sábado, 6 de setembro de 2008

Eliane Velozo retorna a Belo Horizonte-depois de expor Sonho Branco, no LHUCA- the Louise Hopkins Center for the Arts-fotografias




Foto de Eliane Veloso, entre Graça Campos (à direita) e eu, no lançamento do ORIGINAL-Livro de artistas, onde participou com suas belas fotogradias,no tema "A Forma do Pote Vazio".O livro-objeto é criação de Regina Mello e está agora na quarta edição, a ser lançada, internacional.(Belo Horizonte, Palácio das Artes, 2008 -30 de junho).Eliane arrumava as malas e as fotos para viajar ao Texas. Ela faz parte do livro -álbum POIETISA, que Llobus e eu estamos organizando.

A fotógrafa e poetisa Eliane Veloso,retorna feliz a Belo Horioznte,depois de fotografar algodoais, foi ao TEXAS,expor sua arte, no LHUCA- the Louise Hopkins Center for the Arts


Belo Horizonte, 05 de setembro de 2008

Amigos e amigas,

Estou de volta, depois de praticamente um mês fora de Belo Horizonte.

A exposição “Sonho Branco”, no LHUCA- the Louise Hopkins Center for the Arts, na cidade de Lubbock/TX/EUA, foi muito legal e muita gente viu o trabalho.

Deixei a exposição no Texas e fui para Chicago, onde passei quase três semanas... de férias.. andando pelas ruas, indo museus e galerias... e visitando velhos amigos... comendo sanduíches e cheese cakes...
maravilha!!!

Agora de volta, retomo as atividades do “Sonho Branco”, em busca de algum empresário sensível que repasse Imposto de Renda para a publicação do livro (projeto aprovado pelo MinC).

Estou lhes enviando, em anexo, um release que, acredito eu, é a melhor coisa escrita sobre a exposição até o momento.
Estou, agora, buscando outros lugares para mostrar o trabalho... qualquer informação será muito bem-vinda.

Abraços,
Eliane Velozo

Abaido, o sito Press release


Ref.: “Sonho Branco” – exposição de Eliane Velozo


“Sonho Branco”, exposição individual da artista Eliane Velozo, é parte do projeto homônimo, que documentou campos de algodão e colheitas no Brasil, em Slaton/TX/EUA e no Togo/África.

Sobre o trabalho:

O Sonho Branco que nos traz essa exposição fotográfica teve início quando Eliane Velozo decidiu homenagear seu avô, com quem colheu algodão, em sua terra natal, Pernambuco.

Após realizar duas exposições do projeto, no Museu do Homem do Nordeste - Recife/PE e na Galeria SESIMinas - BH/MG, com as imagens feitas no Brasil, Eliane sonhou com Catherine Kitten (no sonho, ela deveria saber quem era Catherine Kitten).

Na rede de computadores, Eliane Velozo descobriu que Catherine nasceu em Nebraska e residiu em Slaton/TX, de 1912 até sua morte em 1937, e que sua família, vem, desde então, cultivando algodão no Texas.

Após vários contatos virtuais com essa família Eliane viajou para Slaton, em 2006, para fotografar a colheita do algodão dos ‘Kitten’.

Ao retornar, Eliane encontrou uma lacuna no projeto, que foi preenchida com o desejo de buscar suas raízes africanas.

Após exposição no Instituto Francisca de Souza Peixoto, em Cataguases/MG, decidiu viajar para fotografar a colheita no Togo/África, país que faz parte do que foi, formalmente, conhecido como “Costa dos Escravos”.

A exposição, que em 2008, já foi realizada no LHUCA (the Louise Hopkins Underwood Center for the Arts, na cidade de Lubbock/TX/EUA),

representa a semeadura e a colheita do algodão em três jornadas (Familiar - fotos e experiências no Brasil; Espiritual - fotos e experiências em Slaton; Ancestral - fotos e experiências no Togo).

Paul Hertz, artista, e curador independente, que reside em Chicago/EUA, escreve sobre o trabalho:

“As distâncias que a artista percorre, com trabalho árduo e sacrifício, e as distâncias que ela atravessa aparentemente sem esforços em sonhos ou através das redes de comunicação, chegam a um destino comum (com esse projeto fotográfico).

Esse projeto é sobre algodão e o trabalho no cultivo do algodão, ou sobre escravidão e liberdade, ou sobre família e ancestralidade, ou sobre espiritualidade - ou sobre tudo isso e nada disso e pode se despedaçar se tentamos separar suas partes e colocá-las de volta no seus lugares de origem.”

Ele continua: “…a artista busca contatos com o inefável, ancestral, no passado e no fururo, no presente-como-futuro-imediato. Em última instância, mantém unido o tecido do seu trabalho — e nada realmente se destroça no que nossa sondagem busca entender. Chegue perto e o tecido revela suas características individuais; se afaste um pouco e o padrão da totalidade emerge.” Explica, falando do sonho relacionado com esse projeto: “O que deveria nos espantar mais: o sonho onde a artista é perguntada —“Quem é Catherine Kitten?”— que inicia sua jornada aos sujos e vermelhos campos de algodão do Texas ou a fibra que conecta o sonho à realidade, o sistema nervoso estendido da internet onde ela encontra os vestígios de uma pessoa chamada Catherine Kitten?

Quer adotemos os aspectos da espiritualidade ou da ciência cognitiva em nossas especulações, ou consideremos as peregrinações da artista uma manifestação da l’hasard objectif — na teoria do surrealismo de André Breton, uma reconciliação entre forças naturais e humanas ao acaso — os saltos intuitivos que a guiaram através de três continentes, deveriam nos fazer parar para pensar.”

Eliane é formada em Comunicação Visual (UFPE) e Mestra em Belas Artes - Fotografia (University of Illinois at Chicago) e tem realizado exposições de seu trabalho nos Estados Unidos e em várias partes do Brasil.

Já ensinou fotojornalismo e, regularmente, realiza pequenas oficinas de ecologia, arte e fotografia.

Apesar de sua baixa habilidade visual (é portadora de degeneração macular e retinose pigmentar), trabalha normalmente em sua arte, inclusive revelando e ampliando suas próprias fotografias em processo preto & branco tradicional.

Eliane declara: “O mundo é minha casa, meus ancestrais são meu ‘élan vital’.”



Contatos:

Eliane Velozo

55- 31- 3375.6183

elianevelozo@terra.com.br


SERVIÇO:

LHUCA - Underwood Center for the Arts - WHITE DREAM. Solo photography exhibition by Eliane Velozo. August 1-25, 2008. This exhibition by Brazilian artist Eliane Velozo is based on a project that ...
www.lhuca.org/index.php?pageid=8

(Google pesquisa)

Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 25 de setembro de 2008 às 05:43 , Blogger fatimapombophotos disse...

grande eliane Veloso!
Parabens!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial