tiver que vir, virá. É assim meio que "ficar esperando que caia dos céus", com os pés bem fincados no chão.

6)Acredita que o poeta deve enganjar-se em causas sociais, respiondendo às perprectivas da poesis grga, ou deve ater-se a escrever de forma bonita, sobre diversos temas..

Deve engajar-se sim em causas sociais. No momento estou envolvida com duas. Uma é o Projeto Parada Cultural do T-Bone e outra a Horta Comunitária. Através deles tenho conseguido oferecer meus conhecimentos, experiências e aptidões a um grande número de pessoas que me dão em troca material riquíssimo para os meus trabalhos literários. É uma troca espetacular.. Creio que todo escritor que participa de projetos assim acaba sendo duplamente beneficiado: pela oportunidade de se doar e pela possibilidade de receber e devolver, gerando uma corrente com elos permanentes de integração completa.

7)De que forma sua família a vê, enquanto poeta?
A família é bem grande.
Minha filha e meus netos estão sempre correndo contra o tempo, com os horários comprimidos nos dias úteis e com programas de descanso e lazer nos fins de semana e nas férias. Elogiam um ou outro trabalho, quando descobrem que foi bem aceito pelos amigos e pela imprensa. Meus cinco irmãos e parte dos sobrinhos são mais presentes e solidários. Recebo também atenção especial de alguns primos e tias, que consideram a maioria dos meus textos interessantes. Não cobro maior participação. Acho que está de bom tamanho assim como está.

8)No Mundo e no Brasil, hoje, qual o papel da Internet para a divulgação e estímulo da poesia?É um veículo excelente, que oferece opções variadas e custo baixíssimo. Através da internet, são revelados talentos, que jamais seriam conhecidos duas décadas atrás;
Os e-books ganham cada vez mais espaços; as formatações ilustradas e com som enriquecem o conteúdo; as poesias declamadas pelos próprios autores apresentam a entonação desejada; a interação on-line permite que recebamos a crítica do leitor assim que inserimos o texto e que saibamos o quanto ele agradou ou desagradou. Além disso, podemos conhecer autores e trabalhos de poetas de todo o mundo, já traduzidos para a língua nativa, bem como nos surpreender com nossos textos lidos em outros continentes.
O único inconveniente é que, se não formos seletivos, acabamos estressados com tantas mensagens para ler e responder.

9)Pertence a que grupos, agremiações de Literatura?
Faço parte de alguns Grupos na internet como Poetas del Mundo, Vânia Diniz, Abrali, Academia Virtual Sala de Poetas, Falar Poesia, mas participo eventualmente por pura falta de tempo. Escrevo também para alguns portais, sites e blogs: Recanto das Letras, o seu Clevane, da Anna Muller, do T-bone, do Portal Catalão. Sou colunista quinzenal nos sites Carlos Roberto Lemberg, Vânia Diniz, Membro Acadêmico da Abrali e da Academia Virtual Sala de Poetas (Patronesse), colunista semanal do Diário de Catalão (impresso), membro do Grupo GUARARTE de poetas, em Brasília; participo dos eventos culturais da ONG T-Bone, onde faço trabalho voluntário; administro a Horta Comunitária da 713 Norte. Estou mais ocupada que a filha e os netos. Portanto, nem posso criticá-los.

10)Qual seu maior desejo, em relação ao própio ofício de Poetizar ?
Editar um livro com as poesias que fiz para homenagear as plantas e os animais: suas preferências, hábitos, sensibilidades, características individuais e sentimentos, que formam as suas personalidades. Descobri cada coisa interessante sobre eles nas minhas pesquisas!

11)O que mais gosta de escrever, Prosa ou Poesia?Por que?
Gosto de ambas. Depende do momento e do tema. Tenho mais facilidade para a Poesia. Nela o resultado é imediato, pois consigo vê-la pronta e acabada em poucos minutos. É sempre assim: brota repentinamente uma frase qualquer e tudo acontece sem controle. Nunca sei quantos versos terá, nem como vai terminar.
Isto é muito excitante. Já a prosa sempre me deixa um pouco insegura quanto à exata transmissão do conteúdo. Fica sempre a pergunta: será que me fiz entender?

12)Deixe uma mensagem...

Nós, os humanos, precisamos nos convencer de que somos apenas súditos da natureza. Observemos as plantas e os animais. Eles, sim, são nossos mestres e senhores.

Clevane, muito obrigada por prestigiar-me também com esta entrevista. Sinto muito respeito e admiração pelo seu talento e pelo trabalho que realiza.


E, abaixo,uma reportagem sobre Sandra Fayad, em neliaf.multiply.com/journal/item/914/Sandra_a. .. :

"Sandra, a jardineira fiel

O alecrim-do-campo serve para combater reumatismo, bronquite e má digestão. A tensão e o estresse podem se resumir à lembrança de um mal-estar natural do dia-a-dia, se você tomar um chá de folhas ou flores de alfazema. A cânfora, a losna e o poejo podem ser úteis na hora de melhorar a respiração, espantar cólicas e vermes ou enfrentar uma gripe ou forte resfriado com menos desconforto. Receitas das avós, tradição de cura pelas plantas ou estratégia caseira de ter à mão uma boa variedade de opções. Não importa, o que interessa à poeta e economista Sandra Fayad é cultivar uma velha paixão: fazer brotar no quintal, na chácara ou no jardim canteiros de plantas medicinais, aromáticas ou de valor simplesmente estético.

A natureza sempre em primeiro lugar. Fruteiras, roseirais ou um belo e rico ervanário para atender à família e aos vizinhos, isso é o que toca o espírito de Sandra. Atender não somente vizinhos e conhecidos, mas também aqueles que se interessam pelo tema e procuram aderir à antiga e necessária arte de plantar e colher. Quem passa na frente de sua horta comunitária, plantada na calçada da 713 Norte, nos fundos de sua casa, não resiste e pára por uns segundos, minutos, dependendo de quem passa e pára. A maioria deseja conhecer a jardineira e seus canteiros de ervas. Saber o que é aquilo, em plena passagem pública.

Horta comunitária


Tudo começou quando ela perdeu a chácara que tinha no Lago Oeste — teve de vendê-la por motivos familiares em 2005. Na época, Sandra achou que ficaria de vez sem suas 60 espécies de ervas medicinais. Mal sabia ela que, menos de um ano depois, teria uma horta comunitária na sua calçada. "Desde que reformamos a casa eu paquerava esse espaço. Mas só em agosto de 2006 que papai capinou esta área que seria um jardim para que eu plantasse as minhas ervas", lembra Sandra.

Pouco mais de um ano depois, o local mudou. A neta de Sandra, Mariana, 18 anos, participou de tudo desde o comecinho. "Primeiro achei que era loucura invadir assim o jardim da calçada, mas hoje vejo como foi legal a iniciativa dela, as pessoas gostam mesmo", diz a estudante de enfermagem. Com boa vontade e ajuda de muita gente, hoje a Horta Comunitária da 713 Norte exibe 32 espécies cultivadas em seus apenas 36 metros quadrados, entre elas salsa, coentro, tomilho, almeirão, cebolinha e erva-cidreira. Outras consideradas nobres também crescem na horta: alfazema, capuchinha, cânfora e manjericão.

Para algumas plantas, Sandra compôs poesias e pendurou os textos no meio do jardim, dentro de garrafas de plástico recicladas. A mangueira, que dá a sombra e proteção para a horta, ganhou um poema especial: Mãe mangueira (…)/ Alma verde me acenando da janela/ Ninho de pombos, imigrados do inverneiro/ Grandiosa, porém discreta, singela/ (…).

E a mangueira tão querida também ganhou um mimo: Sandra arrumou uma cerca e uma rede para servir de aparador para os frutos. Fica enrolada em uma estrutura de bambu e na época que a árvore está carregada, a cerca é esticada, paralela ao chão, a quase 2m de altura. "Como as mangas estão muito no alto, elas amadurecem, caem e se esborracham no chão. Agora resolvemos o problema com esta cerca".

O local, cercado por bambus, é visitado diariamente por moradores e transeuntes. "Qualquer pessoa pode plantar ou colher, desde que seja com carinho", diz Sandra.. Enfeitam o ambiente pequenas estatuetas de duendes. "É para agradar aos esotéricos. E as crianças adoram", justifica a moradora. Para completar o projeto, vem a parte da reciclagem. Sandra usa garrafas pet para ajudar na irrigação e umidade do solo e também para pendurar seus poemas. Sim, ela escreve poemas para as ervas que ali crescem. E todos os outros textos que já escreveu louvando a natureza estão publicados na Internet, no endereço:

www.sandrafayad.prosaeverso.net

Canteiro de amizades

Foi só a aposentada começar a plantar para receber o apoio dos vizinhos e transeuntes. Alguns doaram vasos de plástico, adubo, mudas e sementes. Outros trouxeram potes e até alpiste para os pássaros. E ainda teve gente que pôs a mão na massa, como Israel Angelo Pereira, que trabalha quase em frente à horta como coordenador de projetos do Açougue T-Bone. Ajudou Sandra na construção da estrutura da cerca que protege a horta.

O sucesso foi tanto que Sandra arrumou um canal para melhorar a comunicação com o público. Deixou uma pequena urna improvisada em um potinho de plástico ao lado da horta. Dentro dela, papéis e canetas. Mais de 20 pessoas já responderam. Elogiam. Agradecem. Perguntam. E contribuem. "Conheci gente da quadra que nunca tinha visto antes", alegra-se a aposentada. Uma dessas virou amiga do peito. É a gaúcha de Porto Alegre Leoni Pasinato dal Pozzo. Mora na 712 Norte. "Fui atraída pela horta, já cultivava umas mudinhas no meu apartamento e resolvi vir aqui para doá-las", observa. Isso foi em março deste ano. Hoje, seis meses depois, Sandra e Leoni se tornaram amigas de todas as horas.

Na horta de Sandra aprende-se também sobre a funcionalidade medicinal das plantas. Por exemplo, as folhas de eucalipto podem render chá para combater febre e dores reumáticas. Já as sementes de funcho podem ser eficazes para a falta de leite materno ou no combate a gases e cólicas. Para Sandra, as plantahttp://www.blogger.com/img/gl.photo.gif

Adicionar imagens são uma riqueza pouco explorada. "Somos aqui súditos da natureza, mas não a conhecemos direito", ressalta."

Marcadores:

FECI – Fundação de Educação e Cultura Sport Club Internacional-CONCURSO DE CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS



Recebemos de Marinês Bonacina:

A"Diretoria da FECI, comunica a todos os simpatizantes do Internacional que as Inscrições do Concurso de Crônicas, Contos e Poesias foram prorrogadas até 16 de agosto. Devido a greve dos correios. Em anexo o regulamento.Abraços Colorados "
Marinês Bonacina
http://marinesbonacina.blogspot.com
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/marinesbonacina "

FECI - Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional

Fundada em 22 de julho de 1976. CNPJ 90.967.241/0001-05.
Endereço: Avenida Padre Cacique, 891 - Bairro Menino Deus 2º andar do Gigantinho-Cep. 90.810-240.


PORTO ALEGRE – RS Fone: (51) 3230-4671 / 3230- 4600. E-mail: feci@internacional.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h.


CONCURSO “SPORT CLUB INTERNACIONAL” DE CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS.
Promoção: FECI - Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional
Resumo Regulamentar: Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso “SPORT CLUB INTERNACIONAL” de Contos, Crônicas e Poesias.

I. - TEMAS: ESPORTE E LIVRE.
2. Da Participação: Poderão participar poetas, escritores, cronistas de âmbito nacional e latino-americano em Língua Portuguesa. O conto, crônica ou poesia é de expressão livre.
2.1 - O trabalho deverá ser digitado em linha 12 Times New Roman. Ou datilografado em papel oficio, num só lado, em quatro vias e identificado por pseudônimo. E deverá ser acompanhado de um envelope lacrado contendo na parte interna, nome dos(s) conto(s), ou poesia(s), pseudônimo, nome real e endereço completo. Na parte externa constará apenas o nome das crônicas, contos e das poesias, e pseudônimo do concorrente.

2.2 - Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos e deverão ser entregues no prazo estipulado.

3. Taxa de Inscrição: uma obra: R$ 15,00. Trabalhos excedentes, R$ 5,00. O pagamento deverá ser efetuado juntamente com a inscrição, ou recibo do depósito. A ser efetuado mediante depósito no BANRISUL, Agência 0100 conta. 0627907607. FECI - Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional

4. Das Inscrições: Os textos deverão ser enviados até 16/ 08 de 2008.
Local: FECI – Fundação de Educação e Cultura Sport Club Internacional. Avenida Padre Cacique, 891 - Bairro Menino Deus - 2º andar do Gigantinho - Cep. 90.810-240. Porto Alegre – RS.

4.1 - Dos Prêmios: A premiação: 1º Lugar: Troféus; 2º e 3º Lugar: Medalhas; 4º Lugar: Menção Honrosa e Certificado. 1º e 2º lugares receberão camisetas do Internacional.

Os prêmios serão entregues no dia da abertura do evento. Após, um Sarau Poético e um Coquetel de encerramento.
4.1 – Data da premiação: 05/09/08.

5. Comissão Julgadora: A mesma será formada por (3) membros qualificados, com conhecimento de Contos, Crônicas e Poesias.

6. Da Aceitação: A Inscrição implica na aceitação do presente Regulamento, conforme comunicado da Coordenação. Todos os casos omissos serão resolvidos pela coordenação através de resolução ou decisões aprovadas em ata.
Ficha de Inscrição:
Autores:__________________________________________E-mail:___________________________
Pseudônimo. ___________________________ Telefone: /Celular _____________________________
Endereço:__________________________________________________________________________
Coordenação:
Jorge Luiz Vieira da Cunha Marinês Bonacina Lúcio Ignácio Regner
Presidente Diretora Cultural Tesoureiro

Divulgação e Apoio: CAPOLAT - Casa do Poeta Latino-Americano e departamento Cultural de FECI/INTER.
Porto Alegre, julho de 2008.

Marcadores: ,

Jorge Humberto convida-Rádio "Al Borde de la Palabra", de Liliana e Patricia


" Jorge Humberto faz um convite especial:

Olá, a meus amigos, convido-os a escutarem hoje a Rádio "Al Borde de la Palabra", de minhas amigas Liliana e Patricia.

A Rádio basta entrar neste link e aguardar um pouco: http://www.arinfo. com.ar

Os horários são os seguintes: (Argentina & Brasil) das 18 às 19hs; (Portugal) das 22 às 23hs

Obrigado pela atenção

Beijinhos & Abraços

Jorge Humberto

Meu Blog HERE
Meus extras HERE
Meu Site HERE

Ao repassar, por favor, mantenha os créditos
No Copyright Infringement Intended
Personal Use Only - Not For Profit!

Créditos:
Font: Port Credit
Masks: SHVC Dotts Mask
Midi: Beethoven: Sonata a luz do luar

Marcadores: ,

João Bá



Vìctor Batista nos envia o release/convite abaixo.Quem mora e estiver em SAMPA, vá assitir...


"TEATRO DA VILAApresenta:Projeto "Quartas Regionais" 30 de julho - JOÃO BÁ - 20h30m Nasceu na cidade de Crisópolis, no sertão da Bahia. Canta e escreve desde os doze anos.Tem mais de duzentas músicas, muitas delas, gravadas por artistas de grande importância no cenário musical brasileiro como:Hermeto Paschoal, Almir Sater,Diana Pequeno, Dércio Marques, Marlui Miranda,Oswaldinho do Acordeom, entre outros.

É hoje, um dos mais respeitados cantadores vivos na Bahia, Minas Gerais e São Paulo.João Bá, não é apenas um grande acontecimento musical. É um sopro, levando seiva nova a toda cultura brasileira; recria em avassaladora textura musical, o que o Brasil tem de mais grandioso em ritmos e sons.

Teatro da Vila

Rua Jericó, 256 - Vila Madalena - São Paulo

Ingresso a R$10 reais




Victor Batista
Contatos: (11) 6855.0992 - 7876.2644 - 8415.2586Rádio nextel: 55*84*84309producaovictorbatista@gmail.comhttp://myspace.com/victorbatistabrhttp://violeirovictorbatista.blogspot.com
"Assim que o sol se põe
Os pássaros descansam..."
(Victor Batista)

Jornal Grito Cidadão-Chamada do poeta Petterson Filho


jornalgritocidadao@abdic.org.br
mostrar detalhes 28 jul (1 dia atrás) Responder


ABDIC - Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania.
>> Jornal Grito Cidadão <<
Rua da Grécia, 195, CEP: 29057-660, Barro Vermelho, Vitória - ES.
Tel.: 27 3081-6801
“TIM-TIM” - LEI SECA : “ REVOLTA NO OLIMPIO ”

Por : Pettersen Filho

Fosse o Monte Olimpio , local mitológico onde, segundo a Sábia Cultura Grega , habitam os Deuses , localizado, por uma dessas patologias que sempre nos reservam a História, no Brasil , entre os marcos do Oiapoque ao Arroio do Chui , os seus moradores, diante da súbita edição da Lei Seca , que estabelece a “ Tolerância Zero ” para os níveis de presença de álcool no sangue, por certo, estariam em burburinho.
Acostumado ao ilimitado Poder Supremo , o próprio Zeus , “ Mandatário Mor ” do Olimpio, por derradeiro, já teria atirado o seu Cetro do Poder pelo precipício, abdicando ao seu Reinado.
Por seu turno, Thor , o legendário “ Deus do Trovão “...mais
http://www.abdic.org.br/index_opiniao_do_leitor.htm
Soterrados pela Derrama
Por : Alessandra Leles Rocha
De ciclos em ciclos e a história na Terra Brasilis repetindo a sina para quiçá um dia converter erros em acertos. Em pleno ano das comemorações dos duzentos anos da chegada da Família Real Portuguesa a este solo e cá está nossa paciência a derramar. Padece ainda hoje a plebe brasileira o calvário dos impostos. Até o momento setenta e quatro; mas, já sopram os ventos para a confirmação de uma tal CSS – Contribuição Social para a Saúde ...mais
http://www.abdic.org.br/index_eventos_do_mes.htm
NOTA OFICIAL :
“Sobre os Riscos às Instituições”
Por : Partido Federalista
O Partido Federalista, em fase de organização, na defesa inarredável dos direitos individuais, da Liberdade, da autonomia e descentralização dos poderes, diante do grave momento institucional ora vivido pela Nação, vem de público conclamar:
Que o Estado de Direito deve prevalecer acima de quaisquer anseios populares, incluindo os dos próprios governantes ...mais
http://www.abdic.org.br/compra_literatura.htm
A Educação, o Brasil e a “Insistência pela Verdade”
Por : Carmen Pio
Será mesmo que o “golpe” dado na Educação, desde a “construção” (esta é a palavra política mais correta) do Brasil, está dando os frutos que seus “idealizadores” previram?
Creio piamente que sim.
Nosso lindo e rico país foi “construído” para ser o quintal dos golpistas de todo o planeta. Amplo, belo, estratégico, de natureza exuberante, distante do centro europeu (pelo menos na época do engodo do “descobrimento”), seria o local ideal para toda a sorte de barbáries. E assim o foi e assim está sendo e assim o será. Sim, será! Pelo menos, enquanto não for levada a sério a Educação “ no sentido de instrução (e não de bons modos, o que também é importante, mas não é do que se está falando e, ademais, que o povo brasileiro até já possui) “ em nosso país. Povo inculto, é povo escravo, é povo fácil de corrupção e de cooptação...mais
http://www.abdic.org.br/index_def_consumidor.htm
Este E-mail não foi Solicitado. Trata se apenas de uma Oferta de Cultura e Cidadania. Caso não Queira mais receber nossas Mensagens Institucionais: Click naoabdicdoseudireito@abdic.org.br com a mensagem Deletar.
ABDIC - Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania.
>> Jornal Grito Cidadão <<
Rua da Grécia, 195, CEP: 29057-660, Barro Vermelho, Vitória - ES.
Tel.: 27 3081-6801

Marcadores:

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Espaço ECOMUM-Oficinas de Agosto




Recebo através de Marco llobus, a programação de oficinas no mês de agosto no ESPAÇO ECOMIM.

Cada vez mais, esse espaço que nasceu em prol da cultura e da educação,mostra uma caudal de idéias e apresenta educadores do maior gabarito.
Confiram.

Divulgção:
Diretoria Regional do inBrasCi-Belo Horioznte,MG, Brasil

Clevane Pessoa de a.Lopes

Marcadores:

sábado, 26 de julho de 2008

Olga Mota-Expo de 31 de julho a 09 de agosto






Telas:enviadas pela REBRA, por e-mail, com o recado da artista e autora:Gostaria de contar com seu apoio e presença e de todas as Rebrinhas. Estarei lá esperando vocês.Agradeço mutíssimo, um grande beijo e um abraço apertado. Olganira Mota"


Olga Mota

31 de julho a 9 de agosto


Galeria Mali Villas Bôas
Travessa Alex Vallauri 5 (Tabapuã 838) – Itaim Bibi

São Paulo / SP

Enviado por Joyce Cavalccante(REBRA)

Divulgação:InBrasCi-Diret.Reg-Belo Horizonte-MG
Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Marcadores:

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Poema, aldravistas e Bacca








Fotos :Ademir Bacca, Andréia Donadon com a estátua de Drummond, em Itabira,berço do poet e cronista afamado,depois o encantador Casal-Poeta Benedito Donadon (Prof. da UFOP, pós Doutor em Análise do Discurso)e Deia Leal(nome artístico da artista brasileira e ´poeta Andréia Donadon),
ela e Gabriel Bicalho, no vernissage, em Itabira,Sebastião Ferreira (J.S.Ferreira)e Andréia, em S.Paulo, quando a artista recebeu medalha de ouro a representar Minas gerias em expo itinerante que chegou à Tailândia, depois de se exposta na Europa, a partir da Espanha,da Itália.

O leitor interessado encontrará em meus blogs, em especial este e em Achamarte, além de FilhotesdeBorboleta(****), várias telas e monetos especiais de Andréia e dos demais representantes do Aldravismo.

Poema:Porta velha em Casa Nova


(Poema da série Portas, Poteiras e Portais, por analogia com a aldrava, faz parte de uma série oferecida por mim aos aldravistas, da cidade de Mariana, MG.Mas também , em homenagem a Deia Leal-a autora Andréia Donadon -Governadora do InBrasCi ,na cidade primaz do Estado e que ora expõe em Itabira (Portais de Minas ), a convite da Fundação Carlos Drummond de Andrade -antes, expusera em Voçosa, a riquíssima EMARANHAMINAS,e em Belo Horizonte, MG), uma vez que o tema PORTAIS são um tema recorrente em sua obra pictórica, em belíssimas criações de estilo aldravista.

O aldravismo é um Movimento que nasce de Mariana para o mundo, onde o "Quase"
(nome de uma série de haikais de Andréia Leal, em "Nas sendas de Bashô" )(*), remete à pincelada mínima, seja de palavras ou formas, por isso, em suas telas(**)
,a sugestão faz o olhar do Outro-o espectador- fechar todas as necessárias gestalts, instigado pela não definição plena.


Integrarão a nova antologia POETAS DO BRASIL, organizada pelo poeta Ademir Bacca(***)
-e já tradicional no encontro de Poetas, proyecto SUR, em bento Gonçalves, a Cidade do Vinho, em Bento Gonçalves-RS

Clevane Pessoa de araújo lopes
Poeta Homoris Causa
pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.

Embaixadora Universal da paz-Cercle de Les Embassdeurs Univ.
de la Paix-Genebra, Suiça.



(*) Nas sendas de Bashô":antologia de haikais, escrita pelos aldravistas Gabriel Biclho, J.S.Ferreira e J.B.Donadon,além da própria Andréia Donadon.O estilo oriental, tãoconsagrado no país, é por espécie e excel~encia, um espelho onde se insere a técnina minimista dos aldravistas.

(**)As telas de Andréia Donadon com a singularidade instigadora de suas cores e pinceladas,têm somado um bom númeo de premiações, medalhas e certificados, no Brasil e no Mundo.


(***)A antologia "POESIA DO BRASIL", já no volume 8, é editada pelo PROYECTO SUR, através do seu presidente o poeta Ademir Antonio Bacca, que também cooordena o Congresso Brasileiro de Poesia.

Contatos:CX Postal 41-Bento Gonçalves-RS

Marcadores: ,

Edição 6 de A Parada é lançada no Letras e Ponto



"Lançamento do A Parada 6 no Letras e Ponto!



Na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, será lançada a sexta edição do jornal de literatura e poesia A Parada. O lançamento irá acontecer a partir das 19h30min, no espaço cultural Letras e Ponto!. Na ocasião, também será apresentado um sarau literário, que contará com leituras de poemas e performances.

O número seis de A Parada traz entrevistas com Alécio Cunha e com Nicolas Behr, trechos do poema Anu, de Wilmar Silva, e autores diversos.

A publicação, existente desde 2004, atualmente é realizada com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte."


-pede-se que se leve a bebida de sua preferência .

Letras e Ponto!
R. Aimorés, 388, sl. 501 - Funcionários – BH/MG




Colaboradores desta edição

Alécio Cunha, Chico Loppes, Daniel Bilac, Deivid Junio, Flávia Almeida, Flávio Gonçalves, Jovino Machado, Leandro Figueiredo, Luiz Edmundo Alves, Marco Anhapoci, Marcos Coletta, Nicolas Behr, Tá Morelo, Valquíria Rabelo e Wilmar Silva.

Marcadores:

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens


Adoro Museus, acostumada em Juiz de For, desde a infância, a ir ao Museu Mariano Procópio, em Juiz de For, frequentemente-e, á época de Gazeta Comercial, fazer entrevistas lá, por exemplo com D>Geralda Armon, então diretora ou a artista russa, idosa e talentosa,Katherina Zalentzeva-, com Itamar Franco...Meus primos e amigos vinham de férias e corríamos para "clorofillar no parque marianao procópio, onde o Museu fica e que abrigou D.Pedro II, poeta e fotógrafo, que escreveu sob os efeitos de uma noite de luar um belo texto.
Enfim , onde , em viagem , passava por um museu, lá ia eu, por puro prazer.
No ano passado , estive em Mariana para lá lançar, na I Mostra Internacional de Arte Aldravista, meu livro de contos Mulheres de Sal, Água e Afins(Editora Urbana/RJ-Libergráfica/BH),Após a adorável noite do lançamento, onde tivemos sarau poetico com alunos e poetas aldravistas , e a apresentação do DUO VIOLAR, de Ouro Preto,fui, pela manhã, conhecer melhor a Casa de Alphonsus de Guimarães, onde acontecerá o evento e a mostra continuava.

Fiquei simplesmente encantada com a atenção que receb do guia, sentindo da pele da alma, a história do poeta simbolista.Gostei tanto que quando a poeta e jornalista Brenda Mars ali chegou, com Beto Ferris, revi tudo, acompanhando o csal à visita
, agor com outro guia, igualmente atencioso..Brenda e eu passamos algum tempo estudando as possibilidades de um sarau no quintal da vetusta e valiosa casa,observando uma passagem no fundo do mesmo, para a casa de Bernardo Guimarães, tio de Alphonsus e se nós, adultos, fomos embalados pela
magia do tempo, imagine-se crianças e adolescentes.

Ir ao Museu de Alphonsus de Guimarães, conhecer seu eterno amor pela prima-noiva , ver a louça usada por ele, esposa Zenaide e filhos, ler as cartas naquela caligrafia antiga e bela,sentir o espaço onde viveu o poeta, é algo imensurável.
Incluí fotos e palavras na palestra que fiz , para o Curso de atualização cultural de Heloisa Paiva, ministrado por mim no Salão do Loyola,sobre o simbolismo, distribuí "Ismália"-e um grande númeo de mulheres presentes, conhecia de cor o poema aprendido na escola - e poemas dos aldravistas, os poetas atuais de Mariana, que optaram pela metonímia, dos quais são expoentes Gabriel Bicalho, Andréia Donadon (Deia leal),J,B.Donadon e Sebastião fereira (J.S.S.Ferreira)e ainda D.Hebe Rola.

Leiam abaixo, o texto-convite;


"Como é o dia-a-dia dentro de um museu? Quem cuida da conservação do acervo, do restauro, da administração, da comunicação, do atendimento às visitas? Entre os dias 21 e 25 de julho, o público é convidado a conhecer o interior do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana – instituição vinculada à Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, dentro da Oficina “Por Trás da Cena: Conhecendo os Bastidores dos Museus de Ouro Preto e Mariana”. A oficina integra a programação do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2008.

A atividade é realizada com a participação do sistema de Museus de Ouro Preto (integrado por doze museus) e museus de Mariana: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e Museu da Música. A cada dia, das 9h às 12h e das 14h às 17h, é abordado um aspecto diferente do trabalho cotidiano do museu: organização da reserva técnica, preservação e restauração do acervo, planejamento de exposição, catalogação e informatização de coleções, aspectos administrativos e de segurança e projetos educativos e culturais. A oficina é ministrada por uma equipe interdisciplinar do Sistema de Museus de Ouro Preto/ Museu Arquidiocesano de Mariana/ Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e Museu da Música, de Mariana.

Outras informações: (31) 3551-3277 / www.ufop.br


OFICINA “Por trás da Cena”

21 a 25 de julho no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Rua Direita, 35. Mariana/ MG)"

Mariana foi a primeira cidade o Estado de Minas Geriais.

FONTE:http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=3&cat=31&con=1495

Marcadores:

terça-feira, 22 de julho de 2008

Gislaine Canales na Academia de Letras do Balneário de Camboriú




B


Com júbilo, compartilho a posse , na Academia de Letras do Balneário de Camburiú, onde reside a gaúcha Gislaine Canales . A amada trovadora tece uma
grande teia entre os trovadores brasileios e fora do país.Sua alegria é a marca de sua vida e por isso, mando-lhe a flor símbolo dos trovadores, a rosa vermelha,desejando que rouza sempre, mais e mais, as belas trovas.

E, claro, umas trovas de meu jardim para a amiga:

Com linhas de prata e de ouro
Gislaine tece os espaços:
faz das trovas, um tesouro,
faz amigos com abraços!


É tão forte a teia que fazes,
entre nós,os trovadores,
que é bem possível que cases,
aranhas, rimas e cores...

Qual cigarra e qual abelha,
trabalhas a fazer trovas,
-ando-te a rosa vermelha,
que todos os dias, renovas...


Parabéns pelo sucesso,
por entrar na Academia,
e continua o que te peço:
criar trovas com alegria...


Muitos abraços:

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Em março, a trovadora mandou-nos suas trovas, para a chuva de Poesia do PAZ e POESIA,que organizamos aqui em belo Horizonte (30/03/2008).

Noutro dia, no SEMENTES de POESIA, do MUNAP, promovido por Regina Mello, que acontece dentro do parque Municipal, na Praça dos Fundadores,essas trovas foram lidas e aplaudidas:


Sexta-feira, 14 de Março de 2008
trovas pela PAZ Gislaine Canales

TROVAS PELA LA PAZ
Gislaine Canales

Que a paz mundial, que sonhamos,
não seja mera utopia...
Para alcançá-la, vivamos
com muito amor cada dia!

Lutemos pela conquista
da paz mundial no universo,
numa guerra pacifista,
usando as armas do verso!

A paz mundial é utopia
dizem uns... Não é verdade,
se buscarmos na Poesia
as armas da Humanidade!


Também postadas por Clevane Pessoa e Outras pessoas às 17:07 , no blog

poetaspoesiaepaz.blogspot.com/2008/03/trovas-...

Marcadores: Gislaine canales trovas pela paz

A trovadora nasceu em Herval, no RS e neste ano, em março(20/04), completou 70 anos de idade, com o espírito em contínua adolescência e plena maturidade.Nasceu em 1938Maravilha!

Marcadores:

domingo, 20 de julho de 2008

JOVEM na CHUVA de Aníbal Albuquerque



Poesia - Dia do Amigo


Cara Poetamiga:
Compartilho a alegria da premiação abaixo,
neste "Dia do Amigo".
Em anexo, o soneto premiado, escrito há vinte anos.
Cordial abraço.
Aníbal

Concursos




Resultado do
III Concurso de Poesia do GLAN
1º lugar: Reginaldo Costa de Albuquerque - Campo Grande, MS.
Poesia: Resposta de Carolina ao soneto "À Carolina" de Machado de Assis
2º lugar: Maria José Bulhões Maldonado - Volta Redonda, RJ.
Poesia: Amor
3º lugar: Maria da Graça Bergamini - Volta Redonda, RJ.
Poesia: Não Obstante o Hino Nacional
4º lugar: Anibal Albuquerque - Varginha, MG
Poesia: Jovem Na Chuva
5º lugar: Sãndalo Expedito Rodrigues - Volta Redonda, RJ.
Poesia: Este Sentimento
Pedimos que os vencedores entrem em contato pelo telefone (24)33417522 com urgência.
Obrigado pela sua participação!
Premiação:
1º lugar R$ 500,00
2º lugar R$ 300,00
3º lugar R$ 200,00


Aníbal Albuquerque


Aníbal Albuquerque, editor(*) ,divulador cultural, premiado autor e homem dedicado à Poesia e as Letras, apreciador das Artes (escolhe belas telas para capas dos livros que edita, por exemplo),somando os fundamentos da POIESIS, no Dia da Amizade,nos remete o soneto classificado (vide acima ), na AGLA, habituados que estamos a compartilhar essas alegrias.

Os elementos mais caracteríticos de Aníbal Albuquerque, são os detalhes pictóricos, seja na prosa ou na poesia, além da delicada sensualidade.O leitor enxerga a cena descrita, pensada, criada.e articipa interativamente, de forma sub-consciente.Maravilha.

Quando aqui realizamos o PAZ e POESIA(30/03/2008), publicamos dele "OS SEIOS DA MULHER AMADA", belo exemplo de quem sabe separar o erotismo do "resto", com savoir-faire.

Uma das minhas alegrias , neste ano, foi quando ele incluiu , em epígrafe, versos meus,em seu conto "A Moça do Chpéu do Azul", mistura de realidade e ficção-onde transitam pessoas de nosso convívio, das Letras e da Poesia.Pediu-me licença, mas a honra, claro, foi minha em participar.

Trancrevo o soneto "escrito há vinte anos":

JOVEM NA CHUVA

(Com o sinal fechado)

(Aníbal Albuquerque)



Ela saltara a poça alegremente,

livros na mão, sorriso radiante,

Do grupo brincalhão, seguia adiante,

a liderar, altiva, aquela gente.


Rendido, sob olhar onipotente,

o poeta lamenta não ser Dante,

para tudo o que veja e sinta cante,

eternizando a bela adolescente.


Molhada, a blusa fina é transparente,

e os mamilos dos seios despontantes

despertam um desejo incontinente.


Mas nem sempre é possível ao vivente

alcançar bons momentos tão distantes:

ouço sons de buzinas estridentes.


Fortaleza, 1988


(4º lugar no III Concurso Nacional de Poesia GLAN,

Volta Redonda — RJ, 2008)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Divulgação
Diretoria Regional do InBrasCi, em Belo Horizonte, MG

(*)Editora ALBA,de Varginha, Sul de Minas, Brasil, onde participo em "Felicidade em Prosa e Versos (menção Honrisa, com "Em Busca da felicidade",poema), Moderno Conto Brasileiro V(com "A POKÃ", conto breve, erótico),Antologia ALBA(com os poemas Predição e CRETA) e também intgro o Endereçário de Poetas Brasileiros, ainda inédito.

Marcadores:

ART NOW noticia APPLY AT HISK - WORK YEARS 2009-2010

APPLY AT HISK - WORK YEARS 2009-2010




HISK
Hoger Instituut voor Schone Kunsten / Higher Institute for Fine Arts
Charles de Kerchovelaan 187a
B-9000 Gent
Belgium
Phone: +32473895525
Fax: +3292696770
Contact: Isabel Devriendt
isabel.devriendt@hisk.edu

www.hisk.edu

Deadline submission application: September 5, 2008
HISK - Higher Institute for Fine Arts - Ghent

Advanced Studies & Practice-based Research in Visual Arts

The Higher Institute of Fine Arts (HISK) provides postgraduate education in Flanders in the field of the visual arts. Approximately twenty-five young artists from Belgium and abroad are given a studio of their own for the duration of two years, along with appropriately specialized guidance.

Emphasis is given to individual practice with an international focus. The visiting lecturers are crucial within this system. Artists, curators, critics and theoreticians pay individual studio visits at regular intervals. There are also frequent trips to significant art events as well as readings, master classes, seminars and workshops. The HISK also offers technical facilities and production opportunities. Thanks to the unique HISK concept, the participants are given every opportunity to seriously invest in critical research around their work and situate it within a broader artistic, cultural and social context.

At the end of the two-year working period, the participant receives a certificate of 'HISK Laureate'.

The HISK is officially recognized as a higher educational institute and is financed by the Flemish Community (the Ministry of Education) and is supported by the City of Ghent.

Since 1997, 136 laureates have graduated from the HISK. Most of them are currently building up successful careers as professional artists in Belgian and abroad.

From April 2007 onwards the HISK is housed in the Leopold Barracks in Ghent. Spread over various buildings, it disposes over 30 studios (varying between 40 and 80 m2), a multi-media lab, workshops for, among other things, wood and metal work, an exhibition space, administrative spaces, a conference room, a library and various facilities (such as a kitchen, cafeteria, internet-corner) for the candidate-laureates.

The HISK is located at the edge of the Citadel Park, at walking distance from Ghent main station (Sint-Pieters Station) and the city centre. It is moreover located at a central point in the City of Ghent's so-called cultural kilometer. Immediate neighbours are the SMAK (the Municipal Museum of Contemporary Art), the Museum of Fine Arts, Kunsthall Sint-Pietersabdij, the City Museum (STAM), the Faculty of Arts and Philosophy of Ghent University and the Department of Fine Arts of University College Ghent.

As a city of knowledge and culture, Ghent is one of the most lively student cities in Flanders and has a fascinating cultural and artistic climate.

Applications for candidates

Artists who have already obtained a Masters degree in Fine Art or an equivalent qualification are eligible to apply to the HISK. Exceptions can be made for applicants who do not have a Master degree in Fine Art but display a high level of development, motivation and artistic affinity. This is decided on the basis of an interview in which an applicant's experience, professional or otherwise, is discussed.

A diverse group of artists who are able to work together as a community are chosen each year. All young practitioners selected for the program are believed to share a common potential for growth.

The admission committee is composed of international visiting lecturers from a variety of backgrounds. They make a pre-selection from the submitted portfolios and the candidates who make it through are invited for an interview regarding their motivations and expectations. After a period of evaluation and careful consideration, the committee then makes a decision as to whether the applicant is suitable.

The conceptual and visual qualities in the works submitted by applicants are considered to be more important than style, material or technique. Participants are expected to have a strong commitment to conducting critical research within their respective fields of interest. At the same time, they should aim towards locating their practice within a broader perspective of social and cultural environments. Candidates are also expected to make a contribution to the activities of the HISK as a whole. This interaction is seen to be an important forum of exchange and development.

Basic criteria for assessment are:

• The quality of the submitted work
• Evidence of a potential to explore various aesthetic possibilities
• The degree to which the work distinguishes itself from overt influences
• The coherence of the body of work
• The social/political relevance of the work
• The quality of presentation in the submitted portfolio (both text and images)
• Motivation for choosing the HISK
• Willingness to be involved in the HISK program and ability to set aside time for this
• Ability to speak about your work and thinking around it
• The potential to grow within the HISK program, both on an artistic and a personal level
• Evidence of sufficient maturity to be able to work independently

Each year between 12 and 14 candidate laureates are admitted.

Application candidatures 2009-2010

Please send the following:

1. Information:

• A completed application form (see: www.hisk.edu)
• 4 recent passport photographs (with your name on the back)
• A copy of your ID card or passport
• A detailed Curriculum Vitae including a list of exhibitions, grants, scholarships, awards, commissions, etc
• Catalogues and / or texts describing your artistic work (optional)
• Your personal motivation and work plan (in English, max. 20 lines)
• Maximum 3 letters of recommendation (optional)


2. Presentation / portfolio:

• A file with maximum 20 (color) prints and Power Point presentation or pdf-file on CD (Mac compatible), along with clear notations stating title of work, medium, measurements and date and short description
• Films and videos: max. 5 on DVD (if possible, a DVD with menu)

File to be sent to

HISK / Higher Institute for Fine Arts.
Charles de Kerchovelaan 187a
9000 Gent - Belgium

Deadline submission: September 5, 2008

An international jury will make their selection in September 2008. Applicants who have not been selected can collect their documents at the HISK's administration office on conclusion of the admission procedure. Documentation of selected candidates will be archived in the HISK's records.

As careful as the HISK may be in handling the documentation submitted, we cannot be held responsible for any loss or damage.

The first working year starts on January 1, 2009 and ends on December 31, 2009.

The registration fee

The registration fee for 2009-2010 is 1000 euro per year (+ a single deposit of 300 euro). Health insurance is not included in the registration fee. The registration fee (and the deposit) must be paid before the start of the working year.

The Higher Institute of Fine Arts offers a studio, work places and instructive guidance. There are no scholarships or residencies available. Living costs are the participants' responsibility.

Foreigners have to arrange all necessary paperwork to obtain their official residency permit.
UNSUBSCRIBE from e-artnow

www.e-artnow.org

Marcadores:

sábado, 19 de julho de 2008

Poetas Suicidas-Série de Poemas-Clevane Pessoa


Suicídio de Poeta

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
(I)

Todos os poetas são suicidas,
quais araras,quais falenas.
Todos os dias morrem um pouco,
cansados quais beija-flores,
quais borboletas
Pesa muito a lucidez do louco!
Para eles, são imensas,
às vezes insuportáveis,
coisas muito pequenas.
Mas renascem de sua própria essência,
Fênix a renascer, renascer,renascer,
para voar sacudindo as cinzas
da pira sacrificial...
Suicidio de Poeta
(II)

Há dias
em que corto as veias da alma
com estilete de cristal.
Depois aparo a hemorragia
com algodão roubado às nuvens,
Coloco um band-aid
de pétala de flor
e saio a exibir à vida,
a novidade.
Suicídio de poeta
(III)

Escondo o rosto
sob o acolchado.
Inspiro gás carbônico,
porque a cabeça dói.
Corto a cabeça
e tenho alívio.
Mas sou poeta.
Fabrico uma cola de contato,
tiro meu próprio retrato
e me deito, nariz para a vida,
inspiroexpiro
o*x*i*g*ê*n*i*o*
e durmo para sonhar
Suicídio do Poeta
(IV)

Depois de dizer que vou embora
porque estilhaços de medo
cortam e sangram-me
o senhor coração
fecho os olhos
para não ver a dor.
Mas em um segundo
saio correndo
e vôo pela janela,
para avisar ao bem amado
que não partirei mais.
E vou escrevendo
versos de para sempre,
para sempre,sempre.
Poeta Suicida
(V)

Se é poeta suicida
como apregoa em seu nick,
há de suicidar-se/ressuscitar
todos os dias.
A alma aberta em leque
apreende aagonia.
O leque se fecha,
por hipersensibilidade.
escreve a elegia..
É cheio de superdefesas.
E renasce de si,
broto verde após a queimada...
(Ao(s)Poeta(s)-suicida(s)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, MG

Marcadores:

ANDERSEN VIANA É O COMPOSITOR BRASILEIRO CONVIDADO PELA ORQUESTRA SINFÔNICA DE ATENAS






O premiado maestro brasileiro Andersen Viana,de belo Horizonte, Minas gerias,orquestra o concerto deconcerto de Dimitris Fampas , em 30 de julho,( Atenas ), a convite da Orquestra sinfônica de Atenas.


ANDERSEN VIANA É O COMPOSITOR BRASILEIRO CONVIDADO PELA ORQUESTRA SINFÔNICA DE ATENAS


Os conjuntos musicais da municipalidade da cidade de Atenas-Grécia e o seu presidente Sr. G. Katsaros, em colaboração com a Associação dos Amigos do Violão D. Fampas, apresenta um concerto dedicado ao grande violonista Dimitri Fampas e ao violão. A Orquestra Sinfônica Municipal de Atenas sob a regência do maestro M. Oikonomou e os solistas: Eva Fampas, Sokratis Mastrodimos e David Dyakov tocarão o Concerto de Aranjuez de Joaquim Rodrigo, o Concerto em Ré de Castelnuovo-Tedesco, o Concerto Op.30 de Giuliani e a estréia mundial da Suíte Grega de D. Fampas orquestrada e arranjada pelo premiado compositor brasileiro ANDERSEN VIANA .Veja mais e seu trabalho, no site:

www.andersen.mus.br


Andersen foi convidado para efetuar uma nova versão da obra de Dimitri Fampas, ampliando esta música para violão e orquestra. O trabalho de orquestração foi um dos mais difíceis que Andersen já realizou em 30 anos de carreira, devido ao contraste sonoro entre a orquestra sinfônica e a sonoridade delicada do violão".

Orquestra Sinfônica Municipal de Atenas
Museu Bizantino de Atenas
Quarta-feira, 30 de Julho de 2008, 09h30min
www.cityofathens.gr



WEDNESDAY JULY 30, 2008, at 9.00 pm

BYZANTINO MUSEUM of ATHENS



The Musical Ensembles of Athens Municipality and their President Mr. G.
Katsaros, in collaboration with the Guitar Friends Association Dim. Fampas,
present a concert dedicated to the Great guitarist Dimitris Fampas and the
Guitar.



The Athens Municipality Symphony Orchestra under the Maestro M. Oikonomou
and the Soloists: Eva Fampas, Sokratis Mastrodimos and David Dyakov perform
the Concerto de Aranjuez by Rodrigo, the concerto en Re by
Castelnuovo-Tedesco, the Concerto op.30 by Giuliani and the world premiere
of the Greek Suite by Dimitri Fampas (2 parts) orchestrated by the Brazilian
composer Andersen Viana (www.andersen.mus.br)



www.cityofathens.gr

__________***_______SERVIÇO:_____

Cds de Andersen Viana:

Andersen Viana
Moravian Philarmonic Orchestra




Moravian Philarmonic Orchestra


1 - Peça de Concerto “in Blue” ( Concert Piece in Blue) ( Andersen Viana)
2 - Suite de Canções Infantis Brasileiras ( Suite of Brazilian Children’Songs) ( Andersen Viana)


Micro Suíte


3 - Abertura ( Andersen Viana)
4 - Mistério ( Andersen Viana)
5 - Clown ( Andersen Viana)
6 - Pax Mundi ( Andersen Viana)


Quattuor


7 - Adágio contemplativo ( Andersen Viana)
8 - Allegro violento ( Andersen Viana)
9 - Andante malancólico ( Andersen Viana)
10 - Allegro enérgico ( Andersen Viana)

Sinfonia n° 3 ( Terra Brasilis)


11 - Andante místico, quase religioso ( Andersen Viana)
12 - Misteriosamente sobrenatural Allegro – bárbaro ( Andersen Viana)
13 - Rapidíssimo e muito rítmico ( Andersen Viana)

Sinfonia 2 (Curral Del-Rey)

Meio ambiente
Os animais
Os nômades
Cachoeiras, rios e riachos
Os exploradores
A primeira canção
As tropas
O arraial
A construção
Teatro soucasseaux
Maturidade
Transição
Máquinas pensantes
Mundo digital

Orchestra Virtual

As sacerdotisas do templo de vesta- Templo/ Meditação / Dança (Andersen Viana)
Sinfonietta Classica Andante Sostenuto / Allegro Vivace/ Allegro (Andersen Viana)
3- Guido – Um conto infantil (Andersen Viana)
4- Prelúdios encantados n º 3 (Andersen Viana)
5- Suíte verde- Morená/ Igarapés e Igapós/ Seringueiros/ Marimbondos/A Morte da vida (Andersen Viana)
Variações Sinfônicas (Andersen Viana)


A Nova Música de Minas
Andersen Viana

Ficha técnica:
Composições, direção de gravação e produção musical: Andersen Viana
Produção musical e executiva: Eduardo Hazan
Foto: Gregor Osipoff e Regina Mello
Design gráfico: Nicoli Design e Comunicação
Estúdio: Cia do Gato (SP)
Gravação: José Luís Costa (Gato)
Assistente de gravação: Lili Hazan
Revisão de textos: Antonia Claret Soares
Tradução: Dulce Fraga
Produção executiva: Margarida Jovita Almada, Carlos R. M. Fraccaroli, Francisco Caram, Ricardo T. Félix (Neoplan Consultoria e Markting)
Gravadora: independente

Repertório:



Baião lunar (Andersen Viana)
Primeira neovalsa (Andersen Viana)
Improviso em fá (Andersen Viana)
Segunda neovalsa (Andersen Viana)
Improviso em sol (Andersen Viana)
Improviso em lá menor (Andersen Viana)
Fuga em dó maior (Andersen Viana)
Quatro peças "new age" - Peça I (Andersen Viana)
Quatro peças "new age" - Peça II (Andersen Viana)
Quatro peças "new age" - Peça III (Andersen Viana)
Quatro peças "new age" - Peça IV (Andersen Viana)
Peça em forma de jazz (Andersen Viana)
Prelúdio (Andersen Viana)
Aborígenes (Andersen Viana)
Canção de amor dos mamulengos (Andersen Viana)
Samba (Andersen Viana)
Apenas uma impressão (Andersen Viana)

Marcadores:

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Coleção de banners, convites, flyers,cartazes.
















Não posso jogar a beleza fora
-por isso,a coleciono...

Clevane

Convites e Flyers,Capas,Banners,logomarcas,-Cada Qual mais atraente (II)



















Desde meus tempos de jornalista na Gazeta Comercial,, em Juiz de Fora, fascina-me a criatividade dos designers, que destinam imagens e cores, formas, para atrais olhares e atitudes.
Nessa mostra, alguns já estão de data vencida, mas valem de per si.O Belô Poético,organizado pelo casal Virgilene e Rogério Salgado, que homenageia a igrejinha da pampulha, obra de Niemeyer, polêmica ao ser criada e hoje cartão-postal de Belo Horizonte-por exemplo, acabou dia 13/07 ; na cultura de Santa Catarina, estou na Palavras Azuis, antologia organizada por Terezinha Mancza; na Uni-versos, de Santa Maria/RS, estou na que Edinara leão organizou.No convite do ORIGINAL, compareço porque fiz desenhos a bico-de-pena, a convite de Regina Mello, residente do MUNAP, integor-me a outros artistas(edição III);A logo do ABDIC,coordenado plo Petterson Filho, nas cores pátrias tão bela, o rosto do patriarca "Seu Guiga", para o encontro dos violeiros que tocaram chorinho marailhosamente no Alphino ,vindos do intrior e unidos a seu Xisto Guiga e Celinho;Marankiari Bajo, indígenas;Corpocidade, atestar a tendência Mundial de interpretação e ocupação urbana pela Arte e pela Poesia;Concurso Poesia no Ônibus e Trem-aqui em Belo Horizonte, tive a alegria de ter haikais selecionados pelo A Tela e o Texto, o que soube pelo comunicado do poeta Jairo Rodrigues,e meu poema Consumidores do Medo;In Cólera.

Selecionarei mais alguns de minha coleção...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Marcadores: , , , ,