sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Imersão Latina no FORUM SOCIAL MUNDIAL AMAZÔNICO



Imagem:estrela de dedos, sobre a ata de reunião prévia,acontecida no palácio das Artes.Flash de Brenda Mars, cuja mão também aparece.Um poema concreto:Mata/ATA. A vibrante cor laranja é camiseta do IMEL.

Na minha, há a aliança de prata,encaixável (duas em uma), que eu trouxe de Montevidéu,Uruguai, quando lá estive para o VII Encontro do Movimento Cultural aBrace, que represento em Belo Horizonte, MG/Brasil .

O Forum e minhas Reminiscências de belém-Pará,Brasil

Brenda Marques, jornalista ,poeta e performadora, que preside o IMEL(Instituto Imersão Latina), participará com equipe do FORM SOCIAL MUNDIAL AMAZÔNICO.
Uma das atividades lá, será pela PAZ - ela levará poemas do grupo Poetas Pela paz e Pela Poesia, para fazer uma da nossa "Chuva de Poesia", desta feita, na capital paraense, tradicionalmente conhecida por abrigar movimentos sociais e lutas por Direitos Humanos.

Logo que cheguei lá, onde morei por quatro anos-trabalhava, na qualidade de Psicóloga do antigo INAMPS no PAM de Psiquiatria da Av.Getúlio vargas, onde além doa tendimento às pessoas em soifrimento mental, estivemos na iinstalção dos programas de atenção integral ao Adolescente- vi faixas convidando para um Encontro Internacional de Homens de Rua.Depois, fiquei impressionada com a quantidade de moradores sem teto que vieram de todo o mundo.Um de meus pacientes, vítimas de alcoolismo, era maestro e residia num coreto na praça da paz.

Depois, via estudantes e militantes passarem praticamente todos os dias, pela floresta amazônica, pelos Sem Terra, pelas mulheres indígenas, enfim , lá, desde criança, a conscientização começa.

Brenda preparou sua equipe longamente,vão se expressar nos temas "Vozes da Cabanagem" e sobre o Infanticídio indígena.

lembrei-me de que, quando íamos aos domingos ao Clube Lítero Português, passávamos pelo Monumento á cabanagemç.Aliás, Belém do Pará possui muitas estátuas maravilhosas, erguidas na época áurea da borracha (quando os seringais a colocaram num alto nível de produção e corria muito dinheiro).

Assim que nos instalamos, li que aconteceria o I Congresso de Psicologia da Amazônia.Fui inscrever-me, mais para entrosar-me com os profissionais da região,quando ouvi da preocupação dos organizadores dizendo que alguns convidados palestristas não p0oderiam comparecer.Eu, que desenvolvera seis temas livros no Congresso de Adolescência no Rio de Janeiro, entreguei-lhes a lista de títulos e isse que poderia fazer alguma palestra, caso não conseguissem outras pessoas.Não conseguiram:ao chegar lá no dia seguinte, meu nome já estava na programação...com os seis temas de adolescência sugeridos por mim (família, homossexualidade circunstancial do adolescente, Mães-Meninas,Projetos de atenção Integral ao adolescente-equipes interdisciplinares e pichação).

No primeiro dia, entrei num dos auditórios da UFPA e ouvi uma voz poderosa que dizia:"Onde antes havia floresta, hoje há material bélico, do Exército, em , que fazia uma palestra debate, sobre o "Projeto Calha Norte"-e a partir daí, comecei meu amor pelas causas indígenas.Isso foi em 1996 ou 97, creio.

Gostaria muito de ir ao Forum e não poderei, mas Brenda vai, na qualidade de Ptresidente do IMEL(sou a vice e aqui divulgarei tudo que enviar).Lembro que podem buscar diretamente no blog do IMEL:http://imersaolatina.blogspot.com).Também viaja enquanto Membro dos Poetas Pela paz e Pela Poesia, e representante do Movimento Cultural aBrace (Brasil/Uruguai).São parceiros:ONG ATINI: Voz pela Vida, Associação Caverna de Adulão e Escola Avalanche de Missões Urbanas entre outros.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Vice-Presidente do IMEL
Diretora Regional de Culturas Internacionais (InBrsaCI)
Cônsul Z-C de Poetas del Mundo em Belo Horizonte-MG
Embaixadora Universal da Paz(Cercle de Les Amabassade3eurs Univ.de la Paix-genebra, Suiça)


Abaixo, uma parte da intensa troca de e-mails que brenda manteve com os parceiros de viagem:


"Olá Equipe que vai ao Fórum e colaboradores do Imersão Latina,

Envio informações que sairão em folder e banner que estou mandando pra gráfica amanhã. Assim que ficar pronta a arte envio. Também colocarei um banner digital no site www.imersaolatina.com até sexta.

Quem não for ao Fórum, peço que trabalhe na divulgação. Na volta estamos planejando fazer uma festa para divulgar os resultados do Fórum e lançar uma revista com a cobertura do FSM. Para isso teremos que buscar apoio de Gráfica e também veremos com a Belotur.

Consegui uma casa para as mulheres que devem levar colchonete e uma graninha pra ajudar nas despesas. (Ficaremos na casa da mãe da Ursula: Brenda (eu), Aline, Luiza e Rosa)
A idéia é comprarmos algumas coisas práticas para comer, assim economizamos. No mais, devemos sair cedo todos os dias e voltar à noite, então teremos mesmo que comer na rua.
Peço que liguem quando chegarem.

Sugiro nos encontramos no dia 27 às 15h30 no local do Fórum de Mídia Livre para irmos juntos na Marcha.

Local: Escola de Aplicação da UFPA (antigo NPI). Av. Tancredo Neves Perimetral, nº 1000. Bairro Montese. Terra Firme - Próximo à UFRA e Museu Emilio Goeldi.

Quem tiver camisa do Imersão Latina pode ir ou sugiro alguma camisa que tenha uma mensagem ou relação com a América Latina ou tema indígena, por exemplo. Se puderem levar faixas e bandeiras também, seria interessante. Levarei alguns balões do projeto "Criança não é brinquedo" para dar vida à nossa participação.

Telefones de contato em Belém
(31) 87883820
(91) 32570984 (casa da Raimunda - Mãe da Ursula)


Um abraço,

Brenda

Informações para banner e folder:


Imersão Latina
"A cultura e a comunicação são nossas formas de resistência."


O Instituto Imersão Latina (IMEL) é formado por ativistas que se preocupam em defender nossa América e mostrar toda a diversidade cultural, ambiental e de idéias da região.O IMEL desenvolve projetos e atividades culturais, de capacitação e treinamento em parceria com outras entidades que visem o desenvolvimento sócio-cultural, pesquisa e difusão das memórias e identidades culturais latino-americanas; além de prestar serviços de consultoria e assessoria de comunicação para organizações não-governamentais.

Participe enviando informações, fotos, textos, sons e vídeos para imersao@imersaolatina.com
Endereço: Avenida do Contorno, 4640 – Sala 701, Bairro Funcionários. CEP 30110-090
telefones: 55 + 31 32276869 55 + 31 88119469

Revista Eletrônica: www.imersaolatina.com
Blog: www.imersaolatina.blogspot.com

Participe conosco no Fórum Social Mundial Amazônico 2009:
de 27 de janeiro a 1º de fevereiro em Belém
www.fsm2009amazonia.org.br

Atividades do Imersão Latina
Palestra e debate: "Vozes da Cabanagem"
A importância da resistência popular 174 anos depois da revolta.
Índios negros e mulatos se uniram contra a política no Pará.
As verdadeiras mudanças acontecem quando o povo une por seus direitos.

28/01/2009 na Universidade Federal do Pará - UFPA Básico
Pavimento FB sala F1 - Turno: noite

Mesa-redonda "O infanticídio nas Florestas Brasileiras" com exibição do filme: Hakani:
O direito das crianças à proteção é universal.
Nas tribos indígenas brasileiras muitas famílias sofrem com o infanticídio indígena.
Qual o valor mais importante: a vida ou a cultura?

31/01/2009 na Universidade Federal do Pará - UFPA Profissional
pavimento IP Sala IP 08 - Turno: noite

Atividade cultural no Acampamento da Juventude
"O Corpo como instrumento de resistência"
Performance poética que mostra a força dos ritmos latino-americanos
e as mesclas étnicas no nosso corpo.

Veja programação no www.iteia.org.br/aij2009

Parcerias:
ONG ATINI: Voz pela Vida, Associação Caverna de Adulão e Escola Avalanche de Missões Urbanas."

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial