quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Angela Togeiro- de Belo Horizonte menção honrosa no CONCURSO DE CONTOS PAULO LEMINSKI - TOLEDO-2008



Foto:Angela Togeiro em 21 de setembro, no vernissage de Neuza Ladeir, Primavera Ambivalente, no Restaurante Cozinha de Minas.

Angela Togeiro vem de merecer mais um prêmio para sua coleção de méritos :com um conto em espanhol, é Menção Honrosa em certame reconhecidamente sério e renomado.

A pessoa Angela é fantástica, pois sabe ser solidária, amiga, mas a escritora coexiste brilhantemente com suas faces.A arte faz ninho em seu olhar.A palavra é poedeira, ovos de multiplic/AçÂO.

Meiga e educada, mas firme e consistente, é realmente exemplar.

Hoje, na Academia Feminina Municipalista de Letras em Belo Horizonte, fiquei emocionada e tocada com a apresentação que fez de meu nome . E é bom quando percebemos o quanto nossos amigos são queridos e respeitados .Esse é o caso dela.

Muito premiada, pertence a várias academias de Letras e é uma das POIETISAS inclusas em nosso livro-álbum (trabalho meu em comum com o do fotógrafo-poeta Marco LLobus), que tem o mesmo nome.

O conto premiado, leva nas asas do verbo,o mesmo título de um de seus muitos belos livros:CAVALO ALADO.

Parabenizamos a prolífera autora , e abaixo, republicamos seu perfil:

"Natural de Volta Redonda/RJ, radicada em Minas Gerais desde jovem, residiu em Rio Preto, Congonhas do Campo, Barroso, Conselheiro Lafaiete e hoje está em Belo Horizonte. Angela Togeiro é escritora, artista plástica, formada em Administração de Empresas, pela FACE/FUMEC – Belo Horizonte/MG, com os cursos de Pós-Graduação em Política Econômica e Finanças das Empresas e Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos, ambos pela FACE/FUMEC – Belo Horizonte/MG.

Como escritora, possui prêmios literários em prosa e verso em quase todos os estados do território brasileiro (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, MS, BA, GO, DF, AM, PA, PI, PE, AL, SE, PB, CE, ES) e internacionais em Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, EUA, Canadá, México, Argentina, Chile, Uruguai. Participa de antologias nacionais e internacionais em português, inglês, espanhol, italiano e francês, como convidada ou decorrente de concursos literários, lançadas no Brasil, Uruguai, Cuba, México, Canadá, EUA, Espanha, Portugal e Inglaterra, apresentados nos links da autora, listados ao lado.

Da mesma forma, há uma mostra de seus trabalhos em conto, crônica e poesia – em diversas categorias que podem ser lidos nesta apresentação através dos links listados ao lado.

É verbete em diversos dicionários, entre eles, no “Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras”, de Nelly Novaes e na “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, de Afrânio Coutinho e Jô Galante de Sousa. Recebeu prêmios por desempenho literário e participações acadêmicas, por exemplo, o Troféu Professor Guilherme Lage ‑ Destaque Literário do ano de 1999, oferecido pela cidade de Conselheiro Lafaiete/MG, promoção Gente que Brilha, assinada pelo jornalista e colunista social Elder José Martinho, o Diploma de Mérito Cultural 2002, da UBE-União Brasileira de Escritores/RJ e com o Diploma de Destaque Internacional 2005 da AMULMIG – Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais ‑ Belo Horizonte/MG, Certificado de amigo da paz, das artes, da poesia e da vida 2008, por Rede Catitu, Alô Vida, Centro de Cultura Lagoa do Nado e Embaixada da Paz - CUEP, Belo Horizonte/MG, Diploma de Mérito Cultural 2008, da Associação Aldrava Letras e Artes, de Mariana/MG.

É membro de diversas entidades culturais: Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Academia Feminina Mineira de Letras, as duas com sede em Belo Horizonte/MG, Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette - Conselheiro Lafaiete/MG, InBrasCI - Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais - Governadoria de Minas Gerais, sede em Mariana/MG; Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro/RJ, Grêmio Literário de Autores Novos - Volta Redonda/RJ, Sociedade de Cultura Latina do Brasil/Mogi das Cruzes/SP; Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras - Cachoeiro do Itapemirim/ES; Clube da Simpatia – Olhão/Portugal, Poetas del Mundo – Chile, ao Proyecto Cultural Sur, sede no BeBrasil em nto Gonçalves/RS, e a Accademia Internazionale Il Convivio, Castiglione di Sicilia - Sicilia/Itália. Livros publicados – dados no link Livros

•CONTATO URBANO – poesia

•PUDIM DE CLARAS COM BABA-DE-MOÇA – novela

•CAVALO ALADO – contos

•TREM MINEIRO – poemas para a garotada

•NA LUZ DOS TEUS OLHOS – poesia

•O COMPOSITOR – romance, Prêmio FUNDEC/Teresina/PI

•SOU MULHERES – poesia, Prêmio FUNDEC/Teresina PI

•O DENTE DE LEITE APRESENTA: O MOLAR FUGIU DO SONHO DA MENINA – teatro infantil, Prêmio Prefeitura de Manaus/AM"

FONTE:
http://angelatogeiro.googlepages.com/home


RESULTADO DO 19º CONCURSO DE CONTOS PAULO LEMINSKI - TOLEDO/2008


Em 15 de outubro iniciaram-se os trabalhos da Comissão Julgadora do Concurso de Contos Paulo Leminski, edição 2008, cuja leitura teve seu término no sábado, 25.

Fizeram parte da comissão docentes doutores e mestres da Unioeste, Rondon e Toledo, da Fasul e PUC, professores da Rede Pública e um jornalista. O concurso é uma atividade realizada em parceria entre a Unioeste e Prefeitura Municipal - Biblioteca Pública - desde seu início, em 1989, ano da morte do poeta paranaense. E a cada ano alguns membros da comissão são substituídos por outros.

Neste ano inscreveram-se 931 contos, procedentes de quase todos os estados do país e também alguns do exterior: Itália, Portugal, Uruguai, Chile, Macau e Estados Unidos.
Primeiramente, os contos são todos lidos não havendo menção de lugar de procedência ou autoria, tendo apenas registradas nas obras o título e o pseudônimo de seu autor.

E somente após haver saído o resultado: premiação dos três premiados e escolhidas as menções honrosas, não havendo entre eles um conto toledano, procede-se à leitura daqueles que se inscreveram com residência neste município.

Após esse último resultado é que são revelados os nomes dos respectivos autores, lugar de procedência e titulação, entre outros dados. É uma forma de que a comissão julgue o mais objetivamente possível, atendo-se apenas à obra em si, sem que nenhuma outra informação tenha algum peso sobre a decisão final, e somente a relação com as outras inscritas para o mesmo concurso.
Nesta edição o primeiro lugar coube ao conto "Circunstância, um conto a Saramago" de Andrew Knoll, ator e diretor teatral, formado em Artes Visuais pelo CEFET-PR e Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes - PR; e reside em Araucária, Paraná. O segundo premiado, Hugo Eustáquio de Macedo Zorzetti, com o conto "El día que me quieras", reside em Goiânia e é licenciado em Letras Vernáculas.

E o terceiro, Marcus Vinícius Quiroga, de Copacabana, Rio de Janeiro, foi premiado com o conto "Diadorim". E o prêmio de Melhor Conto Toledano coube a "Acidente de Percurso" de Marcelo Gomes", formado em Ciências Sociais e atualmente cursando doutorado em Sociologia pela UNICAMP.


Foram dadas Menções Honrosas a alguns contos que, em razão de terem sido sugeridos para premiação por vários membros da banca, mas na decisão final coletiva não obtiveram a classificação nos três primeiros lugares. São eles: "As Duas Meninas", de Vander Luiz Rocha, São Caetano do Sul, SP; "Cavalos não Choram" , de Jéferson de Souza Tenório, Porto Alegre, RS; "El caballo Alado" de Ângela Torgeiro Ferreira, Belo Horizonte, MG; "Aparício" , de Rogério Geraldo Lima, Palmeira, PR; "Um Homem Chamado Ilusão", de Luíza Aparecida Mendo, Lambari, MG; "Encontros Fortuitos", de Grabriella Campos Mendes, Rio de Janeiro, RJ; "A Vaca", de Weber Sauerbronn, São Bernardo do Campo, SP; "A Menina dos Cabelos Castanhos", de Gisele Manjurma da Silva, Ponta Grossa, PR; e "Santinha", de Ronaldo Chaves de Oliveira, Poços de Caldas, MG; "Pizza Brotinho", de Maria Angélica Gerrasoli, São Caetano do Sul, SP. E também para o conto toledano "Falecimento do Doutor Francisco" de Darlou D'Arisbo.

Por fim, é preciso recordar de que esses contos, premiados e os que receberam menções, assim como aqueles das três edições anteriores, farão parte da 4ª Coletânea de Contos Premiados do Concurso Paulo Leminski, cujos autores, após o lançamento, receberão exemplares da obra em seus endereços. Por isso, aconselha-se que esses contistas tenham seus endereços atualizados em nosso banco de dados.
D.J. Klein e Nancy B. Futagami
Toledo, 27 de outubro de 2008.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 15 de novembro de 2009 às 11:18 , Blogger Vander Luiz disse...

Honra-me estar ladeado por esta eminente escritora.
Parabéns pelo seu conto no "19º Leminsk".
Vander Luiz Rocha.
Autor de "As Duas Meninas", do livro "A Morte do Sonho", etc.
http://www.vlrocha.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial