sábado, 12 de dezembro de 2009

Intervenções Artísticas no Cotidiano Urbano de Fortaleza, Ceará-Brasil-e assuntos afins

A poeta Karina Campos, eu e a poeta Maria Moreira, em minha mostra de poemas e desenhos em banneres, "Graal Feminino Plural", na Galeria da Árvore, em março de 2009(Belo Horizonte, Brasil-Parque Municipal Américo Rennê Gianetti).
Crédito:Lu Peçanha


Volei na Rua , de João Werner



Volei na Rua , de João Werner(2005)*Fonte:http://www.artcanal.com.br/joaowerner/



Clevane Pessoa em frente a painel de Iara Abreu, na Biblioteca Municipal Infanto Juvenil/out/2009/, em Belo Horioznte, MG-
Crédito da Foto:Luiz Lyrio




Fortaleza, orla marítima, fonte:http://img.webme.com/pic/t/temporada/fortaleza_overview.jpg

Há uma tendência generalizada , no País, em artistas e poetas interpretaram acontecências e paisagens urbanas, a gente que transita, as tbos, os trabalhadores, o lixo, o luxo.
Já interpretei vários trabalhos de João Werner(*), artista visual cutitibano, que com suas cores vibrantes interpretam a realidade citadina. desde os ébrios nos bares e prostitutas a pessoas que tranditam pela Urbe, fiz versos brotados à primeira impressão da pintura , qual uma fila de ônibus, mas também a "burquinha", onde crianças jogam bola de gude.Em qualquer lugar, sofistificado ou miserável, as pessoas co-existem , as crianças montam seu circo do imaginário e são.
Minha amiga , a pintora Iara Abreu, aqui em Belo Horizonte, que vem apresentando sucessivas exposições onde interpreta poemas, com grafismos, preto e branco, bico de pena, coloca-se no lugar do porta, ela própia uma autora de poesia visual.No parqwue Municipal Américo Ren~e Ganetti, na capital mineira, passou horas a desenhar anônimos e gatos-aliás a mostra de gatos, que começou a ser apresentada na cidade de contagem , tem desenhos sui generis dos felinos -que hoje ilustram sites, blogs e livros- mas também comprareceu no palácio das Artes para , a cada Terças Poéticas,(recitais com curadoria de Wilmar Silva), interpretou a poesia e os bardos no plco.

Ou seja, a vocação hodierna de sair do estúdio, do ateliê, misturar-se às realidades cotidianas de uma cidade, para registrar aspectos, é algo formidável e vem acontecendo aqui e ali.Aliás, justamente as mostras de Iara Abreu(**), chama-se "Aspectos Urbanos".E a revista Guatá virtual, fala a respeito dela , publica-a na sua revista de papel (Foz do Iguaçu), de dezembro. Mesmo e outros países, ela preocupa-se em recriar o urbanismo, por exemplo, os de Paris-mostras na galeria de Arte da Todoviária em BH e na Associação Mineira de Imprensa(AMI), em novembro de 2009.

Temos recebido e divulgado uns tantos outros convites e hoje, nos chega, através do Coro Coletivo, esse , enviado por David da Paz.Leiam abaixo e se estiverem na linda capital cearense, Fortaleza, terra de Iracema, dos Verdes Mares e do artesanato renomado, não percam, se possível!

No número 54, muito interessante proposta:a "Fábrica Interdisciplinar de Arte" estará disponível para artistas.
Ocupar espaços urbanos, outra tendência mundial nas Artes:lembro André Rieu, fazendo uma cidade inteira escutar música e dançar, ou a CDCE(Companhia de Dança Contemporânea de dança de Évora, Portugal, levar espetáculos a céu aberto, ou a Orquestra Sinfônica de Minas gerias, Fundação Clóvis Salgado, tocar para os frequentadores do Parque Municipal nas manhãs de domingo para adultos, adolescentes e crianças sentados na grama...


Nosso grupo Poetas Pela Paz e Pela Poesia, sai uma vez por ano, para distribuir 152 mil poema e mais de mil livros-embrulhados para presente-desde a feira de Artesanaro , passando pela Rua da Bahia, agora com o desfile do Boi Rosado (em homenagem a João Guimarães Rosa, coordenação do Severino Iabá)a distribuir a "mil rosas para o Rosa"

Em Mariana,a cidade primaz de MG, além de exposições de telas a céu aberto, em muros e praças, escolas, os aldravistas agora distribuem livros de porta em porta, levando a Literatura aos moradores.

A Galeria da Árvore , do MUNAP(***) e o Sementes de Poesia, acontecem também ao ar livre e atraem cada vez mais pessoas interessadas

Que se multipliquem as ações pelos aspectos urbanos-e a intervenção das Artes e das Letras em todos os possíveis espaços.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Divulgação:
Diretoria Regional do InBrasCi.
Representante do Movimento Cultural aBrace em Belo Horizonte.
Vice Presdidente do Instituto Imersão Latina.



"A mostra objetiva reunir realizadores (Coletivo Curto-Circuito, Coletivo Grafiticidade, Grupo Acidum, Grupo Diplodocus, Grupo Meio Fio, Laboratório de Arte Pública–L.S.T., Mediação de Saberes, Projeto Balbucio, R.A.M. e TEMPORADA) de arte-intervenção e oxigenar as discussões na capital cearense sobre a arte contemporânea e suas novas propostas e novos suportes; sobre sua precariedade dos meios; a efemeridade dos atos, ações e performances; e sobre o meio de arte em Fortaleza, tendo como meta divulgar a produção nas artes intervencionistas.

Este ano a mostra vai acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro de 19 às 22h na rua (Rua Pinto Madeira 678, Trv. Ubajara, Centro Cep:60150-000, Fortaleza-CE) na forma de intervenção e a Fábrica Interdisciplinar de Arte – Dimensão Variável (casa 54) estará disponível para ocupação cultural. O espaço desde já está aberto.


Apareçam!
Divulguem!
Abraços em toda(o)s e beijos,
David da Paz."



085 - 87955952
escoladebensimateriais@hotmail.com


----------------------------------------------------------

SUobsídios:


(*) João Werner

(*)João Werner é Graduado em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo, curso concluído em 1989. Tem Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, concluído em 1994. Como professor universitário, atuou em Londrina (PR), na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), nos cursos de Educação Artística, Arquitetura e Desenho Industrial. Na cidade de São José dos Campos (SP), foi professor universitário de 1991 a 2001 na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Lecionou nos cursos de Arquitetura e Publicidade e Propaganda. Deste último curso, inclusive, exerceu a função de Coordenador Acadêmico por um ano. Durante este período universitário, não produz obra plástica.

Premiado em três Salões de Arte regionais:

Prêmio em Escultura no II º Salão Estadual de Artes Plásticas. Instituição: Casa de Artes e Ofícios Paulo VI. Período: novembro de 1984. Localidade: Ibiporã (PR)***Prêmio em Pintura no 29 º Salão de Artes Plásticas Para Novos. Instituição: Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Período: maio de 1985. Localização: Arapongas (PR)***Prêmio Aquisição em escultura na I ª Mostra de Artes "Zumbi dos Palmares". Período: novembro de 1986. Localização: Londrina (PR)***

Destacamos quatro exposições:

Exposição individual. Local: Sala José A. Teodoro, Museu de Arte de Londrina. Período: 16 de abril a 13 de maio de 2005, Londrina (PR)***Exposição coletiva "Luz". Local: Galeria Mali Villas Bôas. Período: 30 de julho a 09 de agosto. São Paulo (SP)***Exposição individual. Local: Arqui-Tec Feira de Arquitetura e Decoração. Período: 23 de setembro a 03 de outubro de 2005. Londrina (PR)***Exposição individual: "Clube de Levitação". Local: Departamento Municipal de Cultura. Período: julho de 1987. Londrina (PR)."Fonte:http://www.artcanal.com.br/joaowerner/



(**) Em Wanae(http://www.wanae.com/iaraabreu), assim se expressa , sobre si e seu trabalho, a artista Iara Abreu:
Sou artista plástica com formação acadêmica, minha temática é o aspecto e a vida urbana .Pesquiso várias formas e expressão de arte.

Seja com acrílica s/tela, oleo s/tela, desenhos a nanquim e outros, aquarelas, objetos, retratos esculturais em terracota etc estou sempre indagando as técnicas e experimentando outros materias. Já participei de exposições pelo Brasil e em outros Países. Participei das comemorações dos 250 anos de Mozart, Áustria, Bienal do desenho, Londres, 400 anos Dom Quixote, Biblioteca Pública Rio de Janeiro, Tenho obras em acervos nacionais e internacionais.

Gosto de arte híbrida, gosto da mistura de técnicas, mistura de materiais, mistura de linguagens. "


Av. Sinfrônio Brochado 36/204 - Barreiro
Belo Horizonte - MG
CEP - 30640-000
Fones +55 3l 33845104 e +55 96915104 e +55 86472314"


(***) MUNAP-Museu Nacional da Poesia, coordenado e criado por Regina Mello, artista plástica e poeta.

Leia a entrevista que Regina Mello concedeu-me, em abril de 2007, para saber mais sobre el e esse trabalho interessante do MUNAP.
http://recantodasletras.uol.com.br/entrevistas/449678


Divulga:Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial