quarta-feira, 16 de abril de 2008

1ª OFICINA DA TV CARACOL


Fernando Barbosa, que não para de criar e adora atuar com mídias várias, convida para 19 de abril:
"Convidamos você e a toda comunidade da Vila Santana do Cafezal a participar da 1ª OFICINA DA TV CARACOL
“ Com a Comunicação Popular, você também constrói o que vai para telinha! “
Dia: 19 de abril, às 14 horas
Local: Sede do Sistema de Comunicação
Rua Bela Vista , 56
Aglomerado da Serra"

Cumprimentamos o autor e fotógrafo por mais essa conquista, e alguramos boa sorte na nova empreitada.

Clevane Pessoa
DR do InBrasCi em BH/MG




13 de abril de 2008

Com certeza essa data será inesquecível para quem compartilhou com
As Brigadas Populares e a Associação Comunitária dos Moradores
da Vila Santana do Cafezal a inauguração do Sistema Caracol de Comunicação Popular, que por volta das 11 horas da manhã desse dia cabalístico, 13, entrou no ar a TV Caracol - Canal 35 UHF.

Ao chegar no estúdio da Caracol, acompanhado do nosso agora revigorado José Guilherme Castro e também do companheiro Rogério Baracho que me revela o que foi feito com o transmissor da nossa querida A Outra Fm 105,5 FM, que hoje se encontra fora do ar, mas extinta jamais... fez história, história que carinhosamente preservo vinhetas e matérias que foram levadas ao ar em nossas transmissões ao longo de aproximadamente 2 anos.

Olho discretamente para um lado e vejo a TV Caracol no ar, retransmitindo via satélite o programação da Tele Sur – diretamente da Venezuela para a Vila Santana do Cafezal, olho para o outro e vejo uma juventude feliz e com aquela sensação gostosa de pré estréia, de missão cumprida, ou seja... ajustes finais foram feitos e mais uma vez foi permitido demonstrar o que já estava preparado pra a apresentar aos convidados e levar o transmissor, o DVD e a câmera de filmagem para andar térreo da Associação para atender melhor a diversas entidades que foram convidadas para esse momento, assim como todos aguardavam também pela participação da comunidade, dos moradores da Vila Santana do Cafezal.

Um delicioso cafezinho acompanhado de bolachas estava servido enquanto aguardávamos mais um grande momento histórico para o Aglomerado da Serra e sem duvidas para a democratização da comunicação.

As jovens meninas das brigadas populares, mais que entusiasmadas, e sim conscientes da importância daquele momento e quiçá responsáveis pelas mudanças que a partir de hoje passam a ser uma realidade para os moradores do Aglomerado da Serra, em especial os moradores da Vila Santana do Cafezal, fizeram uma breve apresentação e deram em seguida a palavra a quem se interessasse a ler a carta de intenção do que seria o Sistema Caracol de Televisão.

Naquele momento o que aparentemente para alguns poderia ser uma reunião, se transformou num programa de TV, sem uma pauta por assim dizer, mas muito natural, espontâneo, e histórico.

Frei Giovander, Ronaldo Zena, e o companheiro Vinicius fizeram a leitura do manifesto, seguido depois da palavra de Pedro Otoni e José Guilherme Castro, Anselmo CRP, entre outros(as) e da professora e advogada Delzi.

Em seguida, a comunidade passa a ter voz e imagem na TV Caracol, questionando, sugerindo, e principalmente reivindicando pautas que podem vir a dar linha a uma programação semanal para a TV Caracol.

Ainda nessa oportunidade assistimos ao TV Lição, produzido e apresentado por José Guilherme Castro, que nos ensina a montar um canal de TV em apenas 5 minutos a um custo mínimo e eu diria até ao alcance de todos... de todos aqueles que realmente estarão usando esses recursos para um engrandecimento da comunicação alternativa no Brasil.

Por falar em Comunicação Alternativa, reporto aqui novamente a entrevista que produzi com os cantores Chico Cesar e Nando Reis por ocasião do 7º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua realizado em Belo Horizonte, no período de 18 a 30 de agosto de 2004, onde mostramos a nossa capital e aos artistas internacionais a força na Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária ao levarmos ao ar boletins diários e entrevistas e coberturas ao vivo de espetáculos realizados nessa ocasião.


Ao entrevistar o nosso querido Chico César nessa ocasião, ele deixou claro que:

As Rádios Comunitárias assim como as TVs Comunitárias, são possibilidades de descentralizar a cultura, a informação.

Um dos pilares da dominação se da pela informação, então a medida que mais pessoas possam ser não apenas receptoras mas também emissoras de comunicação, de informação, ai teremos um país e um mundo em geral mais democrático, em que bairro possa discutir seus problemas independentes dos interesses comerciais, dos interesses políticos independe do resto da cidade do resto do estado ... então eu sou totalmente a favor dessas iniciativas.

Eu agradeço a receptividade de todos vocês e desejo vida longa a esse espírito crítico que renina em Belo Horizonte e em Minas Gerais.

Ao entrevistar também no 7º FIT, Nando Reis externa sua opinião dizendo:

Cara eu não vejo nada mais saudável atualmente no Brasil do que as Rádios Comunitárias. Elas são voltadas para os interesses das comunidades e resgatam o princípio básico do Rádio que é ser informativo, que é trazer riqueza cultural para os ouvintes e possibilitar que eles cresçam e se eduquem com aquilo que esta ao redor deles, é um abrir nos olhos e fazer aquilo que as Rádios Oficiais se esqueceram de fazer já muito tempo.
O mundo está muito selvagem , e é possível reunir gente sem que isso necessite de policia, de repressão, de violência. É isso!


Representantes da Associação Comunitária dos Moradores
da Vila Santana do Cafezal também tiveram sua brilhante participação falando daquele momento e o quanto estão empenhando em colaborar no que preciso for para a cada dia esse movimento ganhar força diante a sociedade belorizontina, mineira e porque não dizer brasileira.

Agradeço a oportunidade e o privilégio de ter sido convidado, de poder enfim comparecer, e por de repente, quando eu me dei conta, eu esta ali... retomando minha profissão, só que desta feita como cinegrafista de uma emissora de TV... meu Deus... muito obrigado, e aos amigos digo que vocês não tem idéia do que isso representa para minha vida... euzinho, segurando uma câmera, filmando e levando ao ar imagens para um canal de TV que ficarão registradas em minha meu coração para sempre.

Ah... não poderia é claro deixar de falar dos amigos que fiz, como foi conhecer a Lívia - estudante de jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, que na hora a recomendei para não deixar de visitar a Exposição da nossa querida amiga Déia Leal. Muito feliz também fiquei ao reencontrar com o Rogério, o Vinicius, o Ronaldo Zena, o Denílson, que surpreende a todos em deixar de lado a idéia de morar na Espanha e estar aqui de volta ao Brasil, meu Brasil Brasileiro, como disse o próprio, o Robert, a Karina, a Flavia, a Silvana, o Pedro Otoni, que afirmei categoricamente que se eu não estive ali, ai sim, estaria ainda mais pobre.
Ah!... Não esquecendo é claro do Heitor Reis que não pode comparecer.

Não posso deixar também de falar do congraçamento final que foi uma deliciosa feijoada que a Associação Comunitária dos Moradores da Vila Santana do Cafezal preparou para os convidados, simplesmente divina.

Parabéns a todos os presentes lembrando que:

Convidamos você e a toda comunidade da Vila Santana do Cafezal a participar da 1ª OFICINA DA TV CARACOL
“ Com a Comunicação Popular, você também constrói o que vai para telinha! “
Dia: 19 de abril, às 14 horas
Local: Sede do Sistema de Comunicação
Rua Bela Vista , 56
Aglomerado da Serra

Viva... demais!


Fernando Barbosa e Silva
Espaço Cultural Casa do Fernando
5 anos de Produção Artística e Cultural




Visite!
http://fernandobarbosaesilva.arteblog.com.br
http://fbarbosaesilva.multiply.com
http://fernandobarbosa.slide.com
Fernando Barbosa e Silva
Repórter Fotográfico
Belo Horizonte-MG

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial