quinta-feira, 10 de julho de 2008

Nirlando Beirão no Projeto Autor na Praça


O jornalista Nirlando Beirão no projeto O Autor na Praça



Segue release sobre o próximo evento no projeto O Autor na Praça com o jornalista Nirlando Beirão. Solicitamos apoio na divulgação através de inserção no sítio/portal, boletim e/ou repasse. Agradecemos e ficamos a disposição. Edson Lima 3746 6938 / 9586 5577.

O próximo convidado do projeto O Autor na Praça é o jornalista Nirlando Beirão autografando Original, Histórias de um Bar Comum. Com prefácio de Washington Olivetto, fotos de Romulo Fialdini e projeto gráfico de Victor Burton, o livro apresenta histórias destes espaços boêmio-culturais do Brasil e do mundo, além de causos curiosos de seus personagens freqüentadores, como Ernest Hemingway, James Joyce, Noel Rosa, Oscar Wilde, Sartre, Vinicius de Moraes e outros. O autor não deixa de citar alguns pontos históricos da boemia paulistana como o Bar do Léo e o Elídio, que inspiraram o Original. O cartunista Júnior Lopes participa do evento realizando caricaturas. Saiba Mais.

“O jornalista-estilista Nirlando Beirão, meu parceiro na autoria de Corinthians – é Preto no Branco, acaba de publicar um delicioso livro contando histórias dos mais emblemáticos bares do Brasil e do mundo. Chama-se Original – Histórias de um Bar Comum. Nirlando me pediu que escrevesse a abertura e o encerramento, os quais apelidei de “aperitivo” e “saideira”, respectivamente. Leiam Aqui e fiquem com água na boca. Tanto pelos bares quanto pelo livro”. (Washington Olivetto).

Serviço:
O Autor na Praça recebe Nirlando Beirão com o livro Original, Histórias de um Bar comum. Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 12 de julho de 2008, sábado, a partir das 14h.

Informações: Edson Lima: 3746 6938 / 9586 5577 – oautornapraca@oautornapraca.com.br
Realização: Edson Lima & Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto
Apoio: Bar Original, Max Design, Jornal da Praça, Pablo Orazi Webdesigner; Cantinho Português; Ponto de Fuga Cultura, Cinema e afins e Restaurante Consulado Mineiro

Sobre o livro - “Bar e lar têm como que uma complementaridade ambígua, às vezes contraditória – além, é claro, de servirem, desde Noel Rosa, ciganos das madrugadas, de rima fácil para o samba popular. Sem bar, aliás, não existiria Noel, nem Ismael Silva, nem Wilson Batista, nem Pixinguinha, nem Cartola, nem Nelson Cavaquinho, nenhum dos bambas da Lapa, da Vila e de Oswaldo Cruz; não existiria a poesia de Vinicius de Moraes, nem a inspiração de Tom Jobim; não existiria a Bossa Nova, nem a melhor MPB. O livro “Original – Histórias de um bar comum”, escrito pelo jornalista Nirlando Beirão. Editado pela DBA traz prefácio de Washington Olivetto e fotos de Romulo Fialdini. Beirão, que rodou o mundo recolhendo curiosidades dos bares mais famosos da história, faz um sincero elogio à boemia e usa como pano de fundo o “mais comum dos bares” de São Paulo: o Original. Com uma linguagem apetitosa - como não podia deixar de ser para se tratar desse tema - o jornalista oferece ao leitor uma viagem por alguns dos mais célebres bares do mundo, fazendo referências a episódios ligados a personalidades boêmias, como Sartre, Hemingway, Oscar Wilde, James Joyce e os brasileiríssimos já citados Vinicius de Moraes e Noel Rosa. Falando sobre esses e outros personagens e sobre todos os freqüentadores assíduos dos botecos mundiais, Beirão ressalta ainda: “Bar, botequim, boteco, pub, café, tasca, birosca, petisqueira, bodega, taberna, cervejaria, cabaré, saloon – não importa o título, o lugar, a categoria nem a hierarquia, é o espírito democrático que sempre preside as libações, na generosa presunção de que, até prova em contrário, todo mundo ali é bom sujeito”. Antes disso, porém, o aperitivo são os botecos nacionais. O jornalista faz um roteiro sagrado dos bares paulistanos e cariocas mais clássicos, defendendo, é claro, entre chopes e petiscos, a boemia tradicional de São Paulo. Bom, mas essa discussão fica para uma mesa de bar... O livro também cita os botequins que abriram caminho à boemia da capital paulista e serviram de inspiração ao Original, seja em festivais ou no batismo de pratos e petiscos da casa. O Bar do Léo e o Elídio, por exemplo, surgem como templos e são louvados em cada palavra cuidadosamente escolhida pelo jornalista. Receitinhas reveladas e os 10 Mandamentos do chope também recheiam a publicação.
“Original, Histórias de um Bar comum” – DBA Editora – 137 págs. – R$ 65,00.

Sobre o Autor - Nirlando Beirão é colunista das Revistas Carta Capital e Os Brasileiros. Foi correspondente da Carta em São Francisco (EUA) e da IstoÉ em Nova York. Trabalhou nos jornais Última Hora e O Estado de S.Paulo, além das revistas Veja, Agora, Playboy e Wish Report. Na passagem pela política, foi assessor de imprensa do ex-governador do Estado de São Paulo, Mário Covas, e escreveu a biografia de Sérgio Mota. Em co-autoria com o publicitário Washington Olivetto escreveu o livro Corinthians é Preto no Branco.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial