terça-feira, 3 de novembro de 2009

I Congresso Internacional da Associação Goethe do Brasil -Afinidades Eletivas


I Congresso Internacional da Associação Goethe do Brasil
"Afinidades Eletivas"

"Para incentivar a pesquisa da obra de Johann Wolfgang von Goethe e estudar os vínculos da literatura brasileira com o poeta alemão, bem como a atualidade de sua obra, cerca de 13 professores fundaram a Associação Goethe do Brasil, reunindo interessados na obra do poeta, cientista e filósofo alemão. O Congresso terá como convidados Jochen Golz, presidente da Goethe-Gesellschaft in Weimar, Marcus Mazzari, presidente da Associação Goethe do Brasil, Markus Lasch, da Unifesp e Jorge de Almeida, da FFLCH-USP, entre outros. Será realizado simultaneamente, o I Encontro do Grupo de Pesquisa Literatura, Arte e Filosofia na Época de Goethe.

No dia 4 de novembro às 18h, haverá o lançamento do livro

Ensaios reunidos: escritos sobre Goethe, com dois ensaios fundamentais de Walter Benjamin sobre o autor de As afinidades eletivas. O primeiro e mais extenso, dedicado à leitura desse romance, é reconhecidamente um dos exemplos mais finos da reflexão benjaminiana sobre a obra de arte e tornou-se pedra fundamental de toda crítica literária. O segundo, intitulado simplesmente "Goethe", traça um panorama riquíssimo da produção goethiana, relacionando-a sempre às circunstâncias de vida do poeta e à respectiva situação histórica alemã e europeia.

Serviço

I Congresso Internacional da Associação Goethe do Brasil "Afinidades Eletivas"

4 de novembro, 10h às 18h | Goethe-Institut São Paulo

5 de novembro, 9h às 16h30 e 6 de novembro, 9h às 13h | FFLCH/USP - Prédio de Ciências Sociais
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Sala 111 - Cidade Universitária
Entrada franca

Realização: Goethe-Institut São Paulo, Associação Goethe do Brasil, Grupo de Pesquisa Literatura, Arte e Filosofia na Época de Goethe "

Enviado por:
Goethe-Institut Sao Paulo - Depto. Cultural

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial