Concurso de Poesia Guilherme de Almeida -Cinquenta mil Reais de prêmio
A Academia Paulista de Letras (APL) lançou, no dia 31, o Concurso de Poesia Guilherme de Almeida em parceria com a Aliança Cultural Brasil-Japão e que vai oferecer o prêmio de R$ 50 mil para a melhor monografia inédita que enalteça a vida e obra de Guilherme de Almeida, com ênfase na atuação do poeta em prol do intercâmbio cultural Brasil-Japão.
O Concurso foi lançado em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa e visa homenagear o poeta, que foi fundador e primeiro presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, criada em 1956 para desenvolver o intercâmbio cultural entre os dois países.
Na comissão julgadora do concurso está a acadêmica e jurista Ada Pellegrine Grinover, da APL; Benedicto Ferri de Barros, poeta, professor, jornalista e empresário, também integrante da APL; e Cláudio Lembo, representante da Aliança Cultural Brasil-Japão.
Os candidatos podem inscrever-se por carta ou e-mail na APL ou na Aliança Cultural Brasil-Japão, enviando três exemplares originais até o dia 31 de outubro deste ano.
De acordo com o presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, concursos como o de “Poesia Guilherme de Almeida” são importantes para disseminar a cultura, além de homenagear Guilherme de Almeida, importante poeta brasileiro, que integrou a APL ocupando a cadeira 15 em 1928. Ele foi o poeta que escreveu “haicais” (poemas japoneses compostos por três versos) em Língua Portuguesa.
Em 1959, Guilherme de Almeida foi eleito, pelo concurso instituído pelo Correio da Manhã, o "Príncipe dos Poetas Brasileiros", título que hoje pertence ao poeta Paulo Bomfim, acadêmico decano da APL.
Endereços para envio da Monografia:
Academia Paulista de Letras: Largo do Arouche, 312 / 324 – Centro - CEP - 01219-000 - São Paulo – SP Aliança Cultural Brasil-Japão: Rua Vergueiro, 727 - 5º andar – Liberdade – CEP 01504-001 - São Paulo – SP E-mail: alianca@aliancacultural.org.br
Marcadores: Concurso de Poesia Guilherme de Almeida -Cinquenta mil Reais de prêmio
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial