segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

: Confraternização de Natal do Boi Rosado











Nesta semana , recebi o telefonema de Severino Iabá, que me agradeceu a divulgação de sua ação no Sementes de Poesia (evento do MUNAP-dirigido por Regina Mello)e convidou para o evento em dezembro (convite abaixo), na Igreja de S.Franciso (Carlos prates.

Essa bela operação " 100 mil rosas pelos caminhos do Rosa", foi aprovada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.Vários artistas estão envolvidos na mega-homenagem a Rosa,que também tem um olhar a outros países (o "Rosas do mundo").
No campo de movimentação do grupo,municípios do Circuito Turístico Guimarães Rosa,-e sempre a envolver moradores da região por que passa,permitindo que a cultura popular local se some, pessoas sejam homenageadas (com a Coroa das Rosas), o que resulta numa belíssima criação coletiva , para homenagear o grande neologista escritor mineiro Guimarães Rosa.

Segundo*informam," A operação "Rosas do Mundo" envolve grupos de pessoas ou instituições de várias partes do mundo interessadas em homenagear Guimarâes Rosa ou mesmo*outras personalidades culturais.

Fotos-algumas de meu arquivo, outras cedidas por Iabá e que fazem parte do acervo-a maioria está em seu blog:

http://caminhosdorosa.blogspot.com/


Grupodentro do parque Municipal.


Regina Mello, distribuindo as rosas levadas por Iabáaos poetas do Sementes de Poesia e público passante..


Iabá:foto minha (Clevane Pessoa), em 12/10/2008, no SEMENTES DE POESIA-org.Regina Mello, quando o artista distribuiu rosas e aguçou-nos a curiosidade de conhecer o boi rosado.Quando moramos no maranhão, conhecemos diversas modalidades desse folguedo, por exemplo o boi-de-matraca (os brincantes batem pauzinhos ritmadamente).No Hospital Materno infantil, onde trabalhei, levamos um boi infantil, para os pequenos internados, numa festa junina assombrosamente alegre-apesar de bracinhos presos ao soro, pernas gessadas, e outros apetrechos que alguns pequenos portavam-além dos próprio mal estar de suasmazelas,que viraram risos e palmas,

Muito antes dos"Doutores da Alegria"entrarem na moda,já contávamoscom a animada Angelina Mineiro,professora de educação física, estagiárias, hoje psicóloga - e minha ludoterapia animada(de 1982 a 1986, quando morei na "Ilha do Amor, S.Luiz(, para alegrar os doentinhos...Também já assisti no Nordeste o Bumba-Meu-boi, Boi Bumbá...



Rosas "plantadas" em Cordisburgo, em frente ao Museu Guimarães Rosa.


O boi todo coberto de rosas ("Rosado")

Artistas envolvidos na apresentação do Boi Rosado (ao fundo a fotógrafa Eliane velozo)

Folguedo dentro do parque Municipal, em frente ao Teatro Chico Nunes.
>>>***<<<


"Artistas articuladores do cortejo: Severino Iabá,Marina Mípus e Vitor Silva

Contato (031- 91711314)

REALIZAÇÃO

Projeto Manifesto das Flores

AGRADECIMENTOS

As Parteiras e os Amigos do Boi Rosado

Grupo Miguilin/Educação Pelo Tambô de Contagem

Artistas do Projeto Manifesto das Flores

BHTRANS e Polícia Militar de Minas Gerais

Fundação de Parque Municipais de Belo Horizonte

Superentendência de Museus do Estado de Minas Gerais

Administração Regional Centro-Sul

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Sindute-Betim

"Aos amigos das Cultura,

Os artistas do projeto de arte pública Manifesto das Flores convidam os amigos e simpatizantes do Boi Rosado para uma confraternização de natal, dia 13 de dezembro de 2008 ( sábado) a partir das 16 horas, na Rua Padre Eustáquio,567, Carlos Prates, Belo Horizonte. Favor, confirmar presença. Ver programação no http://www.caminhosdorosa.blogspot.com/

Atenciosamente, Severino Iabá "

Conheci Iabá no SEMENTES de POESIA que o Museu Nacional da Poesia -MUNAP (leia-se Regina Mello) promove a cada segundo domingo do mês, na Praça dos Fundadores ,dentro do Parque Municipal, em Belo Horizonte.

A simples menção a Guimarães Rosa, de per si tem um valor intrínseco.Saber desse Movimento Manifesto das rosas, do Boi Rosado é delicioso.Recebemos rosas, foi no dia 12 de outubro-havia crianças no parque, por causa da data-e era o feriado da padroeira do Brasil, N.Sra.Aparecida.

Os folguedos onde o boi´faz-se personagem, é muito comum em diversas regioões brasileiras, com pequenas diferenças regionais.

Para acompanhar esse movimento, vá ao blog especifíco do Grupo - que mostra ações de Cordisburgo, cidade de Guimarães Rosa, até na capital mineira, em diversos espaços."



"SAIBA MAIS SOBRE O BOI ROSADO

O Boi Rosado é mais um desdobramento do Projeto de arte pública Manifesto das Flores.Foi idealizado a partir das histórias de bois contidas nas obras do escritor Guimarães Rosa e da operação de arte "Rosas para o Rosa" realizada em Cordisburgo em 2006.

Em 2008, o Boi Rosado foi construído numa oficina do Projeto intitulada de "Ciranda das Rosas" e lançado nas cidades de Cordisburgo e Belo Horizonte durante a operação de arte "Rosas do Mundo" realizada em homenagem ao centenário de nascimento do escritor."

Divulgação:
Clevane*Pessoa*de*Araújo*Lopes
Diret.*Reg*do*InBRASCI, em Belo Horizonte, MG
BeloHorizonte,MG

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial