quarta-feira, 2 de abril de 2008

Andréia Donadon, Governadora do InBrasCi em Mariana, a primaz de MG-posse na ALRJ



Na foto, um dos trabalhos desenvolvidos por Andréia (Deia Leal) e os aldravistas (J.B. Donadon, Gabriel Bicalho e J.S.Ferreira),em Mariana:levar arte e poesia nas escolas.Nesse momento, anjos pintados pela Governadora do inBrasCi e Cônsul de Poetas del mundo, Déia Leal, sção expostos junto à arte das crianças - e haikais no tema, declamados.


Andréia Donadon, além da exposição EMARANHAMINAS em Viçosa, também toma posse como membro correspondente da Academia de Letras do Rio de Janeiro.Conhecendo e aplaudindo o trabalho continuado dessa jovem mulher, extraordianariamente bem direcionada, sabemos que a ALRJ por certo lucrará muito com sua entrada, em especial, além da qualidade poética de seus escritos - poemas , crônicas e contos - a grande divulgação que faz em uma grande teia,assim como nós, para o Brasil e para o Mundo, não apenas para MG.

Clevane pessoa de araújo lopes
Diretora Regional do inBrasCi em BH/MG

Em homenagem , transponho as opiniões de sua posse na qualidade de Governadora em Minas, no inBrasCi (Sede Rio de Janeiro):

Publicado no Diário do Aço de 22/10/2007.

À Representação Distrital do InBRasCI em Minas Gerais – Instituto Brasileiro de Cultura Internacionais, empossada em 29 de outubro 2007 no Rio de Janeiro.

E eu digo à Governadoria Mineira, em especial, à Governadora Andréia Leal.

Amigos,

Há algo nesse grupo de poetas, de desbravadores e incentivadores da Cultura, em Minas, que contagia... Quando os conheci, algo me disse que ali estava forte ala de soldados inbrascienses, soldados cuja única arma é a arte em geral, a palavra... Subjugando a resistência de cada ser ao cultivo do belo, incentivando a germinação do Amor Universal, fazendo florir a Paz entre os seres, os povos... Fazendo da Cultura um direito de todos... Só fiz escutar essa voz interior, eco, talvez, da voz do nosso Chanceler Édison d'Almeida, que me aproximou de Andréia... Antes, porém, o terreno tinha sido preparado inconscientemente, quando minha filha, a Profª Virgínia Buarque, me apresentou a alguns componentes desse grupo, em Mariana. Como diz o meu amigo literato e psiquiatra Luiz Gondin, acasos não existem, tudo caminha na direção antes traçada, basta que se não feche os olhos à luz que ilumina tal estrada... Agradeço tê-los conhecido... Agradeço ao Édison, à Virgínia, ao Pai Maior e a todas as essências positivas que nos fizeram sentir nossa sintonia... Amigos mineiros, baluartes da Cultura mineira, agradeço por mim, agradeço pelos brasileiros, agradeço pela humanidade... O InBrasCI orgulha-se de vocês... E logo, logo, tenho certeza, outros brasileiros, mato-grossenses do sul, riograndenses do sul, espírito-santenses, rondonienses... E tantos outros estados (norte, sul, nordeste, sudeste, centro-oeste) estarão fundando suas Governadorias de mãos dadas conosco, labutando com garra, pela Cultura, pelo civismo, pela preservação à Natureza, pela Fraternidade, pela Paz na Humanidade... Dizem que Minas trabalha em silêncio e que, quando o mundo toma conhecimento, a obra está pronta... Tenho certeza que a RD-InBrasCI-MG vai levantar bem alto essa bandeira, pelo bem de Minas Gerais, pelo bem do Brasil, pelo bem da nação terrena... Pelo bem do equilíbrio dos Universos... Parabéns, amigos mineiros, na certeza de que a confiança que nós depositamos em vocês desde o início e que, hoje, o Brasil inteiro deposita, será, com fartura, recompensada... Que as bênçãos do Céu caiam sobre todos os homens de boa-vontade!... Abraços fraternos... Abraços inbrascienses!...

Marilza Albuquerque - Presidente do InBrasCI - RJ

Distinta Governadora da RD-InBrasCI-MG, Andreia Donadon Leal. Perfeita a matéria abordando a última reunião do InBrasCI. Com certeza a Presidente do InBrasCI aproveitará parte ou o todo para disponibilizar no blog do Instituto. Aproveito para renovar os votos de sucesso. Abraços,

Elvandro Burity - Escritor, Poeta e Secretário Geral do InBrasCI

Andreia,

Você conseguiu! Aglutinou o que buscas na força que a Cultura e as Artes lhe passam e tens muito, mas muito, a acrescentar ao movimento Histórico de Mariana. Nestas vidas todas, que dizem se repetem, você traz esta pujança e este acreditar no que fazes e sei bem como é dura a tua vida, como é difícil até o teu estado de saúde, mas superas, sois mesmo superior pela humildade e força de vontade. A você e a todos, em especial aos que agora darão mais luz ao IBRACI, sigla que eu nunca irei mudar, pois foi assim que acreditei, quero desejar votos de muita luta, persistência e coerência no movimento Aldravista. E não só, pois você mesma sabe que Cultura, muitas vezes, subjuga outras culturas e Mariana, agora tem força na Antiga Corte do Rio de Janeiro, assim como na Cidade Maravilhosa. Da minha parte, só tenho a agradecer por você existir, para dar força a este movimento, que se quer culturalmente equilibrado, são e eterno. Aceite meu abraço amigo e distante da Pátria que eu tanto amo!

Édison Pereira de Almeida - Chanceler do InBrasCI na Ilha da Madeira - Portugal www.unipaz.pt

Isto é fazer Cultura! Parabéns a todos vocês! Beijos e sucesso.

Regina Mello. Mestre em Artes Plásticas - BH-MG.

Que time! Conheço todos os membros! O Clesi faz um belíssimo trabalho no Vale do Aço e com os poetas aldravistas vão percorrer os caminhos e todas as fronteiras no mundo da arte e da literatura.

Maria Antonia Pedro – por e-mail

Prezada Andreia Leal,

Parabéns pela sua posse, bem como, por este belo trabalho de divulgação e produção. Felicito também a estimada Marilza Albuquerque pela fervorosa dedicação ao InBrasCi, que já está dando preciosos frutos. Que Deus as abençoe para que cada vez mais o InBrasCi se desenvolva e realize expressivas manifestações culturais. Cordial abraço,

Beatriz Dutra – Secretária Geral da Academia de Letras do Rio de Janeiro.


Parabéns à Andréia Donadon Leal, por essa investidura tão importante junto ao InBrasCI. Parabéns ainda aos demais integrantes do grupo mineiro. Juntos, vocês confirmam a tradição e a qualidade das Letras de Minas Gerais.

Daladier Carlos -RJ


Parabéns e congratulações efusivas a Nova Governadoria do InBrasCI em Minas Gerais. Esse time de poetas mineiros encantou a noite de posse na CONFALB. Parabéns!! Parabéns Marilza!

Pedro por e-mail


A crônica que a Governadora leu no discurso de posse emocionou a sociedade carioca. Parabéns!

Parabéns! Jorge Fernandes - RJ


Os poetas mineiros encantam o país e o mundo. Parabéns Minas Gerais. Quem te conhece não te esquece jamais, como os poetas mineiros.

Marcos José – por e-mail


Os poetas mineiros Aldravistas ficarão para a história da Literatura Brasileira. Parabéns pelo trabalho e manifestos com teoria e justificativa artístico-literária!

Efigênia Ferreira – por e-mail


Olá, Andréia. Parabéns pelo teu empenho, pelas expressões artísticas do povo do Brasil e do mundo! Daqui do extremo sul do Brasil, vou repassar teu convite que celebra a diversidade cultural. Um abração!

Rozelia Scheifler Rasia – RS


Andréia!

Meus efusivos cumprimentos pela magnitude do projeto envolvendo o tema hai-kai, que depois de 1998, passo a grafar haicai, pois me achava então como mestranda na Puc, tendo como objeto de pesquisa o haicai japonês, naturalizado brasileiro, concluindo o Curso de Comunicação e Semiótica: Intersemiose na literatura e nas Artes - Defesa e Dissertação "O Haicai no Brasil: Comunicação & Cultura" - Puc-SP, em março/2004. (...) Memória - retrocedendo uma década e dois anos mais, 1995, J.B.Donadon Leal, citado no Projeto: “Hai-kai – Da Arte poética à alfabetização”, participou de uma Antologia, “Hai-kais ao Sol”, coordenada por mim, com Lançamento numa bonita festa cultural na Biblioteca Pública Municipal "Mário de Andrade", no Centro de São Paulo. Poderia Lembrá-lo?

Voltando ao grande feito haicaístico desenvolvido pelo projeto na sua cidade, mais uma vez cumprimento a Escola Estadual Dom Benevides e todos os envolvidos no magnífico evento cultural. Valeu ter recebido tão boas-novas! (...)

Débora Novais de Castro - Professora da USP - www.haicai.com.br


Bravo!!! É de extrema importância o valor dado por todos desta casa a Cultura. Parabéns pelo valioso e singular instante. Muiiiito sucesso!

Cláudio Márcio Barbosa


Querida Marília

Recebi o convite para a posse de Andréia Donadon Leal no InBrasCI. Agradeço e envio meus cumprimentos a ela e ao CLESI pela importante atuação cultural que há muito já ultrapassou as fronteiras do Brasil e constitui motivo de orgulho para todos nós. Parabéns a todos! Abraços,

Ligia Porto – Belo Horizonte - MG

Fonte:Jornal do CLESI - Clube dos Escritores de Ipatinga, ao qual pertencemos-, seção cartas

http://www.clesi.com.br/cartas/cartas.html

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial