segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Para jovens escritores-Correntes d'Escritas divulga regulamentos para a décima edição


Correntes d'Escritas divulga regulamentos para a décima edição
É uma década de encontros e de livros que se comemora em Fevereiro de 2009, na Póvoa de Varzim. O festival literário de expressão ibérica prepara algumas surpresas, começando pelo galardão juvenil, que este ano vê o valor do prémio ser aumentado.

Os regulamentos para a décima edição do Correntes d’Escritas já estão disponíveis. Trata-se de um dos maiores certames de literatura que se realiza em território ibérico e só terá lugar em Fevereiro de 2009, mas os interessados podem, desde já, começar a enviar as suas obras para concurso. Há dois prémios distintos: um para os mais novos, outro para os mais graúdos.

O regulamento prevê a participação de obras de língua portuguesa ou espanhola, com primeira edição publicada em Portugal entre os meses de Julho de 2006 e Junho de 2008. Como vem sendo hábito, há dois prémios em disputa – em 2009, a categoria literária premiada será a poesia. Há 20 mil euros reservados para o vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa.

O Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus, destinado aos jovens entre os 15 e os 18 anos de idade, oferece 1000 euros (mais 250 do que na última edição) e a oportunidade de ver a sua obra publicada na revista Correntes d’Escritas. Os trabalhos, inéditos, devem ser entregues até ao dia 30 de Novembro de 2008, e terão que estar assinados por um pseudónimo para serem admitidos a concurso.

Pela Póvoa de Varzim já passaram nomes como Agustina Bessa-Luís, a brasileira Nélida Piñon, o moçambicano Mia Couto ou Rui Zink, entre outras personalidades da cultura portuguesa que apadrinharam o festival literário, criado em 2000. O prémio, entregue desde 2004, já foi arrecadado por escritores como Lídia Jorge, Carlos Ruiz Zafón ou Ruy Duarte de Carvalho. O angolano foi o vencedor em 2008, através da obra Desmedida.

O festival regressa entre 11 e 14 de Fevereiro de 2009 ao cartaz cultural da Póvoa de Varzim. Os vencedores são anunciados dia 11, na cerimónia de abertura, e a entrega de prémios decorre quatro dias depois, durante a cerimónia de encerramento. O regulamento pode ser consultado no portal municipal.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial