sexta-feira, 25 de julho de 2008

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens


Adoro Museus, acostumada em Juiz de For, desde a infância, a ir ao Museu Mariano Procópio, em Juiz de For, frequentemente-e, á época de Gazeta Comercial, fazer entrevistas lá, por exemplo com D>Geralda Armon, então diretora ou a artista russa, idosa e talentosa,Katherina Zalentzeva-, com Itamar Franco...Meus primos e amigos vinham de férias e corríamos para "clorofillar no parque marianao procópio, onde o Museu fica e que abrigou D.Pedro II, poeta e fotógrafo, que escreveu sob os efeitos de uma noite de luar um belo texto.
Enfim , onde , em viagem , passava por um museu, lá ia eu, por puro prazer.
No ano passado , estive em Mariana para lá lançar, na I Mostra Internacional de Arte Aldravista, meu livro de contos Mulheres de Sal, Água e Afins(Editora Urbana/RJ-Libergráfica/BH),Após a adorável noite do lançamento, onde tivemos sarau poetico com alunos e poetas aldravistas , e a apresentação do DUO VIOLAR, de Ouro Preto,fui, pela manhã, conhecer melhor a Casa de Alphonsus de Guimarães, onde acontecerá o evento e a mostra continuava.

Fiquei simplesmente encantada com a atenção que receb do guia, sentindo da pele da alma, a história do poeta simbolista.Gostei tanto que quando a poeta e jornalista Brenda Mars ali chegou, com Beto Ferris, revi tudo, acompanhando o csal à visita
, agor com outro guia, igualmente atencioso..Brenda e eu passamos algum tempo estudando as possibilidades de um sarau no quintal da vetusta e valiosa casa,observando uma passagem no fundo do mesmo, para a casa de Bernardo Guimarães, tio de Alphonsus e se nós, adultos, fomos embalados pela
magia do tempo, imagine-se crianças e adolescentes.

Ir ao Museu de Alphonsus de Guimarães, conhecer seu eterno amor pela prima-noiva , ver a louça usada por ele, esposa Zenaide e filhos, ler as cartas naquela caligrafia antiga e bela,sentir o espaço onde viveu o poeta, é algo imensurável.
Incluí fotos e palavras na palestra que fiz , para o Curso de atualização cultural de Heloisa Paiva, ministrado por mim no Salão do Loyola,sobre o simbolismo, distribuí "Ismália"-e um grande númeo de mulheres presentes, conhecia de cor o poema aprendido na escola - e poemas dos aldravistas, os poetas atuais de Mariana, que optaram pela metonímia, dos quais são expoentes Gabriel Bicalho, Andréia Donadon (Deia leal),J,B.Donadon e Sebastião fereira (J.S.S.Ferreira)e ainda D.Hebe Rola.

Leiam abaixo, o texto-convite;


"Como é o dia-a-dia dentro de um museu? Quem cuida da conservação do acervo, do restauro, da administração, da comunicação, do atendimento às visitas? Entre os dias 21 e 25 de julho, o público é convidado a conhecer o interior do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana – instituição vinculada à Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, dentro da Oficina “Por Trás da Cena: Conhecendo os Bastidores dos Museus de Ouro Preto e Mariana”. A oficina integra a programação do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2008.

A atividade é realizada com a participação do sistema de Museus de Ouro Preto (integrado por doze museus) e museus de Mariana: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e Museu da Música. A cada dia, das 9h às 12h e das 14h às 17h, é abordado um aspecto diferente do trabalho cotidiano do museu: organização da reserva técnica, preservação e restauração do acervo, planejamento de exposição, catalogação e informatização de coleções, aspectos administrativos e de segurança e projetos educativos e culturais. A oficina é ministrada por uma equipe interdisciplinar do Sistema de Museus de Ouro Preto/ Museu Arquidiocesano de Mariana/ Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e Museu da Música, de Mariana.

Outras informações: (31) 3551-3277 / www.ufop.br


OFICINA “Por trás da Cena”

21 a 25 de julho no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Rua Direita, 35. Mariana/ MG)"

Mariana foi a primeira cidade o Estado de Minas Geriais.

FONTE:http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=3&cat=31&con=1495

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial