quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Delicadeza, O Passe da Felicidade-Vânia Moreira Diniz




Delicadeza, O Passe da Felicidade

Vânia Moreira Diniz



Andava procurando minha própria sombra, deixando que as reminiscências entrassem e me envolvessem. Enquanto isso olhava a vida, observando o mundo ali diante de mim, tão diferente do que todos nós um dia pensamos.



Os “Dias Internacionais” englobando várias conquistas em várias categorias estão sendo comemorados com intensidade e isso tem sido um preito de amor e a certeza que jamais retrocederão os direitos inerentes que conquistamos aos poucos.



A verdade é que hoje, quando a tecnologia devia andar ao lado de sentimentos humanitários, precisamos caminhar reconhecendo o quanto as pessoas em geral necessitam do calor humano que se distancia a cada dia e ostentam amizades superficiais e numerosas para acarinhar o próprio ego. É isso que observamos dentro da internet, onde temos necessidade infinda de mostrar nosso mundo populacional dentro de uma comunidade virtual.



Acho que isso é muito importante, todas as formas de aquecimento humano contribuem enormemente para uma vida feliz. Mas a verdade é que acontece somente quando cada um de nós demonstra seus dons e predicados, nas horas de elogios mútuos e satisfações de vaidades.



E a delicadeza, o cuidado específico com o outro que acredito, não faltava no tempo de nossos ascendentes? Aquela preocupação que independe de qualquer fator senão ver o outro feliz e controlar as palavras para que não saiam duras nem ásperas?



Além disso, delicadeza não é apenas seguir as regras da civilidade, porém a preocupação, o carinho que vai além da linguagem, a doação da alma, a riqueza de sentimentos que se inicia com o olhar e se perpetua em palavras e ações.



Observando, vemos pais e filhos que não são capazes de manter um diálogo com amor. Vivem tão perto que não há mais necessidade de demonstrarem o afeto diário, controlando uma palavra que machuca ou subtraindo uma frase que poderia ser ferina num momento da vida do seu próximo.



Aí talvez esqueçamos a finitude da existência e olvidemos que tudo passa muito depressa e independente de nossa vontade ou raciocínio.



Delicadeza é o se dar começando na família, continuando entre amigos e até nas relações profissionais, com um retorno de aquecimento interior maravilhoso. O que custa um sorriso quando a caminhada a cada passo reduz a estrada e a futura convivência com as pessoas que amamos ou admiramos se torna cada vez mais curta?



Nunca esquecerei alguém muito especial, mas incontrolavelmente impulsivo que pouco antes de morrer e já nos últimos suspiros dizia com dificuldade o quanto mudaria seu proceder na exteriorização de seus sentimentos se pudesse voltar atrás.



Delicadeza é o gesto suave, mas incisivo, a expressão doce e ao mesmo tempo enérgica, a resposta a uma pergunta importante, o reconhecimento para alguém que nos ama. Delicadeza é a generosidade espontânea e simples sem cobranças e a suavidade que hoje se mantém tão distante, como se fosse vergonhoso sentir ternura e deixar que as lágrimas desçam em certas ocasiões.



Delicadeza é esquecer uma palavra áspera e raciocinar que a mágoa só reverterá para nós mesmos porque provavelmente quem foi rude já esqueceu seu gesto, são portadoras de egoísmo ou gritante individualismo e não têm consciência do que praticaram.



O “Dias Internacionais já são uma evidência e teremos que aprender que o Dia Internacional do ser humano deve ser comemorado diariamente e que engloba datas dedicadas à prática da humanidade. Delicadeza, cuidado com o outro, reconhecimento, amor convivência mesmo longe das comunidades virtuais ou em reuniões sociais e em cada instante de nossas vidas será sempre conforto para nosso coração e enriquecimento de uma estrada finita sim, porém bela, cercada da natureza pujante e vivida intensamente. Não, não é pieguice, isso significa poder curtir a vida e ser feliz que é a condição mais consistente para permanecermos vibrantes aqui nesse planeta.

E certamente deverei aplicar toda essa reflexão partindo de mim mesma e procurando um atalho para que o caminho seja mais rapidamente encontrado.



Vânia Moreira Diniz


Tânia:
Obrigada pelo envio, mais uma vez.
Passeei pelo portal, você, autores...longamente ...e são tantas as matérias que, à 1:23 da matina ainda não devo ter lido 1/10...Adorei termos o Joaquim Evónio, nessa plêiade de artistas e escritores, poetas e amigos.
Você deveria ser premiada por tão belo trabalho.
O editorial tem as nuances de sua alma, de delicadeza associada à firmeza.
Tenho muito prazer em ver na página de capa, minhas participações sobre sua obra.
Divulgarei.
Vou dormir e mais tarde, o farei, inculsive destacando "Delicadeza, o Passe da Felicidade".Pura expressão de sua filosofia de vida.
Carinho:
Clevane



2008/8/26 Vânia M. Diniz

Portal Vânia Moreira Diniz
http://www.vaniadiniz.pro.br

Lançamento da Coluna
Do Escritor e Divulgador Joaquim Evónio
http://www.vaniadiniz.pro.br/joaquim_evonio/index.htm



Crônica Da semana
Delicadeza, O passe da Felicidade Por
Vânia Moreira Diniz

Andava procurando minha própria sombra, deixando que as reminiscências entrassem e me envolvessem. Enquanto isso olhava a vida, observando o mundo ali diante de mim, tão diferente do que todos nós um dia pensamos...
http://www.vaniadiniz.pro.br/cronica_da_semana/cronica_delicadeza_passe_da_felicidade.htm




I Bienal em Brasília
Vejam detalhes entrando nesse espaço
http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/divulgacao/1_bienal_inter.htm



Colunistas do portal VMD
Visitem nossos colunistas cujo trabalho muito nos orgulha. Sei que passarão momentos inesquecíveis
http://www.vaniadiniz.pro.br/COLUNAS.HTM

Novos Textos de:
Armonia Gimenes
Efigênia Coutinho
Eliana de Faro Valença
Cristina Moreira Sáfadi
Priscila de Loureiro Coelho
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Maria Lindgren
Fahed Daher
Gustavo Dourado
Virgínia Fulber (Além Mar)
Isabel Rosete
José Valgode
Urda Alice Klueger
Luiz Carlos Amorim
Lilly Paes Barreto
Luiza Benício
Maria Félix
Malu Mourão
Luiz de Aquino Alves Neto
Ray Silveira
Roberley Antonio
Roberto Corrêa
Scyla Bertoja
Stella Mello
Vilma Cunha



Autores Convidados
Os leitores podem ler os nossos Autores Convidados cujo brilhante trabalho pode ser apreciado clicando na primeira letra do autor que deseja ler ou passando e conhecendo todo o espaço:
http://www.vaniadiniz.pro.br/asp/escritoresamigos.asp




Colunas de Vânia Moreira Diniz
http://www.vaniadiniz.pro.br/textosin.htm
http://www.vaniadiniz.pro.br/asp/linksamigos.asp?cod=61




Home do Portal:
Passem por links interessantes na capa do Portal tanto nos que estão apresentados do lado esquerdo como no centro da capa.
http://www.vaniadiniz.pro.br



Espaço Ecos
http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/principal_ecos1.htm

Site Cristina
http://www.vaniadiniz.pro.br/site_cristina/default_cristina.html




A todos que acompanham o Portal Vânia Diniz incentivando os trabalhos com carinho meu sincero agradecimento
Vânia Moreira Diniz
25-08-2008

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial