terça-feira, 8 de julho de 2008

Rubens Jardim fala de Bell e lembra a Catequese Poética




RubensCOMPANHEIROS E COMPANHEIRRAS Estar aqui com vocês foi o acontecimento mais im...
24 jun

[COMPANHEIROS E COMPANHEIRRAS
Estar aqui com vocês foi o acontecimento mais importante da minha vida. Através deste espaço, democrático, e que reúne pessoas que produzem textos nas mais variadas formas, pude retomar minha participação poética na sociedade. Antigamente, nos anos 60, fiz parte da Catequese Poética, movimento que arrancou os poetas dos gabinetes e levou a poesia e o poeta ao encontro do povo, da comunidade, da praça. Hoje, depois de mais de 30 anos, reencontrei aqui a comunidade, a praça, o povo. Sei que tudo isso é virtual --mas é real. Como todos nós sabemos, o poema e o poeta precisam de leitores. É horrível a sensação de escrever um poema e ele ficar guardado, incomunicável, na gaveta ou em um arquivo. Existe uma necessidade de comunhão e comunicação que são inerentes ao poema. Sem dar cumprimento a esse processo que une criador e criatura, não estamos colaborando com ninguém. Nem com a língua, nem com a linguagem. Por isso, faço questão de registrar aqui o meu agradecimento comovido a todos. Já recebi mensagens que me fizeram chorar de emoção e de gratidão. E são essas coisas que fazem a gente prosseguir nessa luta com as palavras. Nessa busca interminável da beleza.
grande abraço fraterno a todos
Rubens Jardim
poeta e jornalista
www.rubensjardim.com
]


clevane pessoa de araújo lopes
Rubens: Obrigada.Sim , repito sempre:poeta quer ser lido, ouvido... Belas pal...
25 jun (13 dias atrás)


RubensClevane, Nem bem você ofereceu e cá estou eu como um cão faminto. Não tenho f...
25 jun (13 dias atrás)


clevane pessoa de araújo lopesPrezado Rubens: Cordiais saudações. Sou apaixonada pela obra poética de Bell ...
25 jun (12 dias atrás)

[ Prezado Rubens:
Cordiais saudações.
Sou apaixonada pela obra poética de Bell - "o pássaro"- e mantenho contato com o Centro de Memória Lindolf Bell, em Timbó , onde nasceu-e com a filha, de vez em quando, Rafaela, que é diretora do MAB (Museu de Arte em Blumenau).
Acabo de chegar (fui ao médico, meu pai faleceu de enfarte dia 16 e minha pressão andou na corda bamba ) e vou trabalhar um pouco, mas ainda hoje, publicarei seu texto.No máximo, amanhã.A Catequese Poética foi um belíssimo movimento.Nos Anos 60,eu militava na Imprensa de Juiz de Fora, mocinha e mmebro do NUME (Núcleo Mineiro de Escritores).
Vou enviar a vc alguns textos escritos sobre LB em meu blog.O PC antigo pifou e ainda não transferi o HD, portanto, neste, instalado há três dias, não tenho os arquivos, mas , aos poucos, repassarei a você.meu filho fez um belo trabalho com o rosto de LB para um PPS com "O Pássaro", por saber da minha paixão por sua poesia.
Bem vindo a meus blogs de divulgação cultural, amigo.Eu também faço questão de repassar às novas gerações, aqueles anos produtivos.
Um abraço:
Clevane

N:Mande-me um ebndereço para eu enviar a vc meus livro mais recente (Mulheres de Sal, Água e Afins)]


clevane pessoa de araújo lopesRubens: Encontrei em um site de busca algumas indicações do que falo sobre L ...
25 jun (12 dias atrás)


Rubens para mim
mostrar detalhes 3 jul (5 dias atrás) Responder


deRubens
paraclevane pessoa de araújo lopes

data3 de julho de 2008 13:48
assuntoRES: AGRADECIMENTO
enviado poruol.com.br

ocultar detalhes 3 jul (5 dias atrás) Responder


Clevane,
Agradeço mensagem generosa e companheira. E envio para teus blogs de divulgação, um histórico da Catequese Poética, movimento que integrei na década de 60.
Abração fraterno e obrigado mais uma vez
Rubens jardim

A HISTÓRIA RESUMIDA DA CATEQUESE POÉTICA
“O trabalho do poeta não poderá destinar-se somente a outros poetas. Abrir o jogo do poema, para abrir o consumidor do poema, para abrir o poeta, para abrir a realidade humana, esta é a tarefa.”
Quando isto foi escrito por Lindolf Bell em maio de 1969, na Universidade de Iowa (EUA), o movimento da Catequese Poética por ele iniciado em São Paulo, já completava cinco anos de atividades no sentido da divulgação de poemas e de poetas.
Tudo começou em maio de 1964 na extinta boate Ela, Cravo e Canela. Ali, Lindolf Bell dizia seus poemas auxiliado por Corina, enquanto Geralda dançava o primeiro poema da série Os Convites, numa coreografia de Marika Gidali.
Novas experiências foram realizadas no Teatro Oficina, com poesia aliada à dança. Posteriormente, Pomona Sforza construía, em pano e metal, uma vestimenta dentro da qual se contorcia em cena. Outra apresentação de sucesso aconteceria no antigo Teatro de Arena.
Paralelamente, Lindolf Bell ia realizando uma série de conferências, recitais e debates em colégios e faculdades.
Em 1964, Álvaro Alves de Faria comunica seu interesse em realizar um recital na rua, para lançar também seu livro Sermão do Viaduto. Em 22 de abril de 1965, deu-se a primeira Catequese Poética Coletiva com a leitura de poemas na rua, que reuniu também outros poetas como Eduardo de Oliveira, Maria da Penha, Eunice Arruda, Carlos Soulié do Amaral, Flávio Marx, Clarice Jacy, Roberto Biccelli, Wanderley Diniz, L.C. Barreto e outros que aderiram à última hora. Posteriormente, outro recital foi realizado em praça pública - Comício Poético da Praça da Sé - que além destes poetas apresentou, também, Ronald Carvalho e Rubens Jardim.
Em 1965, com o apoio de Paulina Kaz foi realizada a primeira Catequese Poética no Rio de Janeiro. Ainda em 1965 foi realizado o primeiro recital em estádio de esportes no Brasil (PUCdo Rio).
A Catequese se organiza cada vez mais e seu trabalho é cada vez mais intenso. Aderem ao movimento Ronald Carvalho, Marli Medalha, Rubens Jardim, Iraci Gentile, Luiz Carlos Mattos, Nilza Rodrigues, Maria Márcia e Milton Eric Nepomuceno.
1966 é um ano de trabalho intenso. O grupo da Catequese faz diversas viagens: São José do Rio Preto, Santo André, Itápolis, Ibitinga, Guaxupé, São Caetano do Sul, Assis, Uberaba, Rio Claro, Lençóis Paulista, Florianópolis, Curitiba, Araraquara, Catanduva, Taubaté, Monte Aprazível, Vitória, Guarapari, Belo Horizonte (com apresentação no Teatro Marília, UFMG, boate Che Bastião, Cidade Universitária, PUC, TV Itacolomi, além de apresentações em livrarias),Ouro Preto ( apresentações no Teatro Municipal e boate Calabouço), Americana, Campinas, um grande número de apresentações em colégios e faculdades de São Paulo e outras cidades. Nesta época foi realizada também a I Feira de Poesia (Galeria Ouro Velho, Rua Augusta) que reuniu dezenas de poetas e atraiu um grande público. Em 1968, quando do lançamento da Catequese Poética Antologia o grupo estava assim constituído: Lindolf Bell, Rubens Jardim e Luiz Carlos Mattos (núcleo central); Iosito Aguiar, Edson Santana, Aghy Camargo e Germinal de Amor (núcleo de Vila Maria); Reni Cardoso (São José do Rio Preto), Érico Max Muller (Florianópolis), Érico Silveira (Niterói) e Jaa Torrano e Luiz Roberto Benatti (Catanduva). Participavam também o fotógrafo Aldo Simoncini, o compositor Naire, e o poeta Carlos Vogt .Calculava-se nesta época - 1968/1969 - que aproximadamente 100 mil pessoas já haviam assistido apresentações da Catequese em diversos locais.
Nos anos seguintes, mesmo de maneira diversificada, o trabalho teve continuidade. Apenas para exemplificar: Bell realizou uma série de experiências e trabalhos importantes nos Estados Unidos e posteriormente uma grande tarefa na divulgação de artistas do Sul do país, principalmente de Santa Catarina. Rubens Jardim organizou e lançou Jorge,80 Anos, livro que marcou os oitenta anos de nascimento do poeta Jorge de Lima. Luiz Carlos Mattos lançou Lapidário Geral e passou a ser o editor da série Cadernos de Poesia.
Em 1994, no dia 18 de maio (data da primeira apresentação de Bell na boate Ela, Cravo e Canela) a Catequese Poética completou 30 anos de atividades. Trinta anos divulgando poemas e poetas. “Um trabalho que é tão primário quanto eficiente” como definiu Rubens Jardim num artigo publicado em 1968. L.C. M.
Para quem quiser conhecer ou rever o Bell em leitura pública de poesia, coloco aqui alguns links: http://br.youtube.com/watch?v=C_RT6Ex1rZI
http://br.youtube.com/watch?v=mIrbP6HDWHg
http://br.youtube.com/watch?v=X8ViouBZwtk&feature=related





De: clevane pessoa de araújo lopes [mailto:clevaneplopes@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 25 de junho de 2008 00:20
Para: Rubens
Assunto: Re: AGRADECIMENTO

Rubens:
- Ocultar texto das mensagens anteriores -
Obrigada.Sim , repito sempre:poeta quer ser lido, ouvido...
Belas palavras.
Mande-me seus poemas, foto ,o que desejar , para meus blogs de divulgação.
Um abraço:
Clevane
http://achamarteblogspotcom.blogspot.com

http://chamarte.blogspot.com

http://erotissima.blogspot.com

http://itaquatiara.blogspot.com





2008/6/24 Rubens :
COMPANHEIROS E COMPANHEIRRAS
Estar aqui com vocês foi o acontecimento mais importante da minha vida. Através deste espaço, democrático, e que reúne pessoas que produzem textos nas mais variadas formas, pude retomar minha participação poética na sociedade. Antigamente, nos anos 60, fiz parte da Catequese Poética, movimento que arrancou os poetas dos gabinetes e levou a poesia e o poeta ao encontro do povo, da comunidade, da praça. Hoje, depois de mais de 30 anos, reencontrei aqui a comunidade, a praça, o povo. Sei que tudo isso é virtual --mas é real. Como todos nós sabemos, o poema e o poeta precisam de leitores. É horrível a sensação de escrever um poema e ele ficar guardado, incomunicável, na gaveta ou em um arquivo. Existe uma necessidade de comunhão e comunicação que são inerentes ao poema. Sem dar cumprimento a esse processo que une criador e criatura, não estamos colaborando com ninguém. Nem com a língua, nem com a linguagem. Por isso, faço questão de registrar aqui o meu agradecimento comovido a todos. Já recebi mensagens que me fizeram chorar de emoção e de gratidão. E são essas coisas que fazem a gente prosseguir nessa luta com as palavras. Nessa busca interminável da beleza.
grande abraço fraterno a todos
Rubens Jardim
poeta e jornalista
www.rubensjardim.com

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial