domingo, 4 de maio de 2008

Amanhã, Dia do Nada- meus versos e o TUDO de Vânia Diniz



"DIA DO NADA :pode redundar em tudo"---> Vânia Moreira Diniz

Recebo a informação de que amanhã, dia 05/05, será o "Dia do nada"(veja lá embaixo),através do Coro Coletivo-->Lúcio de Araújo recebe de Rubens Pillegi e nos remete.Imediatamente, acende-se meu imaginário de poetisa e artista.Que será o nada, senão fragmento do tudo ou o tudo em potencial?Na qualidade de psicóloga, sei no "Ócio Criativo".Então, escrevo um minipoema, uma trova, um terceto.E enviuo para amigos escritores e artistas.De Vãnia Diniz, quase imediatamente, chega a bela crônica abaixo (Clevane Pessoa): X

Tudo

Vânia Moreira Diniz

"Tudo é o recomeço, a esperança de se dar, a certeza ..."

"Vânia M. Diniz para clevane"




TUDO
Vânia Moreira Diniz(*)



"Tudo é o recomeço, a esperança de se dar, a certeza do apogeu, e a necessidade de se doar. Tudo é a convicção de que palavras precisam ser creditadas mesmo na desesperança do que sonhamos ou na alegria de nos reproduzirmos a cada momento.

E é assim que a humanidade caminha, cada um com suas próprias certezas, sorrisos que se repetem ininterruptos e a perseverança de ser ou estar. Mergulhada em convicções ou lamentando as indiferenças.

Tudo é complexo momento da definição, da resolução desde a mais suave à mais ferrenha, quando o destino depende de um olhar , uma palavra ou apenas um gesto.

Tudo é enxergar o céu em sua formosura incompreensível e enxergar nuvens toldando o azul cristalino e uniforme, assim como nos dias de nevoeiro d’alma nos perdemos em pensamentos densos e negros. Ou enxergarmos na escuridão molhada da tempestade a luz que aos poucos se intensifica até que os pingos parem, a água evapore e o sol peça para entrar.

Tudo é a manhã fria que nos cumprimenta, sem o arrebol que cintilaria onipotente clareando e indicando o caminho colorido, vibrátil intensamente belo.

Tudo é a saudade, conturbando o coração, numa dor que transcende o que vivemos, delineamos, refletimos num dia de realidade fascinante em que química e sentimento se mesclaram.

Tudo é nascimento, caminho, ternura de um aceno, instantes céleres e multiplicadores, sofrimentos que machucam ou felicidade que seduz, num mesmo ritmo e profundidade e a incerteza de jamais adivinharmos o amanhã sempre misterioso e enigmático.

Tudo é o anseio peculiar, pessoal, a reserva necessária, privacidade da alma a desdobrar-se em mil sensações para encontrar talvez um dia aquele espaço distante e inexplorado.

Vânia Moreira Diniz

----- Original Message -----
From: clevane pessoa dearaújolopes
To: clevane pessoa de araújo lopes ; lucio.matema@gmail.com ; corocoletivo@yahoogrupos.com.br
Cc: Blocos Online
Sent: Sunday, May 04, 2008 1:56 PM
Subject: DIA DO NADA :05/05/2008 + minipoema + trova + terceto

Recebi o aviso sobre "O Dia do Nada".Isso, "dá pano prá manga"-nas artes e nas Letras, não?
Abraços de domingo:
Clevane

2008/5/4 clevane pessoa de araújo lopes :

No "Dia do Nada, pode-se fazer muitas coisas:pensar, amar, descansar,por exemplo,,,O ócio produtivo é condição "sine qua non" para artistas e poetas, muitas vezes, criarem.Criemos,pensemos, descansemos, amemos...
Clevane Pessoa


E um "poemínimo" (expressão cunhada por Geraldo Neres), que quer dizer o mesmo que meus mini-poemas:

O Nada
pode ser
TUDO.
(by Clevane Pessoa de Araújo Lopes ,trecho de Comunhão)

O Nada pode ser tudo,
qual a brasa na fogueira,
fiapinho no veludo,
a parte tornada inteira.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
04/05 para 05052008

POETRIX:


Tudo dentro das pessoas:
um Nada aparente
que não aparece,camufla.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, Mg,Brasil







---------- Forwarded message ----------
From: Lúcio de Araújo
Date: 2008/5/4
Subject: Re: [CORO] convite para o DIA DO NADA
To: corocoletivo@yahoogrupos.com.br


Segue uma imagem do nada para utilizar como plano de fundo no seu computador durante o dia do nada.
escolha a melhor resolução. 1280x800, 800x600, 1280x800

câmbio do nada.

lucio


2008/4/28 Rubens Pileggi :

O Dia do Nada vai acontecer segunda que vem, dia 05.
Em Londrina o pessoal vai ocupar a sala do DCE de lá pra fazer nada lá.
Aqui no Rio de Janeiro o Giordani Maia propôs de a gente fazer faixas com temas nadistas (curtos e grossos: faça nada; chute o balde; trabalho mata, etc.) e ir para o sinal da av. presidente vargas fazer um auê lá! Proponho também de fazer filipetas/flyers para entregar para os motoristas e passantes, com o logotipo do DDN com frases que venho recolhendo desde 2002 sobre o nada (http:nothingday.blogspot.com).
Estou tentando ligar o Dia do Nada deste ano com o pessoal do "Que situação, hein, Debord?" e acho que vai dar pedal. Eles têm equipamentos para gravação e na terça feira estarão projetando a ação feita nas paredes de prédios no centro da cidade.
Vem junto? Tem outra proposta?
mande respostas para meu email, ok?

--
rubens pileggi
http://bocarra.blogspot.com
http://poesiatododia.zip.net
(21) 8171-8059

(*) Vânia Moreira Diniz ,a dinâmica responsável pelo Portal Vânia Diniz e que editou, durante um bom tempo o Jornal Ecos (com Fernando Oliveira, porutgu~es que reside na França), sempre teve à sua violta, bons autores, primou pelo caráter hunmanista de suas ações e pela solidariedade.Criou raízes na capital brasileira, Brasília, mas nasceu no Rio de Janeiro (RJ),em 21/10.

Escritora e poetisa , coordena centros e sites de atenção a pessoas com necessidades especiais e suas famílias,.Dirante uma década , dirigiu o Centro de Treinamento de Línguas em Brasília ,que fundou:é formada em Letras e fez pós -graduação em Educação, razão pela qual essa área é, por excelência, das suas prediletas..
Requisitada palestrante, fala com naturalidade, qual escreve, de filosofia de vida, edicação e literatura.
Quando não pude comparecer a Brasília para , no T-Bone, lançar "Mulheres e Água ,Sal e Afins",solidariamente, representou-me e fiquei daqui de Belo Horizonte, a acompanhar tudo:tão logo chegaram -lhe os volumes,fez-se fotografar com um exemplar e com seu sorrso largo e belo, avisou-me assim de que já estavam com ela.Mesmo para o debate tradicional na casa, de autores e artistas com os presentes, representou-me.Jamais esquecerei essa atitude amiga.Aliás, entre suas muitas qualidades,o que há de mais belo em Vânia é sua solidariedade, pelo que é considerada,m acertadamente, uma Humanista.Amiga de seus amigos, cria em seu entorno, uma aura de bem-estar. Colabora com a Revista Miranteem Santos,São Paulo, com a Comunidade Maitê, recentemente fundou o centro Vânia Diniz,com enfoque na saúde e no social .
Vânia é também orientadora de teses, monografias :viver entre as letras faz parte de sua ídole.Escreveu Pelos caminhas da Vida (prosa), Pelos Caminhios da Alma(Poesia), Ciganinha(para crianças até cem anos, semi-autobiográfico),entre e-books e outros.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial