quarta-feira, 6 de maio de 2009

OBRA ALDRAVISTA SELECIONADA PARA O V SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE SUZANO-SP











Imagens e fotos--->De cima para baixo:










Composição de Deia Leal, em setembro /2009,Primavera, com gouache e pétalas naturais de rosas.

Logotipo do InBrasCi, do qual Andreia Donadon é Governadora em Minas.Ela é ainda, presidente da Academia de Letras do Brasil em Mariana/MG(*).

Andreia Donadon comigo,Clevane Pessoa, DR do inBrasCi, Vice-Diret.do INEL e Enbaixadora Universal da Paz , em setembro/2007, recebendo o certificado de Amigo da Paz, da Arte , da Poesia e da Vida, assinado também por Marco Llobus, Presidente da Rede Catitu e Cônsul de Poetas del Mundo em BH, Ricardo Evangelista, Coordenador de saraus de Poesia na Lagoa do Nado e Claudio Márcio Barbosa, Embaixador Universal da Paz (Cercle de Les Ambassadeurs de La Paix-Genebra- Suiça), ambos também Cônsules de Poetas del Mundo em suas zonas de atuação.



Tela selecionada para o V Salão de Suzano/SP, Portais de Eros 2, de Deia Leal


Mais uma vez, Deia Leal, nome artístico de Andreia Donadon, recebe merecida seleção.
Desta vez, no V Salão de Artes Plásticas de Suzano, cidade paulista.
Os portais são recorrentes da obra da artista visual, que pinta , fazendo escola, no estilo Aldravista, cuja beleza é a sugestão interativa com quem contempla. Nossos efusivos cumprimentos, em nosso nome e dos amigos e admiradores da artista, aqui em Belo Horizonte.

(Clevane Pessoa)
Recebo e divulgo:

"INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS-MG, DIVULGA:


Sexta-feira, 24 de Abril de 2009
OBRA ALDRAVISTA SELECIONADA PARA O V SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE SUZANO

Portais de Eros- (Obra Aldravista) 50x50 - Déia Leal - óleo sobre madeira

A obra da artista aldravista mineira, DÉIA LEAL, é mais uma vez selecionada para participar de um dos mais concorridos Salões de Artes Plásticas do País: V Salão de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura de Suzano - São Paulo. Participaram do processo seletivo milhares de artistas visuais do país, sendo selecionado para a mostra 35 obras na Categoria Arte Moderna e Acadêmica. A abertura do V Salão de Artes Plásticas de Suzano será no dia 07/05/09. O Salão ficará aberto ao público de 08/05/09 a 06/06/09, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. O V Salão de Artes Plásticas de Suzano é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Suzano. Em dezembro/2009, a artista aldravista foi convidada para participar de uma mostra coletiva de artistas plásticos brasileiros no Museu do Louvre - em Paris.

Local: CASARÃO DAS ARTES
Rua 27 outubro, 271 - Centro. Suzano - SP

CRONOGRAMA
07 de Maio de 2009
Término da mostra
06 de Junho de 2009

"Portais de Eros é uma Expressão de força fálica na produção do discurso de sedução. A beleza ou a sedução está associada culturalmente à imagem feminina, enquanto o falo, o pênis ereto está associado ao grotesco, ao agressivo. Na mitologia Eros é filho de Pínia e Poros e tornou-se fiel ministro de Afrodite. Sua imagem é associada à beleza, à ternura. Dessa forma, os portais dedicados a Eros buscam representar no falo a possibilidade da ternura, da beleza e da leveza. As imagens do falo são expostas como totens em portais. A vermelha remete ao extremo da sedução, ao êxtase. O amarelo remete à riqueza, ao ouro, à própria sedução e o verde à esperança.

O aldravismo surgiu no ano de 2000 na cidade de Mariana, Minas Gerais, por uma proposta de poetas que se reuniram para propor uma forma de provocar significação sem impor a vontade do poeta, nem desconsiderar a vontade do leitor abrindo uma possibilidade de produção de algo que possa ser complementado pelo leitor, no processo de significação (Donadon-Leal, 2002). Nascia uma proposta de arte metonímica, em que o artista apresenta um indício, uma parcela de coisa representada e o leitor/espectador é livre para compor seu complemento de significação. A modalidade de arte aldravista tem relação com a proposta de arte conceitual de Duchamp, em que as obras representam a ruptura com um modelo até então produzido que buscava a representação de uma imagem que se aproximasse da natureza. A Arte Aldravista procura conjugar a técnica de exploração de manchas abstratas com a significação pretendida pela arte conceitual, representar um conceito sem desenhá-lo, mas o apresenta com a insinuação da mancha que faz compor sua forma. Na arte visual isso foi aplicado pela artista aldravista, Déia Leal, pois apresenta nas obras aldravistas um conceito como uma parcela de uma totalidade."

Contatos:
(31) 3558-1436
(31) 8431-4648

Por ora, deconheço a autoria do belo release (entre aspas).

Por favor, ajudem a divuldar.

Divulgação:
Clevane Pessoa
Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte-MG Brasil.

(*)"A Academia de Letras do Brasil elegeu Mariana para ter uma sede regional. O seu presidente internacional, Dr. Mário Carabajal, elegeu a escritora e artista visual Andréia Donadon Leal como Membro Nacional e Presidente Municipal Vitalício da Sede Regional da ALB.

Andréia Donadon Leal é Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, poeta, contista e artista visual, membro correspondente da Academia de Letras Rio, da Academia Maceioense de Letras, da Academia Cachoeirense de Letras e Diretora de Cultura da Associação Aldrava Letras e Artes. Autora dos livros "Quase!", "Senda 01 de nas sendas de bashô", "Cenário Noturno" e de "Flora, amor e demência (no prelo)", ela tem ainda dezenas de contos e poemas publicados em antologias, jornais e sites literários, além de contos e poemas premiados em concursos nacionais e dois prêmios internacionais em artes plásticas. A primeira atribuição da presidência regional será a criação da Academia Regional da ABL, que terá 12 membros."

FONTE:www.jornalpontofinal.com.br/photos/entries/67...

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial